Detalhe

Câmara aprova urgência em projeto de lei que torna educação presencial essencial

13/04/2021 | Por: Estadão | 1941
Foto: Reprodução/ Estadão

A Câmara aprovou requerimento de urgência para o projeto que declara essenciais as aulas presenciais na educação básica e no ensino superior nas redes pública e privada, inclusive durante a pandemia. O texto é mais uma pressão sobre os governadores e prefeitos que suspenderam aulas presenciais para conter o avanço da COVID-19.

O projeto causou racha entre secretários de educação. O conselho de secretários (Consed) divulgou nota afirmando ser contra o texto porque pretende "obrigar Estados e municípios a abrirem suas escolas" sem considerar condições locais. Já o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que não foi consultado sobre o comunicado do grupo e o projeto "merece todo o apoio de qualquer gestor público e cidadão que tenham o mínimo de visão e consciência sobre a importância do tema" para resolver o "défict gigantesco de aprendizagem que milhares de estudantes estão tendo em meio a esta terrível e perversa pandemia".

A urgência torna a proposta prioritária na fila de votação de projetos da Casa e permite que ela possa ser pautada no plenário a qualquer momento. O projeto proíbe a suspensão de atividades presenciais, "salvo em situações excepcionais cujas restrições sejam fundamentadas em critérios técnicos e científicos devidamente comprovados".

"Sendo assim, absurdo é quando presenciamos diariamente governantes locais (governadores e prefeitos) elencando as mais diversas e variadas atividades como essenciais, mas não a educação. Fica latente que para muitos a educação não é essencial, não é primordial, não é prioritária", diz a justificativa do projeto, de autoria das deputadas Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP).

Em alguns Estados, como São Paulo e Santa Catarina, já houve publicação de decretos que incluem a educação no rol de atividades essenciais. Nesta semana, mesmo estando na fase vermelha, a capital paulista reabriu colégios, mas manteve lojas, restaurantes e bares fechados.

A proposta, no entanto, encontra oposição entre outro grupo de parlamentares, principalmente de partidos de esquerda. "Infelizmente, esse não é um debate sobre educação ser essencial ou não. É para obrigar o retorno presencial, ignorando a situação de cada Estado ou município", criticou o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que foi secretário da Educação no seu Estado. Segundo declaração do deputado publicada pelo PDT nas redes sociais, "ninguém vai voltar sem vacina porque ninguém é burro nem besta".

A nota do Consed, que tem atualmente como presidente o secretário do Espírito Santo, Vitor de Angelo, afirma que "não há dúvidas de que a educação é uma atividade essencial", mas que "medidas de prevenção adotadas por meio dos protocolos foram pensadas para uma situação controlada e não para um momento de risco extremo, como o que vivemos".

Para Rossieli, não se trata de abrir escola de qualquer jeito. Ele acredita que o projeto de lei pretende "exigir que a postura de Estado e municípios em relação à educação seja respaldada em critérios científicos, e não de impor a abertura a qualquer custo. É um caminho construído juntos: governo, ciência e, principalmente, profissionais da saúde e da educação", afirma. O secretário enfrenta oposição de sindicatos de professores de escolas públicas e privadas por ter permitido a abertura neste momento.

A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, também disse discordar da nota do Consed. "O dano causado às crianças e jovens com o fechamento das escolas é infinitamente maior que os riscos advindos do processo de abertura. Devemos esse esforço à atual geração de alunos" diz. Segundo ela, é preciso lutar por vacina, pela infraestrutura da escola, pelo apoio emocional a professores e alunos, mas não condicionar as aulas presenciais somente a isso.

Educadores têm defendido priorizar a reabertura dos colégios para diminuir os prejuízos de aprendizagem e socioemocionais aos alunos, sobretudo os mais vulneráveis. E usam como argumento o fato de várias pesquisas científicas mostrarem que não há aumento de transmissão da covid em escolas. Em vários países do mundo, as redes de ensino permaneceram abertas durante o lockdown e foram fechadas só em situações extremas.

Parte dos especialistas em saúde, porém, aponta que, com os índices de contágio e mortes (a média supera as 3 mil vítimas por dia no País), o retorno das aulas pode prejudicar as estratégias de contenção do vírus.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para 100% dos alunos em SP a partir de segunda-feira

Atualmente, presença é facultativa. Segundo gestão estadual, na próxima semana, só poderão ficar em casa os estudantes que apresentarem justificativa médica. Sindicado dos professores diz ser contra e afirma que escolas não têm condições de cumprir protocolos

Rio anuncia retorno de 100% dos alunos às aulas presenciais a partir do dia 18

Decisão foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (8); as instituições de ensino terão que oferecer a opção do ensino híbrido

Indefinição nas públicas e modelo híbrido nas particulares: a volta às aulas presenciais no ensino superior

Gazeta do Povo: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta a decisão do governo de liberar a volta às aulas presenciais

'Educação tem que ser a última a fechar e a primeira a abrir'

CBN : Em entrevista, Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, defende a retomada das aulas presenciais

MEC terá plataforma para ajudar planejamento da volta às aulas

Painel vai monitorar reinício das atividades no ensino básico

Projeto suspende decisão do MEC sobre retorno das aulas presenciais nas universidades

Portaria prevê início do calendário em março nas instituições de ensino superior