Detalhe

Adiamento do Enem pode gerar 'apagão' de mão de obra qualificada, diz pesquisa

28/07/2020 | Por: CNN Brasil | 4919
Foto: CNN Brasil

Uma pesquisa da Educa Insights, divulgada em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), aponta que o adiamento do calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode levar a um "apagão" na mão de obra qualificada nos próximos anos.

À CNN, o diretor-executivo da ABMES, Sólon Caldas, deu detalhes do estudo, em entrevista nesta terça-feira (28). "Com o adiamento do Enel e o resultado previsto para final de março de 2021, o calendário acadêmico fica comprometido e milhares de estudantes não vão poder ingressar no primeiro semestre do ano que vem", avaliou ele.

Segundo ele, esse atraso no ingresso dos estudantes pode levar ao "apagão". Outro ponto, de acordo com o estudo, que contribui para que esse cenário com menos novos trabalhadores qualificados pelo ensino superior se concretize é a proposta de reforma tributária, que está onerando a mensalidade como aumento de tributos em até 11%.

"De um lado, nós não vamos ter ingressantes com a nota do Enem. Por outro, aqueles que estão estudando poderão evadir da educação superior, caso haja esse aumento na mensalidade para aqueles que já a pagam no limite de sua renda", afirmou.

"O reflexo disso se dará em cinco anos, que é um tempo médio da formação de graduação, afetando a mão de obra qualificada para o desenvolvimento do país. Sem mão de obra eficiente, vamos ter um 'apagão'", concluiu. O Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Marcada inicialmente para novembro, a prova tinha sido adiada por tempo indeterminado devido à pandemia de Covid-19.

Assista a íntegra da notícia:

 


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Jornal da Band | Adiamento do Enem pode prejudicar ingresso no ensino privado

Matéria veiculada pelo Jornal da Band no dia 29 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", apontando que o adiamento do Enem prejudica muita gente que pensava em usar a nota para entrar em uma instituição de educação superior particular. Por isso, algumas IES poderão até reprogramar o ano letivo.

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 4ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 4ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

CNN | Estudo aponta apagão de matrículas em universidades

Matéria veiculada pela CNN Brasil no dia 28 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", realizada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Mudança nas datas do Enem pode piorar apagão de mão-de-obra nos próximos anos

Pesquisa divulgada pela ABMES e Educa Insights revela que liberação do resultado em março de 2021 compromete ingresso de 76% dos alunos