Detalhe

Para 53% dos universitários qualidade caiu, aponta estudo

29/07/2020 | Por: R7 | 6325
Foto: Reprodução/ R7

Estudantes universitários, apesar da pandemia do coronavírus continuam otimistas e devem continuar os estudos no próximo ano, é o que aponta a pesquisa do Pravaler, instituição de financiamento estudantil, divulgada nesta terça-feira (28). Mas 53% afirmaram que a qualidade do ensino caiu com o ensino remoto.

Já a quarta etada da pesquisa da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior) mostra que 3,5 milhões de estudantes podem ficar longe das universidades privadas no próximo ano por conta da mudança de data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"O objetivo da pesquisa da Pravaler era saber a opinião dos alunos com a mudança abrupta para o ensino remoto, quais os anseios e preocupações", explicou Rafael Baddini, sócio-diretor de estratégia de negócio do Pravaler.

Segundo o levantamento, apenas 6% dos estudantes ouvidos não pretendem continuar no próximo ano. 35,75% estão otimistas para o mundo pós pandemia e mesmo diante das dificuldades, pretendem continuar a estudar.

Para a maioria, 75% essa foi a primeira experiência com ensino remoto, 42% sentiram a ausência do professor e do contato com os colegas e 32% reclamaram não ter um local adequado para estudar.

A maioria, 53%, afirmou que a qualidade do ensino caiu e houve uma queda expressiva no tempo dedicado aos estudos — de 8 horas diminuindo para 2 horas semanais. 72% respondeu que prefere aula presencial e  22% aceita modelo híbrido, desde que com uma metodologia mais dinâmica.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Jornal da Band | Adiamento do Enem pode prejudicar ingresso no ensino privado

Matéria veiculada pelo Jornal da Band no dia 29 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", apontando que o adiamento do Enem prejudica muita gente que pensava em usar a nota para entrar em uma instituição de educação superior particular. Por isso, algumas IES poderão até reprogramar o ano letivo.

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 4ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 4ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

CNN | Estudo aponta apagão de matrículas em universidades

Matéria veiculada pela CNN Brasil no dia 28 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", realizada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Mudança nas datas do Enem pode piorar apagão de mão-de-obra nos próximos anos

Pesquisa divulgada pela ABMES e Educa Insights revela que liberação do resultado em março de 2021 compromete ingresso de 76% dos alunos