Avaliação virtual in loco: o que esperar para 2022?

10h | Categoria: ABMES

O que as instituições de educação superior devem esperar a respeito da avaliação virtual in loco em 2022? Quais serão os próximos passos do Inep neste sentido? Para esclarecer essas e outras questões sobre avaliação institucional e de cursos, a ABMES receberá o presidente do Inep, Danilo Dupas, no próximo dia 15 de fevereiro, em um evento on-line aberto ao público.

Durante o encontro, também será abordado o calendário anual do órgão - Portaria nº 24. A divulgação desse cronograma é inédita para o setor.

A ocasião também contará com a participação de especialistas que vão demonstrar na prática como as instituições podem trabalhar e se preparar para receber da melhor forma as avaliações virtuais in loco.

Coordenação

  • Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES

Participantes

  • Danilo Dupas Ribeiro – Presidente do Inep
  • Iara de Xavier – Diretora Executiva da EDUX21 e assessora da presidência da ABMES
  • Paulo Chanan – Assessor da presidência da ABMES e diretor de regulação do Grupo Ser Educacional S/A

Data: 15 de fevereiro, terça-feira
Horário: 10h
Via YouTube - clique aqui

 

Os inscritos receberão um e-mail com as orientações para emissão do certificado, que será liberado após o evento.

 



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Documentos

Vídeos

Seminário ABMES | Avaliação virtual in loco: o que esperar para 2022?

Muito ainda há para ser falado acerca do sistema de avaliação virtual in loco e como se dará no ano de 2022. Para debater e esclarecer a respeito do tema, a ABMES recebeu o presidente do Inep, Danilo Dupas, em seu Seminário Virtual do dia 15 fevereiro de 2020.

O calendário anual do órgão - Portaria nº 24 - também foi tema do encontro, que contou com a presença de especialistas que demonsntraram, na prática, como as instituições podem trabalhar e se preparar para receber as avaliações virtuais in loco.

Coordenação

Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Participantes

Danilo Dupas Ribeiro – Presidente do Inep
Iara de Xavier – Diretora Executiva da EDUX21 e assessora da presidência da ABMES
Paulo Chanan – Assessor da presidência da ABMES e diretor de regulação do Grupo Ser Educacional S/A

#ABMES39 | Balanço e perspectivas para a avaliação virtual in loco

Confira a íntegra do Seminário virtual "Balanço e perspectivas para a avaliação virtual in loco", no qual foram debatidos os benefícios, gargalos e principais desafios enfrentados na aplicação dessa nova modalidade de avaliação, com base em pesquisa realizada pela ABMES com IES de todo país.

A programação contou ainda com a solenidade de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior, ocasião na qual o grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES de Educação Superior, Celso Niskier, condecorou o senador Izalci Lucas, a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro e o membro da ABL, Arnaldo Niskier.

Seminário virtual ABMES | Avaliação externa virtual in loco: o que as IES podem esperar?

As avaliações externas virtuais in loco nas instituições de ensino superior começaram no último dia 26 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a nova modalidade em onze IES na primeira semana de visitas virtuais. Em maio estão previstas 250 avaliações e a meta é realizar 5 mil até o fim de outubro. 

O novo formato foi regulamentado pela Portaria nº 165/2021 e, apesar da elaboração do Guia de Boas Práticas, as IES ainda têm dúvidas sobre como proceder na recepção e atendimento aos avaliadores durante as videoconferências e demais procedimentos. Para sanar as principais dúvidas e compartilhar orientações, a ABMES convidou a professora Iara de Xavier, consultora especialista a área educacional e assessora da ABMES. Também foi convidado o diretor pedagógico da Faculdade Descomplica, Francisco Borges, que compartilhou a experiência da instituição no projeto piloto da avaliação externa virtual in loco.

Coordenação:
Celso Niskier – diretor presidente da ABMES

Participantes:
Francisco Borges - Diretor Acadêmico da Faculdade Descomplica
Iara de Xavier - Consultora especializada na área educacional e assessora da presidência da ABMES
Eduardo Samek - Mantenedor da Faculdade Alphaville

Data: 11 de abril de 2021, terça-feira
Hora: 10h00 às 12h00

Legislação

PORTARIA INEP Nº 265, DE 27 DE JUNHO DE 2022

Regulamenta a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no bojo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da avaliação das Escolas de Governo.


LEI Nº 14.375, DE 21 DE JUNHO DE 2022

Altera as Leis nºs 10.260, de 12 de julho de 2001, 10.522, de 19 de julho de 2002, e 12.087, de 11 de novembro de 2009, para estabelecer os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco na modalidade virtual das instituições de ensino superior e de seus cursos de graduação, a Lei nº 13.988, de 14 de abril de 2020, para aperfeiçoar os mecanismos de transação de dívidas, e a Lei nº 13.496, de 24 de outubro de 2017; e revoga dispositivos das Leis nºs 13.530, de 7 de dezembro de 2017, 13.682, de 19 de junho de 2018, 13.874, de 20 de setembro de 2019, e 14.024, de 9 de julho de 2020.


PORTARIA INEP Nº 24, DE 20 DE JANEIRO DE 2022

Dispõe sobre as datas para realização dos exames e avaliações, nacionais e internacionais, no ano de 2022, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


PORTARIA INEP Nº 446, DE 02 DE SETEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o sobrestamento de processos de atos autorizativos de entrada (autorização de curso e credenciamento institucional) de cursos de graduação e instituições de educação superior durante a fase de avaliação de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.


PORTARIA MEC Nº 489, DE 08 DE JULHO DE 2021

Aprova o Regimento Interno da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo - Saeg.


REPUBLICADA PORTARIA NORMATIVA Nº 840, DE 24 DE AGOSTO DE 2018

Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.


Notícias

Publicada portaria que regulamenta avaliação virtual

Normativo regulamenta visitas virtuais para avaliar cursos de graduação da educação superior. Portaria n.º 265/2022 foi publicada no DOU desta terça (28)

Sancionada lei que permite avaliação externa virtual

Modalidade é uma inovação do Inep e agregou valor ao processo para autorização e reconhecimento de cursos. Sanção foi publicada nesta quarta (22), no DOU

Sancionado projeto que permite renegociação de ate 99% no Fies

Segundo a ABMES, a lei ajuda os estudantes inadimplentes, porém, é preciso rever a forma de financiamento para evitar que a inadimplência volte a aumentar

Inep ultrapassa marca de mil avaliações em maio

Esta é a primeira vez que o Instituto realiza mais de mil avaliações in loco em um mês. O sucesso é fruto da implementação do modelo virtual

Avaliação in loco: Inep propõe revisão dos instrumentos de avaliação

Instituições de educação superior poderão contribuir para revisão do instrumento de reconhecimento. Proposta visa à modernização do processo avaliativo

Aberta seleção de docentes para o banco de avaliadores

Inscrição no processo seletivo para integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é gratuita e vai até 20/4, pelo sistema e-MEC

Prazo para enviar relatório de autoavaliação vai até 31/3

Relatório elaborado pela Comissão Própria de Autoavaliação deve ser postado pelas instituições de educação superior por meio do sistema e-MEC

Atendendo solicitação da ABMES, Inep publica esclarecimento sobre biblioteca digital no contexto da avaliação in loco

órgão reforçou em comunicado oficial que os indicadores de avaliação sobre bibliografia básica e complementar admitem três tipos de acervos, não havendo restrição em relação à modalidade ou ao ato de autorização de curso

Avaliação virtual in loco: Inep realizará mais de 6,3 mil visitas em 2022

Em evento da ABMES, órgão faz balanço e apresenta planejamento para as ações direcionadas para educação superior

Avaliação in loco: Modelo virtual se consolida como alternativa às avaliações da Educação Superior

Presidente do Inep, Danilo Dupas, apresentou os resultados do formato durante ciclo de debates sobre os impactos da pandemia na educação. Evento promovido pelo MEC destacou ações inovadoras

Coluna

A consolidação da avaliação virtual na regulação

Nesta semana, Bruno Coimbra fala sobre as normas que foram publicadas autorizando e aprimorando a avaliação externa in loco virtual, consolidada após o sucesso do formato durante a pandemia da Covid-19. "A pandemia nos empurrou e o Inep com coragem e tecnicidade conseguiu avançar nessa importantíssima evolução do sistema avaliativo"

Comentários