Detalhe

Com reducação da Covid, aumenta total de alunos que pretendem ingressar no ensino superior em 2022, diz levantamento

24/11/2021 | Por: O Globo | 3365

Jovens com vontade de fazer o ensino superior decidiram começar os estudos no início de 2022. Segundo a “Observatório da Educação Superior – 5ª edição: Perspectivas  para 2022”, 63% dos entrevistados declararam planejar o início da faculdade neste momento. Em novembro do ano passado, ainda sem perspectiva de vacinação, o percentual para começar a graduação no primeiro semestre de 2022 era de apenas 38%, 25 pontos percentuais a menos do que agora.

O levantamento foi realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras  de Ensino Superior (ABMES) também identifica o desejo dos universitários por um modelo pedagógico híbrido, unindo o melhor do presencial e do virtual.

Na avaliação da ABMES, a vacinação de 61% da população plenamente vacinada e a aplicação do Enem no  cronograma habitual, com divulgação das notas prevista para início do próximo ano estimulam o ingresso neste momento.

— A pesquisa identifica o crescimento da confiança dos estudantes em ingressar na graduação a partir de agora, visto que muitos foram vacinados e a pandemia mostra indícios de retração no Brasil — afirma Celso Niskier, diretor presidente da ABMES.

Na análise do fundador e diretor da Educa Insights, Daniel Infante, os resultados validam o primeiro passo da retomada da intenção de matrícula, atitude esperada e acompanhada pela empresa de pesquisa desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020.

— Esse é o primeiro passo e tem uma série de desdobramentos necessários para que a intenção se transforme em ingresso, como o momento da economia que impacta diretamente na renda das famílias — explicou.

Para os alunos pesquisados, somente 45% da carga horária dos cursos deveriam ser dedicadas às aulas presenciais tradicionais. O restante deveria ser ministrado ou por aulas remotas (16%), ou por conteúdos digitais (16%) ou mesmo por trabalhos práticos em comunidades ou empresas (23%).

Esses números, de acordo com a ABMES, refletem que o estudante quer o modelo híbrido, que combina duas ou mais formas de ensinar e aprender.

— Existem diversos cenários possíveis para a educação híbrida, mas o conceito sugerido de quadrantes híbridos sintetiza a materialização do hibridismo nas salas de aula e auxilia as IES na construção de novos projetos pedagógicos que dialoguem com a nova realidade — explica Niskier.

O modelo de quadrantes híbridos considera dois eixos: espaço (presencial ou virtual) e tempo (síncrono ou assíncrono). Ambos resultam em quatro quadrantes de possibilidades didático-pedagógicas: atividades presenciais e síncronas (PS), atividades virtuais e síncronas (VS), atividades presenciais e assíncronas (PA) e atividades virtuais e assíncronas (VA).

Sendo assim, só será considerado ensino híbrido se abordar dois ou mais quadrantes e em sintonia com o processo de formação acadêmica. A partir de cada um deles é possível planejar diversas atividades didático-pedagógicas que dialoguem com aquela realidade, como aulas expositivas (presenciais ou remotas), projetos científicos, laboratórios presenciais e virtuais, simulações e bibliotecas digitais.

Assim, um conteúdo de um curso de saúde pode ter coleta de dados e realização de exames na comunidade (quadrante presencial síncrono), análise dos exames em laboratório feita pelos alunos sob a tutela de um técnico (quadrante presencial assíncrono), uma aula online ao vivo com a apresentação dos resultados obtidos pelos alunos (quadrante virtual síncrono) e tarefas para o aluno elaborar relatórios e aprofundar no tema teórico (quadrante virtual assíncrono).


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário ABMES | Educação superior pós-pandemia: como se preparar para 2022?

Confira a íntegra do Seminário "Educação superior pós-pandemia: como se preparar para 2022?", realizado em 23 de novembro de 2021, trazendo resultados de pesquisa realizada pela Educa Insights, acerca de pontos importantes para a retomada da educação no pós-pandemia e o fortalecimento do modelo híbrido de educação.

Coordenação
Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES

Participação
Daniel Infante – Sócio fundador Educa Insights
Sólon Caldas – Diretor executivo da ABMES
 

Notícias

Cresce demanda por curso em 2022

Vacinação estimula interesse pelo ensino superior

Pesquisa mostra que seis em cada dez alunos querem voltar a estudar

Estudo da ABMES/Educa Insights também revela que jovens universitários têm interesse em cursos de modelo híbrido

Seis em cada 10 estudantes querem se matricular em universidades em 2022

Acesso ao ensino superior ainda é restrito no país.

Cresce número de interessados em ingressar em faculdades particulares em 2022; preferência é por ensino híbrido, diz pesquisa

Índice (63%) é maior que registrado no fim de 2020, quando estimativa era de 38%. Resultado indica 'confiança dos estudantes no cenário atual, em que quase 75% da população já foi imunizada com 1ª dose da vacina contra Covid-19', dizem pesquisadores do Observatório da Educação Superior.

Aumenta interesse de estudantes por ensino superior, diz pesquisa

Estudo foi encomendado por instituições privadas de educação superior

Jovens querem iniciar faculdade em 2022 e buscam cursos híbridos, diz pesquisa

Para os alunos pesquisados no levantamento Observatório da Educação Superior – 5ª edição: Perspectivas para 2022, somente 45% da carga horária dos cursos deveriam ser dedicadas às aulas presenciais tradicionais

Jovens estão prontos para investir na graduação e querem cursos inovadores e híbridos

Pesquisa da ABMES/Educa Insights aponta que a insegurança provocada pela pandemia foi superada e que experiência positiva com o ensino remoto aumentou interesse por novo modelo pedagógico

Cresce interesse em ingressar na faculdade em 2022, diz pesquisa da Abmes

Levantamento realizado com 1 mil potenciais alunos de instituições de ensino particulares mostra que 63% pretendem ingressar na faculdade no começo do próximo ano