Detalhe

ABMES e MEC debaterão propostas para revisão do Conceito Enade

31/03/2017 | Por: ABMES | 3143
Divulgação/ABMES

No intuito de contribuir com o Ministério da Educação (MEC) para o aprimoramento da operacionalização e tratamento dos resultados obtidos com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promove, na próxima terça-feira, 4 de abril, o seminário “Avaliação da Educação Superior: Revisão do Conceito Enade e Perspectivas Regulatórias”.

O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, coordenará o debate que contará com a presença do o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep/DAES/MEC), Rui Barbosa Brito Junior, do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Henrique Sartori, e do vice-presidente de Planejamento e Ensino da DeVry Brasil e membro do colegiado da presidência da ABMES, Mauricio Garcia.

A proposta do seminário é que as Instituições de Educação Superior (IES) ampliem o debate com o MEC para estabelecer propostas de mudanças nos indicadores de avaliação da qualidade vinculados ao Enade para torná-los mais próximos da realidade. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que não estão previstos na Lei do Sistema de Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), têm sido reconhecidos como referencial de qualidade de cursos e instituições, quando na verdade deveriam funcionar como um alerta para que, posteriormente, se não houver correções por parte das IES, seja feita uma avaliação in loco.

No dia 8 de março, o Inep divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015: Conceito Enade, IGC e CPC. Todos esses indicadores derivam do desempenho de concluintes no Exame realizado para aferir conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelo estudante ao longo do curso.  Os dados completos podem ser acessados para consulta neste link.

O evento terá início às 9h com credenciamento dos participantes inscritos e sessão de autógrafos do livro “O Brasil da Política e da Politicagem: Perspectivas e Desafios”, de autoria do diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz.  O seminário começará às 9h30, com previsão de encerramento às 12h30.

Associados participam gratuitamente, mediante cadastro prévio. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site da ABMES (www.abmes.org.br).

Serviço

Seminário: “Avaliação da Educação Superior: Revisão do Conceito Enade e Perspectivas Regulatórias”
Data: 4 de abril de 2017, terça-feira
Horário: 9h (credenciamento) a 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES – novo endereço), em Brasília/DF
Endereço: SHN Qd. 01, Bloco F, Entrada A, Conjunto A – Edifício Vision Work & Live, 9ª andar
Telefone: (61) 3322-3252 | E-mail: abmes@abmes.org.br


Conteúdo Relacionado

Notícias

Microdados do Enade 2015 estão disponíveis para consulta

Eles representam um grande acervo de dados que, se considerados em conjunto com o Conceito Enade, permitem uma série de análises sobre elementos que interferem, e constroem, o desempenho dos estudantes

MEC admite limitações nos indicadores de qualidade do ensino superior

Nesta terça-feira, 4 de abril, ABMES recebeu representantes da Seres e do Inep para debate sobre o conceito Enade

Janguiê Diniz lançará livro com reflexões sobre o Brasil

O evento acontece no dia 04 de abril, durante o próximo seminário promovido pela ABMES

Entenda o Enade e o conjunto de indicadores do ensino superior

Avaliação combina desempenho de estudantes em provas e insumos como infraestrutura, qualificação do corpo docente e conceitos de programas de mestrado e doutorado conferidos pela Capes

Inep divulga Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015

São três os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)