A Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) retomou com grande êxito o projeto a ABMES vai até você!. O seminário “Normas e direitos das IES no processo avaliativo: os segredos de um resultado positivo” foi realizado no dia 31 de outubro em Belém/PA. O encontro reuniu representantes de instituições de ensino superior (IES) do Estado, que reforçaram a importância de a ABMES levar a discussão de temas relevantes para mais próximo dos associados.
Solon Hormidas Caldas, diretor executivo da ABMES e coordenador da mesa de abertura do evento, ressaltou a importância da retomada dessa atividade regional, não apenas para a associação, mas principalmente para os associados. Em nome de Gabriel Mario Rodrigues, presidente da ABMES, agradeceu à Universidade da Amazônia (Unama) pelo apoio na realização do evento em Belém e a todos os presentes.
Segundo Solon, o tema do seminário, que diz respeito ao processo avaliativo, se tornou um assunto constante na agenda da ABMES. “É um tema de discussão permanente com os associados e com o Ministério da Educação (MEC), pela importância que tomou ao longo dos anos, principalmente quando o CPC e o IGC viraram o índice de qualidade que o MEC toma como base para a avaliação institucional e de curso”, apontou o diretor da ABMES.
A mesa de abertura do seminário foi composta também pelos professores Ana Célia Bahia Silva, reitora da Unama; Édson Franco, membro da União de Ensino Superior do Pará (Unespa) e do Conselho da Presidência da ABMES, e Sérgio Fiuza Mendes, vice reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa) e vice diretor geral da ABMES.
Oportunidade para o crescimento das IES
A reitora da Unama agradeceu a ABMES pela realização do encontro na região. “Dificilmente teríamos condições de deslocar até Brasília o volume de gestores acadêmicos que precisam sintonizar nesse processo de capacitação para lidar com a questão da avaliação”, ressaltou Ana Célia. Ela destacou ainda que as instituições e seus gestores precisam sair da posição de reação para uma posição de ação. “É preciso superar o período de lamentações em relação às formas nem sempre adequadas pelas quais o MEC conduz as políticas de avaliação, supervisão e regulação. Parar de lamentar resultados e procedimentos, mesmo que ainda haja algumas situações que ferem a autonomia das instituições e exigem determinadas posturas das IES”, pontuou.
Ela afirmou ainda que é preciso fazer bom uso das ferramentas oferecidas e desenvolver competências de modo às instituições aproveitarem a oportunidade de se diferenciarem no mercado educacional. “Precisamos aprender os caminhos, desenvolver estratégias de compreender os resultados e construir alternativas para lidar com as efetivas necessidades de melhoria que o sistema de avaliação nos impõe”, concluiu a reitora.
Edson Franco e Sérgio Fiuza também parabenizaram a ABMES pela iniciativa. “Esse é o papel das entidades associativas: estar cada vez mais próximo a seus associados”, disse o vice reitor da Cesupa, complementando que esse é um tema que assola as instituições diariamente e que precisa ser discutido.
Avanços com o MEC
Solon Caldas aproveitou a oportunidade para informar algumas ações que têm sido feitas através do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do qual a ABMES faz parte, com o MEC. Para ele, as negociações já resultaram em alguns avanços. “Gostaria de trazer uma palavra para vocês de otimismo em relação a esse processo avaliativo. Temos discutido muito com o MEC e aos poucos a gente vai conseguindo mostrar a importância de fazer um indicador com insumos mais coerentes. Pode não ser ainda o ideal, mas estamos caminhando. E essa parceria tem sido muito válida”, afirmou.
O diretor da ABMES informou também sobre os grupos de trabalho instituídos com representantes do Fórum e do Ministério da Educação, que tratam sobre assuntos importantes como Fies e ProUni; sistema e-MEC e BNDES. “Acredito que vamos conseguir avançar. Não na velocidade que desejamos, mas aos poucos vamos conseguindo melhorias no sistema como um todo”, assegurou Solon.
Qualidade com sustentabilidade
O primeiro palestrante a se apresentar foi Cosme Massi, presidente da Hoper Educacional, que destacou a ABMES pelo que a entidade tem feito em benefício do ensino superior brasileiro e pelas instituições em especial. Em sua exposição, ele abordou o tema Qualidade com sustentabilidade – como garantir um bom desempenho acadêmico no Enade, CPC e IGC mantendo um rigoroso controle de custos.
Segundo Cosme, o que vai diferenciar as instituições no futuro é a aprendizagem. “É preciso concentrar fortemente no indicador de aprendizagem, colocar isso de forma profissional, como uma preocupação séria da instituição. A gente fica igual se não trabalhar essa questão”, alertou Cosme.
A exposição foi seguida de um debate com perguntas e colocações dos participantes, que ressaltaram, por exemplo, a necessidade do diálogo do ensino superior com os demais níveis de educação para garantir a aprendizagem. Cosme alertou que é preciso encarar os problemas para buscar soluções. “Não podemos trabalhar com um mundo ideal, em que a teoria pedagógica ideal possa ser aplicada. Não podemos esperar que o mundo mude. É preciso arregaçar as mangas; pegar o problema, transformar em um desafio e resolver”, observou o presidente da Hoper Educacional.
A importância do Enade
No período da tarde, Gustavo Fagundes, consultor jurídico da ABMES e do Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional (Ilape), aprofundou o tema central com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Sua palestra tratou sobre O Enade como parte efetiva do processo avaliativo de cursos e IES.
Gustavo iniciou sua fala apontando ser fundamental reativar o projeto a ABMES vai até você! “É muito importante termos condições de levar o que a ABMES tem a oferecer para as instituições que estão fora do eixo central”, enfatizou. O consultor seguiu sua apresentação buscando focar nas questões práticas do processo. “Não há perspectivas de mudanças nesse cenário a médio e longo prazo”, alertou Gustavo completando que é preciso trabalhar dentro das condições e critérios exigidos.
Durante o debate que seguiu a palestra, o professor Edson Franco lembrou que seria fundamental a participação em eventos como esse de pessoas que exercem outras funções nas instituições, como coordenadores e secretários. Os demais participantes também realçaram o enriquecimento obtido com o evento e a necessidade de aplicar a teoria de fato. Eles apontaram que muitas vezes o que é planejado passa por dificuldades durante o processo, mas que exercícios de discussão como o seminário promovido pela ABMES resgatam questões muito importantes para o crescimento das IES.
No encerramento, Solon Caldas comentou que o assunto não se exaure, devido à sua complexidade. “Esse é um tema que aflige a todos. Mas os desafios estão aí para serem enfrentados e a ABMES seguirá com o debate em todas as oportunidades”. Ele comemorou o resultado positivo do evento realizado em Belém, que consolidou o objetivo de aproximar a associação do associado.
ABMES vai até você
O projeto a ABMES vai até você! foi uma série de seminários realizados no ano de 2007 que tiveram como objetivo principal descentralizar as ações da ABMES. Os encontros cumpriram também uma missão importante: abrir espaços para uma ampla discussão sobre o conceito e a prática da responsabilidade social nas instituições de ensino superior particulares do país. Desde então, o tema vem sendo trabalhado anualmente pelas sucessivas campanhas do como também de divulgar o “Dia da Responsabilidade Social”.
Em 2013, a ABMES dará sequência ao projeto com ampliação da proposta e inovações no formato e metodologia, visando atender às necessidades de um maior número de IES no Brasil.
