Detalhe

Instrumentos de avaliação in loco em debate no Seminário da ABMES

01/11/2016 | Por: ABMES | 1898

Em maio de 2016, ainda no governo Dilma Rousseff, o MEC publicou a Portaria nº 386, que revogou a Portaria nº 1.741, de 12 de dezembro de 2011. A norma trouxe novos indicadores do instrumento de avaliação in loco de cursos de graduação e instituições de ensino nos graus de tecnologia, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Entretanto, por entender que ainda era necessária uma reformulação desses instrumentos, em setembro de 2016, foi publicada a Portaria nº 1.053, que suspende a Portaria nº 386, voltando a valer o que previa a norma publicada em 2011. A nova portaria estipula a criação de uma comissão intersetorial, com membros definidos pelos titulares do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encarregada de realizar os ajustes necessários para a definição desses indicadores. 

Essas adequações, entre outros assuntos, estarão em debate durante o seminário “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do Inep/MEC”, que será promovido pela ABMES, no dia 8 de novembro, das 8h30 (credenciamento e café da manhã) às 12h30. O evento é uma oportunidade para que as instituições de ensino superior do país tenham acesso direto aos principais dirigentes e técnicos dos setores públicos educacionais responsáveis pela avaliação da educação superior no Brasil. 

O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, coordenará os trabalhos do evento, que contará com a presença da presidente do Inep/MEC, Maria Inês Fini; da diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, Margô Gomes Karnikowski; do membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) Paulo Cardim; e da consultora especializada em avaliação educacional e assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier. 

A importância da avaliação com foco na qualidade, na inclusão e na responsabilidade socioambiental como diretrizes orientadoras para a Instituição de Educação Superior farão parte das discussões, além de informaçõs sobre as últimas alterações do Inep em relação a todos os procedimentos de avaliação e orientações sobre o Sinaes.

As vagas para o seminário estão esgotadas, mas os interessados podem se inscrever na lista de espera.

Serviço

Seminário da ABMES - “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do INEP/MEC”
Data: 8 de novembro de 2016 (terça-feira)
Horário: das 8h30 (credenciamento) às 12h30.
Local: no Auditório Victorio Lanza, na sede da ABMES
Endereço: SCS, Quadra 07, Bl. “A”, sala 526, Ed. Torre do Pátio Brasil Shopping 
Fone: (61) 3322-3252 | Ramal: 200

 


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.741, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades: presencial e a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 386, DE 10 DE MAIO DE 2016

Aprova, em extrato, indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnologia, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 1.053, DE 12 DE SETEMBRO DE 2016

 Será instituída Comissão Intersetorial, encarregada de realizar os ajustes do inteiro teor da Portaria MEC nº 386, de 2016.


Notícias

Seminário da ABMES abordará o cenário da avaliação da educação superior no Brasil

O objetivo do encontro, promovido pela ABMES, é possibilitar a aproximação das IES com os principais dirigentes do Inep/MEC sobre alterações previstas pelo instituto, e demais orientações e informações sobre o tema