Detalhe

ABMES celebra 37 anos e condecora novos membros da Ordem do Mérito

06/08/2019 | Por: ABMES | 3212
Foto: ABMES/ Edgar Marra

Uma manhã especial marcou o início das celebrações pelos 37 anos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Realizado na sede da entidade, em Brasília/DF, o evento relembrou parte da história construída ao longo de quase quatro décadas, além premiar os vencedores do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES e de conceder o título de Oficial a dois novos membros da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior.

Ao fazer um balanço dos quase 40 anos da Associação, o diretor presidente Celso Niskier ressaltou a responsabilidade do setor particular de educação superior na condução do Brasil rumo a novos patamares educacionais, inclusive na direção de objetivos e metas acordados tanto na esfera nacional quanto na internacional. “Trata-se de uma jornada em busca de uma nação mais justa, igualitária e desenvolvida”.

Niskier também chamou a atenção para o fato de que a sociedade vive tempos de grandes transformações que nos desafiam cotidianamente. “Olhar para o passado nos fortalece, mas é a conexão com o futuro que garantirá não apenas a manutenção de todo o legado, mas uma atuação assertiva e alinhada com os novos tempos”.

Concurso de vídeos
Em sua 12ª segunda edição, o concurso de vídeos alcançou um feito inédito: um vencedor de cada região brasileira. O projeto premia as melhores produções audiovisuais elaboradas por instituições de educação superior no âmbito da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em quatro categorias: Institucional; Cobertura Jornalística; Videoclipe; e Documentário. Este ano, o concurso de vídeos ainda concedeu uma menção honrosa.

Os vencedores foram anunciados em abril e hoje receberam o prêmio composto de R$ 2.500,00, certificado e troféu. Confira os vídeos vencedores em cada uma das categorias: https://bit.ly/2KyJi83.

Condecoração
Instituída com o objetivo de reconhecer a contribuição de personalidades para o desenvolvimento da educação e da sociedade, a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior ganhou hoje dois novos ilustres membros: os professores Gina Vieira Ponte e Gabriel Mario Rodrigues.

Condecorados com o título de Oficial, ambos se destacam nas suas respectivas áreas de atuação e mostram que é possível uma educação de qualidade para todos os cidadãos e em todos os níveis de ensino. São pessoas que, com empenho e bravura, tiveram suas vidas pautadas pelo zelo e pelo amor à área.

Ao falar sobre a relevância da titulação que havia acabado de receber, a professora Gina ressaltou a necessidade de termos uma universidade que seja capaz de produzir, a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, um conhecimento que tenha efeito emancipador não só para os estudantes, mas também para as comunidades nas quais essas instituições estão inseridas. “Precisamos formar professores que sejam capazes de trazer um outro paradigma educacional”.

Aproveitando o gancho deixado por Gina, o professor Gabriel reforçou a relevância da educação para a emancipação do Brasil. “O grande desafio é como nós podemos dar responsabilidade e experiência para que cada um possa se desenvolver e dar a sua contribuição para que o país seja desenvolvido para todos”.

Conheça a seguir um pouco mais sobre cada um dos agraciados:

Gabriel Mario Rodrigues – Graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Comunicação Empresarial, o educador teve uma trajetória que se confunde com o desenvolvimento da educação superior no Brasil, em especial a educação superior particular. Ao longo de décadas, atuou para o reconhecimento e a valorização do setor particular de educação superior. Nessa caminhada, fundou e dirigiu a Faculdade Anhembi Morumbi e foi reitor da Universidade Anhembi Morumbi. Também foi membro fundador e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor presidente da ABMES de 2004 a 2016, que sob sua gestão se consolidou como a maior e mais importante Associação do setor.

Gina Vieira Ponte – Professora de português da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Com o projeto “Mulheres Inspiradoras”, voltado para a valorização das mulheres e o fortalecimento da identidade das meninas, Gina mostrou que é possível ensinar valores humanistas a alunos. A iniciativa já ganhou 11 prêmios, sendo dois internacionais, e hoje é programa de governo em mais de 40 escolas do Distrito Federal. Gina é membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e embaixadora do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos.

A manhã foi encerrada com a palestra do professor Juliano Costa, vice-presidente de Educação da Pearson do Brasil, sobre competências para o Século XXI que envolvem os universos da educação e da tecnologia. As comemorações pelos 37 anos da ABMES serão encerradas à noite, quando será feito o anúncio dos vencedores da 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, seguido de um coquetel festivo.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário especial | Educação e tecnologia: competências para o século XXI (matéria)

Seminário especial da ABMES realizado em 6 de agosto de 2019 abordou o tema “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”. Além disso, a ocasião contou ainda com a cerimônia de premiação do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES – 12ª edição e com a solenidade de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Seminário especial | Educação e tecnologia (Considerações Finais)

Vídeo com as considerações finais do Seminário especial “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”, ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF

Seminário especial | Educação e tecnologia (Arnaldo Niskier)

Participação do professor Arnaldo Niskier,Imortal da Academia Brasileira de Letras, no Seminário especial “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”, ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília /DF

Seminário especial | Educação e tecnologia (Juliano Costa)

Participação de Juliano Costa, vice-presidente de educação na Pearson Brasil, no Seminário especial “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”, ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília /DF

Seminário especial | Outorga do Mérito ABMES (Gabriel Mario Rodrigues)

Discurso de Gabriel Mario Rodrigues, condecorado com o título de Oficial da outorga do Mérito ABMES da Educação Superior durante o Seminário Especial "Educação e tecnologia: competências para o século XXI". O evento foi realizado em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF

Seminário especial | Outorga do Mérito ABMES (Gina Ponte)

Discurso da professora Gina Vieira Ponte, condecorada com o título de Oficial da outorga do Mérito ABMES da Educação Superior durante o Seminário Especial "Educação e tecnologia: competências para o século XXI". O evento foi realizado em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF

Seminário especial | Outorga do Mérito ABMES

Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior realizada durante o Seminário especial "Educação e tecnologia: competências para o século XXI", ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF

Seminário especial | Premiação Concurso Silvio Tendler - 12ª edição

Vídeo da cerimônia de premiação da 12ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. A entrega foi realizada durante o Seminário especial “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”, ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF

Seminário especial | Educação e tecnologia (Celso Niskier)

Diretor presidente da ABMES discursa na abertura do Seminário especial “Educação e tecnologia: competências para o século XXI”, ocorrido em 06 de agosto de 2019, em Brasília/DF.

Notícias

Lançado oficialmente o App ABMES

Notícias, legislação, eventos, materiais multimídia, projetos e serviços exclusivos para associados estão reunidos na ferramenta

Educação e tecnologia: competências para o século XXI

Em seminário na ABMES, especialista apresenta habilidades que precisam ser trabalhadas em tempos voláteis e incertos