Detalhe

Instituto Weizmann, visitado pela ABMES em Israel, está entre os melhores do planeta em pesquisa

15/07/2019 | Por: Weizmann Compass | 3779
Foto: Weizmann Compass

O Instituto Weizmann de Ciência ficou em terceiro lugar em ranking da revista científica britânica Nature sobre qualidade de pesquisa. A instituição recebeu a visita da 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience, em outubro de 2018, ocasião em que foi assinado um memorando de entendimento entre o Weizmann e a ABMES que possibilita o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre mantenedoras associadas e o Instituto.

O novo ranking se baseia em uma métrica mais tradicional, conhecida como contagem fracionária (FC), que mede as contribuições de determinada instituição para artigos veiculados em publicações específicas de referência internacional.

Revelando um conjunto muito diferente de líderes acadêmicos, o ranking normalizado leva em consideração o número de artigos de alta qualidade publicados em proporção à produção global de uma instituição no âmbito das ciências naturais. Ao fazê-lo, o ranking é capaz de comparar instituições de tamanhos variados em uma mesma base.

“A inclusão neste ano de um ranking normalizado junto com as tabelas anuais padrão do Nature Index é especialmente interessante porque o ranking chama a atenção para alguns institutos menores que estão proporcionalmente superando as potências de pesquisa e, de outra forma, permaneceriam enterrados nos rankings padrão”, diz David Swinbanks, fundador da Nature.

“Nós sabemos há muito tempo que tamanho é irrelevante quando se trata de excelência em ciência. Para o Instituto Weizmann de Ciência, esforçar-se para ser o melhor envolve atrair os melhores cientistas e deixá-los seguir sua curiosidade”, diz o presidente do Instituto, prof. Daniel Zajfman.

Para saber mais, acesse a íntegra da matéria disponibilizada pelo Weizmann (em inglês).


Conteúdo Relacionado

Notícias

Paixão pela ciência e pela tecnologia estimulam projetos de universidades israelenses

Convênio assinado durante a 2ª Delegação ABMES Internacional abre espaço para a formação de professores de ciências preparados para transmitir o conteúdo de forma criativa e estimulante

ABMES realiza missão de cooperação no ensino superior com Israel

Terra: Em matéria, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, relata sobre as principais visitas em Tel Aviv da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience

#Vamosconhecer: Weizmann Institute of Science

O local, uma das principais instituições de pesquisa multidisciplinar do mundo, será visitado pelos integrantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience