Detalhe

Gabaritos do Enem digital 2020 serão divulgados nesta quarta

10/02/2021 | Por: G1 | 482
Foto: Milca de Oliveira

Os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados nesta quarta-feira (10), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não há um horário definido, mas a previsão do instituto é que as informações sejam divulgadas no fim da tarde.

As provas foram aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro em laboratórios de informática contratados pelo governo. As notas finais serão divulgadas pelo Inep no dia 29 de março.

Esta foi a primeira edição em que o Enem teve uma versão digital, além da impressa. Eram esperados mais de 93 mil candidatos – o número exclui os inscritos no Amazonas, que tiveram as provas suspensas por causa da pandemia, e de Macapá, cujo local de prova foi interditado por problemas estruturais.

Compareceram à prova digital 26.7609 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%). O objetivo do governo é tornar o Enem 100% digital no prazo de cinco anos.
Apesar da divulgação dos gabaritos, é importante lembrar que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.

Desafios para tornar o Enem 100% digital
Quando anunciado, em julho de 2019, o objetivo era tornar o Enem 100% digital até 2026. Mas há desafios. Especialistas ouvidos pelo G1 apontam problemas como:

  • Logística e infraestrutura: será um desafio encontrar locais com computadores para um contingente de mais de 5 milhões de candidatos (em 2020, a prova impressa teve 5,78 milhões de inscritos confirmados)
  • Problemas técnicos: os desenvolvedores precisam criar provas que "rodem" em todo e qualquer tipo de computador, marca e capacidade de memória
  • Níveis de proficiência: a prova digital precisa ser adaptada para que a dificuldade das questões seja comparável às do Enem impresso. Pesquisas na área de educação apontam diferenças no rendimento conforme a mídia usada para a prova (papel ou digital)
  • Risco de exclusão social: será necessário preparar os candidatos para se familiarizarem com provas em computadores

Há também vantagens: o Enem digital poderá evoluir para um modelo que permita uma avaliação personalizada, com questões sendo escolhidas no Banco de Itens (questões) conforme o aluno acerta ou erra as respostas. Também será possível incluir interatividade na avaliação, com vídeos e gráficos animados, por exemplo. Para isso, será preciso investir na elaboração dessas questões, para criar um banco de dados robusto e com opções variadas a cada nível de desempenho dos candidatos.

Cronograma do Enem
Reaplicação: 23 e 24 de fevereiro
Resultados: 29 de março


Conteúdo Relacionado

Notícias

Prouni 2021 abre lista de espera do primeiro semestre

Programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares

Reaplicação do Enem tem mais de 70% de abstenção

Gabaritos das provas estarão disponíveis na segunda-feira

Enem tem hoje segundo dia de reaplicação de provas

Resultados finais serão divulgados no dia 29 de março

Prouni 2021: aprovados na 2ª chamada têm até esta quarta para comprovar informações pessoais

Programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares

Começa hoje a reaplicação do Enem

Reaplicação terá as mesmas regras do exame regular

Prazo de matrícula da 2ª chamada do ProUni termina nesta quarta-feira

Nesta edição, programa oferece bolsas para 13.117 cursos em todo país

Locais de reaplicação do Enem 2020 serão divulgados nesta sexta, diz Inep

Prova será em 23 e 24 de fevereiro no formato impresso para todos os candidatos, mesmo os inscritos no Enem digital.

Prazo para pedir reaplicação do Enem digital termina nesta sexta

Têm direito a refazer o exame os candidatos que tiveram problemas logísticos, como falta de luz, ou quem teve diagnóstico de Covid-19. A reaplicação será na versão impressa até para os inscritos no digital.

Inep divulga nesta sexta os resultados dos pedidos de reaplicação do Enem impresso

Estudantes com diagnósticos de Covid ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, tiveram o direito de solicitar uma nova prova.

Prouni: pré-selecionados devem comprovar informações pessoais até esta quarta

Programa concede bolsas de estudo em universidades privadas. Etapa é essencial para garantir a matrícula do aluno

Candidatos do Enem Digital prejudicados poderão pedir reaplicação em papel

Os participantes têm entre 8 e 12 de fevereiro para solicitar a reaplicação. Quem faria a prova, mas foi diagnosticado com covid-19 também terá nova chance

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta

Estudantes com diagnósticos de Covid ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, têm até as 23h59 desta sexta para solicitar o direito a uma nova prova

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

Provas de linguagens, ciências humanas e redação serão no domingo (31)