O Governo Federal anunciou no dia 5 de agosto de 2013 a distribuição de 239.792 vagas de cursos técnicos e profissionalizantes entre Instituições de Ensino Superior (IES) federais e particulares, escolas técnicas e integrantes do sistema “S”.
O Pronatec tem por objetivo expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. À medida que o programa se intensifica, expande também o rol de ofertantes em todo o País.
As instituições interessadas podem fazer a adesão ao Programa a qualquer momento pelo sistema Sistec (www.sistec.mec.gov.br). Após assinatura do Termo de Adesão, a IES poderá registrar as propostas de oferta de cursos técnicos a alunos que já concluíram o ensino médio. Os cursos devem estar entre as opções listadas na Tabela de Mapeamento, de acordo com a Portaria SETEC/MEC nº 20, de 2 de julho de 2013.
A participação das IES particulares no programa está condicionada à apresentação de Índice Geral de Cursos (IGC) superior ou igual a três (3) nos cursos de graduação correlatos aos técnicos que podem ser oferecidos em três modalidades.
Acesse nos links abaixo mais informações sobre a Bolsa-Formação na forma subsequente, Pronatec e Sisutec:
* Manual – Adesão à Bolsa-Formação Estudante – Mantenedora
* Manual – Proposta de Oferta de Curso – Unidade de Ensino – Bolsa-Formação na forma subsequente
* Acesso ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - Sistec
* Oferta de cursos técnicos na forma subsequente para Instituições Privadas
* Nota Informativa 03/2013 - Sisutec 2013 – Matrículas
* Sisutec - Procedimentos para Matrículas dos Candidatos Selecionados
* Sisutec - Termo de compromisso e comprovante de matrícula
* Sisutec - Documentação exigida para matrícula Sisutec 2013
