Detalhe

Atraso no Enem compromete ingresso de 3,5 mi de alunos no ensino privado em 2021

28/07/2020 | Por: Valor Econômico | 4433
Foto: Guia do Estudante

O atraso na divulgação das notas do próximo Enem, que ocorrerá no fim de março de 2021, vai comprometer o ingresso de 3,5 milhões de alunos no ensino superior privado. Esse é o volume de estudantes que usam a nota do processo seletivo do governo federal para conseguir bolsas do ProUni e descontos de mensalidades nas faculdades privadas.

Segundo levantamento realizado pela consultoria Educa Insights, 80% dos alunos fazem suas matrículas após terem conhecimento de suas notas. Quanto maior a pontuação no Enem, maior é o desconto obtido. No último processo seletivo, as notas do Enem foram divulgadas no fim de janeiro.

A estimativa da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é que, se não houver ingresso de novos alunos ou caso o volume seja muito pequeno em 2021 (nos dois semestres), a base total de matrículas pode ter queda de 20%. Não há uma data limite padrão de ingresso no ensino superior, uma vez que depende da carga horária exigida em cada curso, mas o início das aulas a partir de abril compromete boa parte das graduações.

A fim de amenizar o impacto, o setor está pleiteando junto ao governo federal que a concessão da bolsa do ProUni seja desvinculada da nota do Enem. “Estamos pedindo ao presidente Jair Bolsonaro essa desvinculação, que as instituições de ensino possam usar, por exemplo, as notas do seu próprio vestibular ou outros mecanismos”, disse Celso Niskier, presidente da ABMES.

Segundo Niskier, além do atraso no ingresso dos alunos, que pode levar a muitos deles desistir do curso e provocar queda na receita das instituições, a reforma tributária, que elevará a carga de impostos de 3% para 12% , aumentará as mensalidades em 11%.

A reforma proposta pelo governo retira ainda vários impostos das instituições de ensino que concedem bolsas pelo ProUni. Hoje, as faculdades ficam isentas de tributação ao concederam determinada quantidade de bolsas aos alunos carentes.

Ainda conforme o estudo da Educa Insights, o número de estudantes que pretendem se matricular em cursos presenciais no segundo semestre de 2020 caiu para 5% em julho, contra 16% em abril. Nos cursos a distância, o percentual ficou em 34%, estável em relação a três meses antes.

“As instituições de ensino precisam se preparar porque muitos alunos estão adiando sua intenção de entrar no ensino superior em 2021. Entre os entrevistados, 41% disseram que só começam a estudar no primeiro semestre de 2021. Em abril, eram 33%”, disse Daniel Infante, sócio da Educa Insights.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Jornal da Band | Adiamento do Enem pode prejudicar ingresso no ensino privado

Matéria veiculada pelo Jornal da Band no dia 29 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", apontando que o adiamento do Enem prejudica muita gente que pensava em usar a nota para entrar em uma instituição de educação superior particular. Por isso, algumas IES poderão até reprogramar o ano letivo.

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 4ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 4ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

CNN | Estudo aponta apagão de matrículas em universidades

Matéria veiculada pela CNN Brasil no dia 28 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", realizada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES

Notícias

Mudança nas datas do Enem pode piorar apagão de mão-de-obra nos próximos anos

Pesquisa divulgada pela ABMES e Educa Insights revela que liberação do resultado em março de 2021 compromete ingresso de 76% dos alunos