Detalhe

Avaliação in loco: prorrogado edital para docentes da educação superior

10/11/2020 | Por: ABMES | 730

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 9 de novembro, o Edital n.º 95, que retifica o Edital n.º 73, de 25 de setembro de 2020, sobre a seleção de docentes da educação superior para compor as comissões responsáveis pela Avaliação in loco. Com isso, o período de inscrições para o processo seletivo foi prorrogado até domingo, 15 de novembro. Os cadastros devem ser realizados pelo Sistema e-MEC.

Em função da prorrogação, o prazo para divulgação do resultado também foi alterado. Nesse sentido, os nomes dos docentes selecionados será divulgado a partir do dia 7 de dezembro. Do mesmo modo, a divulgação dos resultados dos recursos interpostos também foi adiada e se dará a partir de 14 de dezembro. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep resolverá os casos omissos e as situações não previstas no edital.

Requisitos – Entre outros requisitos estabelecidos no edital, o candidato deve ser docente da educação superior pública ou privada e possuir titulação universitária reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados não podem pertencer ao quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de não poderem exercer atividade de consultoria educacional enquanto estiverem vinculados ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Avaliação – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos de graduação das instituições de educação superior. Compete à Daes a gestão dos bancos de avaliadores. Apenas os selecionados que obtiverem aproveitamento satisfatório no curso de capacitação e cumprirem as demais condições para ingresso no BASis poderão integrar comissões de avaliação externa in loco, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é o cadastro nacional e único de avaliadores que compõem as comissões responsáveis pela avaliação externa in loco dos cursos de graduação e das instituições de educação superior. 

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é responsável pela avaliação das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma de suas finalidades é a melhoria da qualidade da educação superior brasileira.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Bate-papo com Inep: avaliação de curso e de IES

Confira a íntegra do bate-papo com o Inep, realizado em 29 de outubro de 2020, pelo canal da ABMES no YouTube. O evento tratou sobre a avaliação de curso e de instituições de educação superior (IES)

Bate-papo com Inep: O que sua IES precisa saber sobre o Enade 2020

Confira a íntegra do webinar "Bate-papo com Inep: O que sua IES precisa saber sobre  o Enade 2020", realizado em 07 de julho 2020, com a participação de Moaci Alves Carneiro, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep;  Tarcísio Ribeiro, coordenador-Geral do Enade e Fernanda Marsaro, coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior

Legislação

INSTRUÇÃO NORMATIVA INEP Nº 3, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2020

Dispõe sobre a vinculação de integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) a Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) para atuação concomitante em avaliações de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e para credenciamento e recredenciamento de Instituições de Educação Superior.


EDITAL INEP Nº 95, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2020

Divulga o presente Edital de Retificação da Chamada Pública de seleção de docentes da educação superior para participar de processo seletivo para ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, feita pelo Edital nº 73, de 25 de setembro de 2020.


EDITAL INEP Nº 73, DE 25 DE SETEMBRO DE 2020

Chamada Pública de seleção de docentes da educação superior para participar de processo seletivo para ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).


Notícias

Avaliadores poderão atuar em mais de um instrumento

Inep divulga instrução normativa que trata da vinculação dos integrantes do BASis ao Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG)

Inep retoma visitas de avaliação in loco nas IES a partir de 15 de novembro

Cronograma e critérios foram apresentados em bate-papo on-line da ABMES

Aberto edital para avaliadores da educação superior

Inep selecionará professores responsáveis pela avaliação in loco dos cursos de graduação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de outubro

Coluna

Educação Superior Comentada | A pretensão de revisão do Sinaes

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa a pretensão de revisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), levando em consideração as premissas e os propósitos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, no processo de avaliação de desempenho pedagógico dos alunos de graduação em comparação com a prática da aplicação e resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)