Detalhe

Lançados novos editais para cooperação entre França e países da América do Sul

10/04/2017 | Por: Capes | 1813

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 5, os novos editais para seleção de projetos conjuntos de pesquisa para os programas CAPES/MATH-AmSud e CAPES/STIC-AmSud. Os programas são iniciativas da cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai e têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa, no domínio da matemática (MATH) e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (STIC), entre sul-americanos e franceses. O prazo para submissão de propostas é até 15 de maio na página da Secretaria internacional do STIC e até 31 de maio na Capes, conforme descrito nos Editais.

Cada projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração máxima de dois anos. A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano. Poderão ser aprovados até cinco projetos de cada edital, que terão início em 2018.

O financiamento compreenderá a realização de missões de pesquisa (missões de trabalho e missões de estudos) entre os grupos participantes.

Acesse os editais: STIC AmSud e MATH-AmSud.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Avanços em pesquisas e oferta de ensino levam Brasil a grupo de elite da matemática mundial

Os outros 10 países que integram o grupo são Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia

Capes abre inscrições para programas de intercâmbio de graduação, pós e doutorado

Iniciativas fazem parte de acordos de cooperação internacional entre a Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros na França