Uma pesquisa apontou que o número de médicos está crescendo no Brasil, mas ainda faltam profissionais para atender todo o território. O país também está abaixo do índice considerado ideal.
Neste ano, o país deve atingir o número de 594,9 mil médicos. Mas de acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o país só deve chegar à média ideal em 2030.
O estudo aponta como uma das causas a diminuição do número de vagas nas faculdades.
"Durante cinco anos o protocolo para abertura dos cursos de medicina no Brasil ficou fechado. E com isso, os poucos cursos que foram autorizados remanescentes do período anterior e alguns também através do Mais Médicos, não foram suficientes para formar o número de médicos que precisamos" , explicou Celso Niskier, diretor-presidente da ABMES.
A pesquisa chama atenção também para a distribuição desigual dos profissionais pelo país. Há excesso de médicos no Sudeste e falta no Norte e no Nordeste. Mais de 94% das cidades brasileiras com até 100 mil habitantes têm acesso a apenas14% dos profissionais.
