Detalhe

FIES Etapa de convocação da lista de espera segue até o dia 22 de setembro

29/08/2022 | Por: Ministério da Educação | 1358

A convocação por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começou no dia 22 de agosto e segue até o dia 22 de setembro. Tanto o cronograma como os procedimentos para as convocações são executados conforme definido no  edital que rege o processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2022.   

Este ano, o Fies oferece 110.925  vagas para financiamento, sendo que as  vagas não ocupadas na edição para o primeiro semestre são ofertadas novamente nesse processo seletivo do segundo semestre de 2022. 

Ou seja, das mais de 110 mil vagas ofertadas neste ano há ainda aquelas que são ofertadas mais de uma vez, de um semestre para outro, sendo repetidas também na convocação da lista de espera, o que aumenta ainda mais as chances dos estudantes inscritos nesse processo seletivo em curso. 

O Fies é um programa do Ministério da Educação que concede financiamento para cursos superiores. Os processos seletivos são realizados duas vezes por ano. 

Como funciona a lista de espera do Fies? 

Todos os candidatos inscritos nessa  edição do Fies e que não foram pré-selecionados na chamada única foram, automaticamente, incluídos na lista de espera. Ela é atualizada, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas até o momento de cada convocação. 

O candidato deve acompanhar suas convocações por meio da lista de espera na página do Fies no Portal Acesso Único do Ministério da Educação. 

Quem é convocado tem até três dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção, para complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Esse procedimento também é feito, exclusivamente, na página do Fies. 

Após complementar a inscrição na página do Fies, o pré-selecionado terá até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar na instituição para a qual foi pré-selecionado a documentação para validação. 

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento. 

O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é feita no âmbito da agência bancária indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies. 

Caso não tenha interesse pela vaga ou não consiga realizar a complementação das informações no prazo estipulado, como também de qualquer das etapas seguintes, o candidato perde a chance obtida no momento da convocação, sendo que aquela mesma vaga que ele poderia ter ocupado volta a ser ofertada para o próximo candidato da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. 

Cronograma do Fies – 2º semestre de 2022 

De 22 de agosto a 22 de setembro - prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.