Detalhe

14ª edição do CBESP debaterá o impacto da inovação e da criatividade no setor educacional

04/02/2022 | Por: FÓRUM | 1017

Após dois anos de pandemia, a 14ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) reunirá presencialmente educadores de todo o país para juntos pensarem em soluções para o setor, que foi profundamente atingido e transformado neste período. 

Durante três dias, os participantes estarão imersos em atividades e debates acerca do tema “Criatividade e Inovação na Construção da Educação Superior Pós-pandemia”

"Como já é tradicional do CBESP, os participantes sairão de lá com aprendizagens concretas e dicas de como aplicar essas novidades nas suas instituições. Nas cinco oficinas que realizaremos no evento, será possível colocar em prática alguns dos conceitos mais debatidos nos últimos tempos, como: aprendizagem híbrida e avaliações virtuais, por exemplo. O CBESP é conhecimento que o mantenedor pode levar para casa e aplicar", explica Celso Niskier, secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor presidente da ABMES.


Eleições 2022
Além da retomada às atividades presenciais, 2022 será um ano crucial para o Brasil, pois o país passará por uma eleição nacional que afeta todo o futuro da nação. E o CBESP trará luz também a este debate. 

"Estarão lá representados, não só a gentes públicos do atual governo, mas também outros “players”, outros participantes que terão voz e vez nos futuros governos. O nosso Congresso é uma caixa de ressonância a respeito dos grandes temas da educação superior particular e será, portanto, um farol que iluminará os planos e políticas públicas do próximo governo", afirma Niskier.

Nesta linha, o evento terá ainda sua tradicional mesa redonda que trata sobre as políticas públicas criativas e inovadoras cujo os resultados e debates são compilados em uma carta, que é distribuída a todas as autoridades do país e, neste ano, também aos candidatos nas próximas eleições. "Esperamos que o CBESP traga a síntese do pensamento do setor de educação superior particular para o futuro do país", pontua Niskier.


Cases internacionais
O CBESP contará ainda com participantes internacionais para aproximar e quebrar barreiras a respeito do debate sobre criatividade e inovação. Agora, mais do que nunca, as conexões internacionais se tornaram muito importantes. Isso ficou demonstrado pelo avanço da ciência, da vacina e das políticas internacionais de combate à pandemia. "É fundamental, hoje o mundo está tudo interligado e o que acontece aqui, repercute fora, assim como o que acontece na educação superior lá fora repercute no Brasil", diz Niskier.


Programação inclusiva
A programação da 14ª edição do CBESP, que será realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, nos dias 5, 6 e 7 de maio, contemplará instituições de todos os portes e regiões do país. De acordo com Niskier, o Congresso tem como tradição levar em conta as características e diversidade do setor educacional superior brasileiro como um todo. “Vamos falar de instituições pequenas, que são muito empreendedoras, mas também vamos falar dos desafios da inovação dos grandes grupos. Nossa programação é bastante inclusiva”, pontua. 


Inscrições 
As inscrições para a 14ª edição CBESP já estão abertas. Os interessados em participar do Congresso têm até o dia 24 de fevereiro de 2022 para garantir os valores promocionais do 2º lote de inscrições. 

Além dos benefícios para inscrições individuais, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular que realizarem inscrições em grupos com três ou mais participantes também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.

Clique aqui para realizar a sua inscrição.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Sucesso da avaliação virtual in loco

Data:19/05/2022

Descrição:

ESPECIAL CBESP | Os próximos seis episódios do podcast da ABMES foram gravados durante o XIV CBESP, principal congresso da educação superior brasileira. Confira o primeiro debate desta série especial: 

 

A pandemia da Covid-19 trouxe uma inovação importante para o universo educacional superior: as avaliações externas virtuais in loco nas instituições de ensino superior, que começaram em abril de 2021. O formato está sendo um sucesso! Porém, ainda pode ser melhorado. Neste episódio, falamos com o presidente do Inep sobre o tema. 

 

Participantes:

Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES 

Danilo Dupas Ribeiro – Presidente do Inep 

Bruno Coimbra – Assessor Jurídico da ABMES

 

Ficha técnica

Produção: Camila Griguc 

Edição de som: Jonathan Alves

Apoio: Sabrina Moraes

Download

Vídeos

ESPECIAL CBESP | O sucesso da avaliação virtual in loco

A pandemia da Covid-19 trouxe uma inovação importante para o universo educacional superior: as avaliações externas virtuais in loco nas instituições de ensino superior, que começaram em abril de 2021. O formato está sendo um sucesso! Porém, ainda pode ser melhorado. Neste episódio, falamos com o presidente do Inep sobre o tema.

Participantes:
Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Danilo Dupas Ribeiro – Presidente do Inep
Bruno Coimbra – Assessor Jurídico da ABMES 

Notícias

CBESP apresenta 10 propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro

O documento traz dez propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

CBESP: Experiências internacionais inspiram participantes no segundo dia

Cases de sucesso no exterior foram apresentados em uma manhã de grandes aprendizados disruptivos

CBESP: Experiências nacionais de criatividade e inovação marcam presença no segundo dia

Cases de sucesso no Brasil adotam metodologias disruptivas, valorizam a formação integral do aluno e atendem às demandas do mercado de trabalho

Ministro da Educação participa de abertura do XIV CBESP

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, participou nesta quinta-feira (05) da solenidade de abertura do XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

Ministro da Educação anuncia política de recuperação da aprendizagem

Sem detalhar o plano, Victor Godoy disse se tratar de um 'projeto bastante audacioso para preparar estudantes para ingressar no ensino superior'; MEC vem sendo criticado pela falta de apoio para garantir aprendizagem durante a pandemia

Em SC, ministro da Educação fala em combate à evasão escolar e tecnologia nas universidades

Victor Godoy participou da abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que ocorre em Florianópolis

Ministro da Educação diz que lançará política nacional de recuperação de aprendizagens

Cinco meses após a volta às aulas em 2022, Victor Godoy Veiga afirma anuncio será feito nesta semana

Evento debate inovação e criatividade do ensino superior no pós-pandemia

Além dos painéis temáticos, distribuídos ao longo da programação, serão realizados cinco workshops para a prática das iniciativas

Abertura do CBESP terá sessão solene com ministro da Educação e bate-papo sobre criatividade e inovação com o publicitário Nizan Guanaes

Após as palestras, a noite será animada pelo cantor de rock Paulo Ricardo com o show “Voz, Violão e Rock’n’Roll” em que ele canta todos os seus grandes sucessos

Projeto Seres em Movimento realizará atendimentos durante o XIV CBESP

Os participantes poderão agendar horários exclusivos para falar sobre seus processos abertos no Ministério da Educação ou queiram esclarecer dúvidas sobre o sistema e-MEC

XIV CBESP: inscrições abertas!

14ª edição do principal evento da educação superior brasileira será realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC

Editora

Revista Estudos nº 45

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 45 aborda a criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia.