Detalhe

Faubai 2019: resultados e impressões

29/04/2019 | Por: ABMES | 3379
Foto: ABMES

Com o tema “Engajamento global”, a 31ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) foi realizada do dia 13 a 17 de abril, em Belém/PA, e contou com a participação ativa da ABMES.

O evento teve como foco chamar atenção para a importância do envolvimento das comunidades globais nas questões do futuro e, dentro desse contexto, discutir as particularidades da região amazônica. Os debates partiram da afirmação de que “a internalização é uma ferramenta, não é um alvo”.

557 pessoas de 30 países diferentes participaram das 33 sessões e plenárias oferecidas com o objetivo de trocar experiências sobre a relação da educação com as necessidades das comunidades locais. O termo “Glocal” (Global + Local) foi bastante explorado nos cinco dias da conferência.

A ABMES foi representada por sua consultora de parceria internacional, Lioudmila Batourina. Essa foi a terceira participação da Associação em edições da Faubai.

O evento foi uma importante oportunidade para o fortalecimento de forma adequada e significativa da posição da ABMES para parceiros internacionais como representante do ensino superior privado brasileiro.

A Associação realizou três apresentações sobre os seguintes temas:

  1. Características da educação brasileira;
  2. Derrubando mitos sobre o ensino superior privado com números e fatos;
  3. Apresentação dos resultados da 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience, realizada em 2018.

Todos os assuntos foram recebidos com grande interesse pelo público e levantaram questões e propostas de cooperação.

Principais resultados da conferência para a ABMES
O evento trouxe muitas oportunidades sólidas e concretas. Diversas instituições demonstraram interesse legítimo em parcerias com instituições de educação brasileiras.

Os associados que tiverem interesse em trabalhar com algumas delas, devem entrar em contato com a consultoria internacional da Associação pelo e-mail lioudmila@abmes.org.br ou telefone +55 (81) 9 9998-7258.

Parcerias internacionais entre IES
O Instituto Superior Politecnico ISPGAYA, de Portugal, que possui cursos em todas as áreas de Engenharia, sinalizou interesse em parceria com instituições brasileiras para intercâmbio de estudantes e funcionários, diplomações, projetos no âmbito do programa Erasmus+ e ensino a distância.

Também de Portugal, a Universidade Católica Portuguesa, que possui um envolvimento especial com estudantes estrangeiros, demonstrou interesse em parcerias com instituições brasileira. Eles possuem um projeto de treinamento que abrange desde o porteiro até os professores e pesquisadores para receber bem os alunos intercâmbistas.

A Universidade of Rome Tor Vergata, localizada em Roma, na Itália, também conversou com a ABMES sobre seu interesse nas IES do Brasil e deixou alguns contatos para negócios. A universidade possui bolsas para estudantes estrangeiros e estudantes italianos que moram fora da Itália.

Já na França, a vontade partiu da Burgundy School of Business (BSB). Em 2018, seu curso de Mestrado em Gestão ficou na posição 81ª dos melhores cursos do mundo. Além disso, a BSB alcançou o 21ª lugar na lista de classificação das melhores escolas de negócio da França. Um dos departamentos de excelência da instituição dedica-se a estudos de vinhos e bebidas espirituosas. A área está em busca de parceiros brasileiros.

Mais próximo ao Brasil, o interesse veio também da instituição privada argentina com mais de 40 anos de experiência em educação continuada na área de Medicina, a Fundacion Barcelo -Facultad de Medicina, localizada em Buenos Aires. Eles possuem diversos programas de intercâmbio de estudantes, nas mais variadas áreas de Medicina.

Para as instituições com disposição para parcerias no Canadá, a ABMES fez contato com a faculdade Fanshawe, que oferta inúmeros cursos voltados para indústria e negócios, e também com a University of Toronto - School of continuing studies, que possui larga experiência em cursos continuados.

Na Nova Zelância, a University of Auckland expressou a vontade da instituição em parcerias para mestrado e doutorado. Durante a Faubai, Marcelo Credidio, professora brasileiro que trabalha na universidade, apresentou os programas com exemplos de estudantes brasileiros que têm obtido êxito na instituição.

No país vizinho, Austrália, o interesse partiu da Murdoch University, uma das melhores universidades australianas. Eles ficaram surpresos com a força das IES privadas no Brasil e quiseram saber mais sobre elas para encontrar parceiros.

A Europa em geral demonstra cada vez mais interesse no Brasil e a Hungria segue essa tendência.  Com bolsas menos concorridas, porém nível de ensino elevadíssimo, a Eotvos Lorand University, localizada em Budapeste, informou à ABMES que deseja realizar parcerias com IES brasileiras.

Instituições que queriam realizar intercâmbio de alunos com a Irlanda, podem realizar parcerias com a Waterford Institute of Technology em níveis de BA, MA e PhD.

A Western Galilee College, de Israel, país visitado em 2018 pela 2ª Delegação ABMES Internacional, também conheceu um pouco mais sobre a ABMES durante a Faubai e algumas conversas sobre possíveis parcerias foram iniciadas. A professora israelense Schaedel participou do evento com o bojetivo específico de encontrar parceiros para sua pesquisa sobre qualidade da educação. Segundo ela, a participação de IES particulares será essencial para o sucesso da pesquisa.

Bolsas de estudo
Interessados em encontrar oportunidade de bolsas de estudo para estudar nos Estados Unidos da América (EUA) podem navegar pelo site do Institute of International Education (clique aqui).

Estudo de línguas
Focada no estudo de línguas, a ABMES estabeleceu conexões com a instituição europeia Altissia, portal com modelo de negócio White Label que oferta aulas de sete idiomas, intercâmbio virtual  e implantação de projetos em três eixos: motivação, comunicação e acompanhamento; e também com a Cambridge Assessment English, um reconhecido centro de idiomas que possui certificações internacionais aceitas em todo o mundo.

Marketing e recrutamento
A conferência também foi marcada por encontros da ABMES com empresas que auxiliam intercâmbistas, como a Campusb, empresa brasileira intercambio com dez anos de experiência no mercado e sede em diversos países, e a QS, organização especializada em fornecimento de serviços de marketing para aumentar a visibilidade de instituições que desejam recrutar estudantes internacionais.

Além de tudo isso, a PUC-PR, instituição associada à ABMES, apresentou durante o evento os seus cursos internacionais e inovações. A instituição se colocou à disposição para compartilhar suas experiências.


Conteúdo Relacionado

Eventos

Faubai 2019 Conference

13/04/2019 a 17/04/2019

Hora:8h30 a 18h

Notícias

Instituição americana oferece bolsas de estudo em STEM

Oportunidade foi apresentada para a ABMES durante a 31ª edição da Faubai