Detalhe

Especialistas debatem os desafios ambientais para o ensino superior

06/04/2022 | Por: ABMES | 2372

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoveu, nesta terça-feira (05), o seminário híbrido “Questões ambientais no século 21: oportunidades e desafios para a educação superior no Brasil”, em parceria com a EDUX21 Consultoria Educacional. Na oportunidade foi realizada uma homenagem ao professor Fernando Braga, falecido em julho de 2021, e lançado o livro homônimo com uma coletânea de artigos com grandes especialistas em gestão ambiental.

“Este debate e este livro levantam uma pauta muito importante para as instituições de ensino superior. Podemos até falar em Educação Verde, envolvendo a inovação curricular, os projetos de extensão, o fomento da inovação e do uso das tecnologias e da transversalidade para promoção de temas ambientais”, avalia o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, coordenador do encontro on-line e autor do prefácio da publicação.

Niskier apresentou duas propostas em prol da educação ambiental: a mudança do nome da Campanha da Responsabilidade Social para Campanha da Responsabilidade Socioambiental e a criação do Prêmio Fernando Braga, reconhecendo anualmente o melhor projeto de educação ambiental nas IES, em parceria com a EDUX21. Em discurso emocionado, a professora Iara de Xavier, diretora executiva da consultoria, assessora da presidência da ABMES e viúva do professor Fernando, contou um pouco da sua trajetória ao lado do marido e sobre a paixão e o cuidado dele com inserir o meio ambiente em sua rotina. “Por onde íamos, ele distribuía sementes. Não importava onde era”.

O especialista em Políticas Públicas e gestão governamental e servidor do Ministério da Educação, Rubens Martins, e o sociólogo e analista ambiental, Mauro Pires, organizadores do livro, apresentaram suas perspectivas sobre as questões atuais mais desafiadoras do meio ambiente e apresentaram ações práticas – e até simples – de como as instituições de ensino podem praticar. O professor Braulio Dias, diretor presidente da Fundação Pró-Natureza e professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB) também apresentou sua abordagem, detalhada no seu artigo “Ensino da Biodiversidade nas Instituições de Educação Superior”.

Desenvolvida pela EDUX21, a publicação tem como objetivo oferecer ao leitor um panorama sobre temas ambientais dos mais importantes da atualidade: mudanças do clima, segurança hídrica, biodiversidade e sustentabilidade.

O acesso à versão digital é gratuita e pode ser acessada aqui.

O seminário também está disponível aqui.

 


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminários ABMES | Questões ambientais no século 21: oportunidades e desafios para a educação superior no Brasil

A ABMES, em parceria com a EDUX21 Consultoria Educacional, realizou, no dia 5 de abril, um seminário híbrido para o lançamento do livro “Questões ambientais no século 21: oportunidades e desafios para a educação superior no Brasil”. Na ocasião, os autores do livro apontaram caminhos para a atuação das instituições de educação superior (IES) no enfrentamento das questões relativas à sustentabilidade e preservação ambiental em seu cotidiano