Detalhe

Ritmo de vacinação faz com que 43% planejem começar a graduação somente em 2022, aponta pesquisa

29/06/2021 | Por: G1 | 4902
Foto: Reprodução/ G1

O ritmo de vacinação do país, que ainda não atingiu o público abaixo de 30 anos, faz com que futuros universitários adiem os planos de começar a graduação.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) aponta que 43% dos entrevistados pretendem se matricular no ensino superior somente em 2022. Em março, o percentual era de 28%.

O dado é da pesquisa "Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 3ª edição", feito pela Educa Insights, empresa de pesquisas educacionais, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Foram ouvidas 1.212 pessoas, de 17 a 50 anos, que pretendem fazer graduação.

A decisão de adiar o início da graduação está relacionada à crise econômica, ao aumento no número de casos e mortes pela COVID-19 e à ordem do calendário de vacinação, que deixou a faixa etária mais jovem para o segundo semestre deste ano, avalia a ABMES.

"Muitos jovens ainda estão aguardando a vacinação completa para a retomada do sonho da educação superior, o que deverá acontecer somente a partir de 2022, dada a lentidão do processo de imunização. Tal situação aumenta o risco de falta de mão de obra qualificada para a retomada econômica, como vem sendo sentido em vários setores, entre eles, o de Tecnologia da Informação”, avalia o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.

Por outro lado, a pesquisa também mostra que 19% dos entrevistados pretendem se matricular ainda este ano, no segundo semestre. O percentual é quatro pontos acima do revelado em junho do ano passado, quando 15% demonstravam esta intenção.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Captação de alunos: como preparar sua IES para o 2º semestre de 2021

Confira aqui a íntegra do Seminário Virtual ABMES | Captação de alunos: como preparar sua IES para o 2º semestre de 2021. Na ocasião, o Sócio-fundador Educa Insights, Daniel Infante, apresentou resultados de um levantamento inédito, integrante da série observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021, sobre a intenção de matrículas nas instituições de educação superior (IES) no segundo semestre de 2021. 

 

Notícias

Aumento da vacinação faz estudantes retomarem intenção de cursar a graduação

Pesquisa divulgada pela ABMES mostra que avanço na imunização impacta na confiança dos jovens em investir no sonho da educação superior