Detalhe

EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

23/06/2021 | Por: Agência Brasil | 5145
Foto: Freepik

Na década que vai de 2010 a 2019, o número de matrículas no ensino superior particular no Centro-Oeste aumentou 13% nas carreiras ligadas ao agronegócio e 8% nos cursos de saúde e engenharia. No Distrito Federal, a procura por vagas nas faculdades de saúde subiu mais que essa média: aumentou 10% nos cursos presenciais e saltou 65% no ensino à distância.

É o caso da Ketelin Lima, que deixou a área de humanas para estudar farmácia. Já Izabelle Raireline começou a faculdade de arquitetura, mas começou a trabalhar em um hospital e se apaixonou por enfermagem.

As duas refletem o perfil de boa parte dos novos estudantes dos cursos universitários particulares de saúde. É o que mostra um estudo elaborado pela empresa Educa Insights, a partir de dados do Censo da Educação Superior, de 2010 a 2019.

A pesquisa foi encerrada antes da pandemia de COVID-19. Mesmo assim, além do aumento na procura por faculdades de saúde, também indicou alta na busca por EAD, ensino à distância.

As conclusões foram apresentadas nessa quarta-feira, em um evento virtual organizado pelos representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior na região Centro-Oeste.

O professor Sólon Caldas é diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e avaliou que a tendência é de redução do ensino presencial.

A associação que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior privado prevê que, no ano que vem, a quantidade de alunos no EAD deve ultrapassar a do presencial.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES apresenta mitos e verdades sobre EAD na Câmara dos Deputados

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, participou na terça-feira (27/08) de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater EAD na área da Saúde. Na ocasião, Caldas desmentiu algumas informações irreais relacionadas à modalidade e ressaltou a importância da observação dos critérios regulamentares do MEC para a utilização plena e responsável da tecnologia

Notícias

Como criar um bom conteúdo para o Ensino Superior a Distância

Já parou para pensar quantos setores foram impactados pela pandemia do Coronavírus? Pensando rápido, podemos mencionar a forma de trabalhar, de consumir serviços, de aproveitar o tempo livre e sem esquecer da forma de aprender

Estudo mostra que 46% dos estudantes buscam EAD para graduação

Exame: Levantamento feito pela ABMES mostra que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência

Pandemia amplia e acelera a busca por cursos superiores a distância

Mais antiga universidade de Ribeirão Preto oferece cinco cursos de graduação na modalidade EAD

Busca por cursos EAD com foco em menor preço aumenta 95% nos últimos 10 meses, aponta pesquisa

Quero Bolsa: A pandemia do COVID-19 impactou diretamente na busca por cursos de graduação em universidades particulares, é o que mostrou o levantamento realizado pela ABMES

Ensino à distância se consolida na pandemia

Com os impactos da pandemia a modalidade EAD cresceu vertiginosamente, transformando vidas e mudando a forma de aprender e ensinar, mostra o levantamento realizado pela ABMES