Detalhe

Educação inclusiva: Preconceito racial persiste em universidades

19/06/2017 | Por: Agência Radioweb | 2358

A Agência Radioweb produziu uma série especial sobre educação inclusiva. Neste programa foi abordado o preconceito racial dentro das universidades. Em entrevista, o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, afirmou que instituições de ensino superior particulares desenvolvem ações de assistência aos estudantes vulneráveis nesta situação.

“E é tão importante não apenas a faculdade, como também uma educação continuada. O aluno precisa ter acesso primeiro à faculdade. Depois, ele se manter e continuar na educação, fazendo uma pós-graduação para que ele aumente cada vez mais o seu grau de empregabilidade. Com relação a isso, as instituições de ensino têm feito um trabalho muito importante de nivelamento dos alunos, puxando para cima, para que eles possam ter condições de manter na educação superior”, explicou Sólon Caldas.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Educação inclusiva: Preconceito racial persiste em universidades

Data:19/06/2017

Descrição:

A Agência Radioweb produziu uma série especial sobre educação inclusiva. Neste programa foi abordado o preconceito racial dentro das universidades. Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirmou que instituições de ensino superior particulares desenvolvem ações de assistência aos estudantes vulneráveis nesta situação

Download

Áudio: Educação inclusiva: Pessoas com deficiência

Data:19/06/2017

Descrição:

A Agência Radioweb produziu uma série especial sobre educação inclusiva. Neste programa foi abordada a inserção de pessoas com deficiência nas instituições de educação superior. Para o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, as IES particulares estão conscientes das leis e da importância de inclusão destas pessoas nos cursos superiores.

Download

Áudio: Educação inclusiva: Pessoas trans

Data:19/06/2017

Descrição:

A Agência Radioweb produziu uma série especial sobre educação inclusiva. Neste programa foi abordada a inserção de pessoas trans nas universidades. Em entrevista ao programa, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, disse que instituições de ensino superior particulares têm a preocupação em acolher homens e mulheres transexuais

Download

Legislação

DECRETO Nº 9.427, DE 28 DE JUNHO DE 2018

Reserva aos negros trinta por cento das vagas oferecidas nas seleções para estágio no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


LEI Nº 12.990, DE 09 DE JUNHO DE 2014

Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.


Notícias

Concluir o ensino superior triplica a renda, mostra IBGE

Diplomados ganharam R$ 5.110, contra R$ 1.727 daqueles com nível médio

Educação inclusiva: Pessoas com deficiência

Agência Radioweb: Segundo o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, as IES particulares estão conscientes das leis e da importância de inclusão de pessoas com deficiência nos cursos superiores

Educação inclusiva: Pessoas trans

Agência Radioweb: Segundo o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, instituições de ensino superior particulares têm a preocupação de incluir homens e mulheres transexuais

Coluna

Educação Superior Comentada | Políticas, diretrizes, legislação e normas do ensino superior

Ano 2 • Nº 3 • De 18 a 24 de fevereiro de 2014

A Coluna do Gustavo analisa as oportunidades perdidas para o ensino superior privado se firmar, efetivamente, como parceiro do poder público.