Detalhe

Ensino a distância deve ultrapassar o presencial em poucos anos Estimativa prevê que o recente método supere o tradicional em 2023

12/09/2018 | Por: Diário de Petrópolis | 7087
Foto Natália Rodrigues/Diário de Petrópolis

O método de ensino a distância (EAD), vem crescendo em ritmo acelerado e a previsão para os próximos anos é que o Brasil tenha mais alunos inscritos nessa modalidade do que na graduação presencial. Isso é a estimativa de uma pesquisa divulgada no primeiro semestre do ano pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), representante de grande parte do ensino superior no país, mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, a previsão é que o país tenha a partir do ano de 2023, mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais.

O fator financeiro e a praticidade das aulas são os principais fatores indicados pelos alunos, desses 67%  têm mais de 30 anos, 83% trabalham. O público que mais opta pelas aulas presenciais são os até os 30 anos, cerca de 53%, a dificuldade de acompanhar as aulas e seguir uma rotina de estudos estão dentre as principais respostas.

Apesar ainda sofrer certo preconceito por parte de pessoas que desacreditem no método. Para o coordenador e professor do curso de jornalismo da Universidade Estácio de Sá, Roberto Oto, o EAD é uma modalidade de ensino que será mais adotada futuramente.

- Acredito que essa discussão de que na educação a distância o ensino é pior, que não substitui a sala de aula ou a presença do professor, em breve não fará mais sentido. Porque estamos passando por um momento de transição, então é normal que haja essa comparação, mas a EAD pode servir de complemento da presencial e provavelmente o que vai acontecer é ela se adequar às demandas do aluno - falou.

O professor relata que tanto o novo método quanto no presencial a dedicação do aluno é o principal fator para o aprendizado.

- Tem uma questão em relação ao ensino a distância, que é importante, muitos não gostam dessa modalidade porque tem dificuldade em concluir o curso, em acompanhar o conteúdo programático do curso, mas aí é uma questão de cada um, é algo de disciplina, determinação, e condições para realizar o curso. Mas o presencial também oferece desvantagens para algumas pessoas, já que você tem hora para chegar e sair no curso e está em um espaço restrito - disse.

O técnico em laboratório Kevin Simão Abrunhosa cursa o 6º período da faculdade de Geografia e relatou que a opção foi escolhida exclusivamente por ser o único curso semipresencial oferecido na cidade.

- Minha vontade desde quando entrei no ensino médio era cursar geografia, mas em Petrópolis só tem semipresencial, quando vi que estava sendo oferecido resolvi cursar mesmo sendo a distância e segundo pela flexibilidade de horário devido ao trabalho. No começo é difícil, a quantidade de matérias é a mesma de uma faculdade presencial, provas e trabalhos são iguais, só que a desvantagem é que você tem que se virar mais sozinho, porém tendo disciplina, correr atrás, fazer pesquisas, mas com o tempo fui me adaptando - explicou.

Flexibilidade também foi uma das escolhas da auxiliar administrativo Ariana Almeida que trabalha e faz o 5º período da faculdade de administração.

- Primeiramente o que me atraiu foi o valor da mensalidade e depois a necessidade de não precisar ir à faculdade todos os dias, pois trabalho o dia todo e não conseguiria acompanhar as aulas, a distância posso ter acesso as aulas pelo computador e acabo estudando de casa no horário que posso, normalmente aos finais de semana. Como é bastante conteúdo, não dá para deixar acumular, às vezes me perco, mas num todo consigo me adaptar, o importante é manter uma organização - disse.

Mirian Siqueira de Lima é exemplo de que com dedicação e persistência qualquer um pode alcançar seus sonhos. Mesmo ainda não estando formada, a aluna de Ciências Contábeis foi contratada por um escritório de contabilidade.

- Optei por esse método por vários motivos  viabilidade, horário e na parte financeira fica mais acessível. Antes de começar pesquisei bastante, conversei com várias pessoas que também optaram pelo ensino EAD, e o certificado também é reconhecido pelo MEC. Fiquei feliz com esse método, não tenho dificuldade nenhuma, mas tudo depende do aluno se quer realmente aprender ou não. Estou cursando ciências contábeis, a faculdade disponibiliza vários materiais para auxiliar e nos incentivar a ir cada vez mais em busca de conhecimento e se tornar um profissional na área desejada, depois de cinco meses após o término do contrato pelo CIEE acabei sendo contratada - falou.

Apesar do valor das mensalidades ser relativamente inferior se comparado aos cursos presenciais. O estudante Adrian Ribeiro Carius Ferreira pensa em trancar a faculdade de Sistemas de Informação.

- Decidi pelo curso porque gosto da área de tecnologia e meu tempo para fazer presencial era muito apertado, estudo há dois anos e estou no 4º período. Não tive dificuldades, pelo contrário, achei muito prático o método de aprendizagem, o importante é ser bem compromissado com horários e ter uma boa internet. Por motivos financeiros trancarei durante um tempo, mas tenho a intenção de voltar futuramente - relatou.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Um ano do Decreto da EAD - o que mudou?

Após um ano da publicação do Decreto Nº 9.057, que regulamentou a educação a distância no Brasil, a modalidade se tornou ainda mais popular. Confira mais informações sobre a EAD neste vídeo produzido pela ABMES TV.

Legislação

PORTARIA CAPES Nº 273, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

Dispõe sobre a tramitação de recursos das decisões do Conselho Técnico Científico da Educação Superior CTC-ES, nos termos do Decreto 8.977 de 30 de janeiro de 2017.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


Notícias

Regulamentação de pós-graduação stricto sensu a distância

Os cursos serão acompanhados e avaliados periodicamente pela Capes

Crise impulsiona matrículas em cursos do ensino a distância

Estadão: Matéria aponta que, em 2017, a EAD passou a atender 21,2% dos graduandos do país. O texto traz fala do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirmando que esse crescimento apenas posterga o problema de expansão do ensino superior

Aumento das matrículas na graduação a distância é o maior desde 2008, aponta censo

G1: Dados do Censo da Educação Superior 2017 divulgados nesta quinta-feira (20) mostram que, entre 2016 e 2017, o número de alunos de EAD cresceu 17,6%

Ensino a distância

Artigo de Arnaldo Niskier publicado em 18 de outubro no Correio Braziliense , explana a flexibilidade de se estudar na modalidade EAD adequando as atividades acadêmicas ao dia a dia

Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EAD?

Em estudo feito pela ABMES, os cursos de modalidade EAD serão cursos de maior aceitação em comparação aos presenciais

Curso híbrido e 'novo Enade' viram bandeiras de ensino superior privado

Para setor, prova não é capaz de indicar qualidade exata de instituições; fórum de entidades ainda cobra flexibilização do Fies e permissão para oferta que combine modelos presencial e a distância

Diploma sem sair de casa

Com custo menor que o de uma faculdade convencional, flexibilidade de horário e a possibilidade de acompanhar as aulas pela internet de qualquer lugar, os cursos de graduação a distância têm procura recorde

Grupo de trabalho discute pós-graduação stricto sensu a distância

Reunião aconteceu na sexta-feira, 24 de agosto. A ABMES é uma das entidades que compõe o grupo de trabalho

Graduação a distância permite que profissionais conciliem estudos e trabalho

Saiba como adultos vêm dando um drible na falta de tempo na luta pelo diploma

Polos de ensino superior a distância crescem 133% em um ano

Oferta explode após decreto reduzir as exigências para faculdades online

EAD: 1,5 milhão estuda a distância no Brasil

Mais baratos e flexíveis, cursos online ganharam força; conheça boas faculdades, histórias de quem fez e como o mercado vê esse tipo de diploma

EAD passará o ensino presencial em 5 anos

DCI: Previsão é que em 2023, 2,2 milhões de matrículas sejam para aulas à distância, somando 51% do total de alunos

Ensino a distância cresce mais que presencial, aponta ABMES

Jornal Cruzeiro do Sul: A pesquisa inédita Um ano do Decreto EAD - O impacto da educação a distância foi feita pela ABMES em conjunto com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights

Coluna

Educação Superior Comentada | A nova regulamentação para oferta de educação a distância

Ano 5 - Nº 17 - 14 de junho de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, trata do Decreto nº 9.057 que regulamenta a educação a distância no Brasil. Com a nova legislação, instituições podem obter credenciamento exclusivamente para oferta de educação a distância, sem a obrigação da oferta na modalidade presencial

Educação Superior Comentada | A polêmica envolvendo a oferta de cursos da área da saúde na modalidade EAD

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o debate acerca da oferta de cursos de graduação na área da saúde na modalidade de educação a distância. Segundo ele, o cerne da discussão é a divulgação equivocada da informação de que o contexto regulatório tornou possível a oferta desses cursos de forma totalmente virtual