Detalhe

Novo Fies mostra preocupação com saúde financeira do governo, diz associação de faculdades particulares

06/07/2017 | Por: G1 | 1968
TV Globo

O anúncio do governo federal sobre as regras do Novo Fies, feito na manhã desta quinta-feira (6), levantou dúvidas por parte da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Em entrevista ao G1, Sólon Caldas, diretor executivo da entidade, afirmou que ainda precisa analisar os detalhes que ainda não foram divulgados ao público.

Mas, segundo ele, "do jeito que foi" apresentado, o Novo Fies aparenta ser "uma análise puramente financeira". Para Caldas, o governo federal parece "mais preocupado [com o Fies] ser financeiramente sustentável para o governo do que preocupado com o governo dar acesso à educação."

Na manhã desta quinta, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que, a partir de 2018, o Fies será dividido em três modalidades diferentes: a primeira, com 100 mil vagas asseguradas, será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos e terá taxa de juros zero. Na modalidade Fies 2, voltado a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a taxa de juros será de até 3% ao ano, mais a correção monetária, e serão oferecidas 150 mil vagas. Já a modalidade Fies 3, com até 60 mil vagas, será aberta a estudantes de qualquer parte do Brasil com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Porém, o governo ainda não definiu a taxa de juros. Segundo o ministro, porém, ela "será maior que 3%, mas menor que as taxas bancárias privadas".

Para Sólon, a divulgação do MEC ainda não deixa indefinidas as taxas exatas de juros tanto do Fies 2 quanto do Fies 3.

Além disso, ele afirma que, ao anunciar que a fonte de recursos dessas duas modalidades não será mais o governo federal, o MEC, na prática, reduz consideravelmente o número de vagas garantidas para o Fies em 2018. "Numa análise rápida, a forma como foi anunciada não atende a necessidade da sociedade, porque o governo diminuiu muito as vagas, a responsabilidade dele é 100 mil vagas", afirmou Caldas.

O diretor executivo da ABMES disse ainda que o MEC só apresentou um dos critérios para estudantes tentarem um desses 100 mil contratos: o de renda. "Atualmente tem vagas prioritárias. Será que nesses 100 mil vai acabar esse critério?", questionou ele.

Acesso ao Fies fica mais rígido

Caldas ressaltou, ainda, que terceirizar a fonte de recursos dessas duas modalidades do Fies não poderá provocar um aumento na taxa de vagas ociosas do programa.

"Sempre sobra 20% das vagas, fica vaga sobrando e o aluno precisando da vaga, mas ele não atende os critérios. Hoje em dia já temos instituições financeiras privadas que oferecem crédito estudantil, mas não atendem a necessidade da sociedade, porque o critério de acesso é muito rigoroso, e as pessoas que normalmente precisam do financiamento não atendem os critérios", explicou.

Ele ressaltou que o próprio ministro afirmou na coletiva que, no Fies 3, o risco de crédito também será dos bancos, tradicionalmente mais criteriosos na hora de conceder financiamentos.

"Se o critério ficar mais rigoroso, então nós pioramos o que tinha. Não dá pra fazer análise aprofundada porque não temos regulamentação ainda. Numa análise rápida, a forma como foi anunciada [a nova regra do Fies] não atende a necessidade da sociedade."


Conteúdo Relacionado

Eventos

Seminário ABMES 35 anos

08/08/2017

Hora:8h30 (credenciamento) a 13h

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 12, DE 06 DE JULHO DE 2017

Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2017 e dá outras providências.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 785, DE 06 DE JULHO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e dá outras providências. 


Notícias

Especialistas avaliam benefícios e desafios do novo Fies

Agência Brasil: O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, avalia que as mudanças foram menores do que o esperado

Reserva de vagas no Fies por Região motiva críticas de faculdades

Estadão: Sólon Caldas, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), destacou que o governo federal terá responsabilidade exclusiva só por um terço das 300 mil vagas

Setor de educação teme dificuldades no acesso a ensino superior com novo Fies

Reuters: Além do número insuficiente de vagas, a ABMES avalia que as regras do novo Fies não foram devidamente esclarecidas

Novo Fies terá 310 mil vagas, parte delas a juro zero

O Globo: Sólon Caldas disse que ainda não estão claros os parâmetros que serão adotados, mas criticou os tópicos já anunciados pelo governo

A partir de 2018, risco para as companhias vai aumentar

Valor Econômico: "O governo fatiou muito o Fies, o que temos garantido são 100 mil vagas, que é muito menos do que o volume atual que é 225 mil", disse Sólon Caldas

ABMES é favorável a um Fies que garanta acesso à educação superior

Para a Associação, fica difícil fazer uma análise minuciosa sobre o novo FIES sem conhecer todos os detalhes e sem ter participado da construção das novas regras

Para baratear Fies, governo estuda fundos constitucionais

Os estudos sobre o novo Fies entraram na reta final para a edição de uma MP que pode ser anunciada ainda nesta semana