Detalhe

Bate-papo com Seres/MEC e histórias da educação superior marcam fim de ano

08/12/2020 | Por: ABMES | 3253
Reprodução/You Tube ABMES promove bate-papo com Danilo Ribeiro, da Seres/MEC

A ABMES promoveu, nesta terça-feira (08/12), o último evento de 2020, apresentando um balanço das conquistas realizadas diante dos desafios do ano e promovendo uma reflexão sobre as perspectivas para 2021 para o setor educacional superior. O encontro foi prestigiado por mais de 2,7 mil expectadores no canal Rede ABMES, no You Tube.

O grande marco do ano foram as consequências da pandemia da Covid-19 que provocaram mudanças significativas nas instituições particulares de educação superior. Em especial, a transformação digital para adoção do ensino remoto, as alterações nos processos de aprendizagem, as oportunidades de negócios e as ações de responsabilidade social dentro e fora das instituições. 

“Foi um ano difícil e também formidável. Um ano em que nós nos reinventamos, as instituições de educação superior particulares em todo o Brasil se adaptaram suas atividades para o ensino remoto em tempo recorde mantendo mais de 6 milhões de estudantes em atividade, mesmo durante toda a crise da pandemia”, comentou o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier. Ele também saudou aos professores, “nossos professores foram verdadeiros heróis, se desdobraram e adaptaram suas aulas para essa nova modalidade de uma forma instantânea e souberam segurar e acolher os nossos estudantes nesse momento tão difícil do país”, e parabenizou todo o esforço da ABMES, “foi um ano que a nossa ABMES também se reinventou”.

Bate-papo com a Seres/MEC

O seminário virtual promovido pela ABMES foi uma oportunidade para conhecer o balanço dos quatro meses de trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria se Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), bem como conhecer o planejamento do próximo ano na área dos processos regulatórios.

O secretário Danilo Dupas Ribeiro, que está à frente da Seres, aceitou o convite da ABMES e apresentou as informações mais atuais na secretaria e falou sobre Seres do futuro. Sobre os processos de regulação e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como indicador de qualidade das instituições de ensino superior, afirmou que a proposta é aperfeiçoar. "Pode ter certeza de que vamos buscar a melhor assertiva, sempre priorizando a qualidade", afirmou.

Ele também respondeu a perguntas relacionadas à Portaria nª 541, de 26 de novembro de 2020, que de atos autorizativos de credenciamento ou descredenciamento vencidos dizendo que "haverá uma janela extraordinária janeiro para que as instituições possam regularizar a situação".

Retrospectiva em números

A equipe da ABMES produziu um vídeo registrando o resumo da retrospectiva de ações realizadas ao longo do ano, tanto direcionadas às suas associadas, como as consultorias e os atendimentos jurídicos, quanto com o público geral, com a criação do ABMES LInC, podcast e por falar em educação e a coluna Momento Tech, apenas para citar alguns. A atuação da Associação junto ao Congresso Nacional, Conselho Nacional de Educação (CNE) e Ministério da Educação (MEC), também mereceram destaque.

Histórias do ensino superior

A ocasião também foi momento para fazer uma viagem no tempo com histórias do setor privado de ensino superior. Três publicações foram prestigiadas. “Uma história de garra e talento” reúne a trajetória de 30 anos do Centro Universitário UniCarioca, fundado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES. A partir da carta-consulta original, que culminou na interrupção do doutorado na Inglaterra e o retorno ao Brasil, para fundação da instituição, a narrativa reconstrói o passo a passo de crescimento da então Faculdade Carioca de Informática, até transformar-se na atual UniCarioca. O texto é assinado por Niskier e a jornalista Suzana Liskauskas.

Uma viagem no tempo e na história da educação brasileira também está garantida no livro “A origem das estrelas: histórias e memória da Cruzeiro do Sul Educacional”, de Ana Bárbara Periva e Edney Almeida de Brito. “A proposta é compartilhar lembranças e emoções que dão sentido e significados para todas as vivências e experiências, apresentando lugares, pessoas e emoções ao longo do tempo”, apresentam os autores. O professor Hermes Figueiredo protagonizou um momento de viagem no túnel do tempo, compartilhou acontecimentos desde o início, em meados da década de 1960, até os dias atuais de franca expansão.

Considerado um dos maiores especialistas em Direito Educacional no Brasil e principal referência nessa área, José Roberto Covac, fez um relato cheio de detalhes das suas três décadas de trabalho intensivo na educação superior e no Direito Educacional. O compilado de tantos acontecimentos está no seu livro “A Educação como vocação e o Direito como expressão”

Confira o Relatório das Ações Realizadas pela ABMES em 2020: https://bit.ly/3qyoty1 

Confira íntegra do Seminário Especial de Fim de Ano: https://bit.ly/3qyZJFH


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Retrospectiva ABMES 2020

Com criatividade e disposição, buscamos na adversidade a oportunidade. Conheça como foi o ano de 2020 para a equipe ABMES e seus associados.

Bate-papo com o MEC e perspectivas para 2021

Confira a íntegra do seminário "Bate-papo com o MEC e perspectivas para 2021". O evento foi realizado na terça-feira (08/12), pelo YouTube da ABMES

 

Notícias

ABMES prestigia três livros sobre Educação lançados em 2020 durante evento de fim de ano

Publicações contam a trajetória de instituições e da educação superior no Brasil ao longo das décadas. Evento está marcado para 8 de dezembro

UniCarioca lança livro sobre trajetória da instituição

Obra intitulada "Uma história de garra e talento", que aborda a trajetória de 30 anos da UniCarioca, é lançado em comemoração ao seu 30º aniversário

Coluna

Educação Superior Comentada | Breve retrospectiva do ano de 2020

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, traça uma breve retrospectiva do ano de 2020 na Educação Superior