Detalhe

Avaliadores poderão atuar em mais de um instrumento

20/11/2020 | Por: Inep | 890
Divulgação Avaliadores do BASis poderão em mais de um instrumento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20/11), a Instrução Normativa n.º 3, de 17 de novembro de 2020, que trata da vinculação de integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) ao Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG). Com a medida, membros do BASis poderão atuar concomitantemente em avaliações de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, no caso dos cursos de graduação, assim como nas de credenciamento e recredenciamento, quando se tratar das instituições de educação superior.

Vale lembrar que o BASis é dividido em dois perfis avaliativos distintos: institucional e cursos de graduação. Nesse sentido, os avaliadores podem estar vinculados somente a um desses perfis. Segundo a instrução normativa, a prioridade é que integrantes do BASis vinculem-se a apenas um instrumento de avaliação. Entretanto, a nova regra permite que o avaliador atue em mais de um instrumento, dentro do perfil avaliativo ao qual pertence (institucional ou curso de graduação), de acordo com a necessidade do Inep. 

Cabe ao instituto definir a vinculação dos avaliadores ao instrumento de avaliação e ao respectivo tipo de ato autorizativo. Com a instrução, os atuais avaliadores poderão ser convidados a se capacitarem no instrumento para o qual ainda não tenha capacitação.

Atos
No processo de avaliação in loco dos cursos de graduação, os atos autorizativos são de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Já no caso das instituições de educação superior, eles são de credenciamento e recredenciamento, bem como transformação de organização acadêmica. 

BASis
O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é o cadastro nacional e único de avaliadores que compõem as comissões responsáveis pela avaliação externa in loco dos cursos de graduação e das instituições de educação superior.  

Sinaes
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é responsável pela avaliação das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma de suas finalidades é a melhoria da qualidade da educação superior brasileira.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Bate-papo com Inep: avaliação de curso e de IES

Confira a íntegra do bate-papo com o Inep, realizado em 29 de outubro de 2020, pelo canal da ABMES no YouTube. O evento tratou sobre a avaliação de curso e de instituições de educação superior (IES)

Bate-papo com Inep: O que sua IES precisa saber sobre o Enade 2020

Confira a íntegra do webinar "Bate-papo com Inep: O que sua IES precisa saber sobre  o Enade 2020", realizado em 07 de julho 2020, com a participação de Moaci Alves Carneiro, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep;  Tarcísio Ribeiro, coordenador-Geral do Enade e Fernanda Marsaro, coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior

Legislação

INSTRUÇÃO NORMATIVA INEP Nº 3, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2020

Dispõe sobre a vinculação de integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) a Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) para atuação concomitante em avaliações de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e para credenciamento e recredenciamento de Instituições de Educação Superior.


EDITAL INEP Nº 95, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2020

Divulga o presente Edital de Retificação da Chamada Pública de seleção de docentes da educação superior para participar de processo seletivo para ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, feita pelo Edital nº 73, de 25 de setembro de 2020.


EDITAL INEP Nº 73, DE 25 DE SETEMBRO DE 2020

Chamada Pública de seleção de docentes da educação superior para participar de processo seletivo para ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).


Notícias

Uma avaliação para o século 21

Correio Braziliense: Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a política nacional de avaliação da educação superior

Avaliação in loco: prorrogado edital para docentes da educação superior

Período para inscrição no processo seletivo de docentes para compor as comissões responsáveis pela Avaliação in loco vai até dia 15 de novembro

Inep retoma visitas de avaliação in loco nas IES a partir de 15 de novembro

Cronograma e critérios foram apresentados em bate-papo on-line da ABMES

Aberto edital para avaliadores da educação superior

Inep selecionará professores responsáveis pela avaliação in loco dos cursos de graduação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de outubro