Detalhe

Programação acadêmica da 6ª Delegação ABMES Internacional é iniciada com visita a uma das principais universidades do mundo

14/10/2024 | Por: ABMES | 483

O primeiro dia de programação acadêmica da 6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience começou com uma visita à Imperial College Business School, em Londres. O foco do encontro foram as áreas de Medicina, Business, Engenharia, Inteligência Artificial e Tecnologias.

A Imperial College Business School é uma das principais universidades do mundo e conta com mais de 16 mil alunos e 8 mil colaboradores. No eixo de internacionalização, a instituição tem como objetivo traduzir suas descobertas em benefícios para a sociedade.

Durante a visita dos gestores educacionais brasileiros, o Professor Peter Tood, reitor da universidade, e Leila Guerra, vice-reitora de educação, apresentaram a instituição aos presentes. 

Peter explicou que a universidade é composta por faculdades de ciências e escolas de engenharia e negócios. Eles trabalham com foco em quatro grandes áreas: inteligência humana e artificial, resiliência da sociedade, saúde e tecnologia, tudo de maneira interdisciplinar. 

Na ocasião, o reitor afirmou que a instituição precisa de expertise de diferentes partes da sociedade para avançar ainda mais. Os docentes trabalham com médicos, gestão de saúde, de finanças, com cientistas de computação e matemática, de clima, investimento em clima, entre outros temas transversais. “A potência da universidade está relacionada ao fato de ser relativamente pequena, mas com foco em muitas áreas e de forma interdisciplinar”. 

Aproximadamente 100 nacionalidades estão representadas na universidade, que possui uma política em relação a valores de liderança, com treinamentos sobre mudanças climáticas para que todos os alunos possam entender como eles e como líderes podem promover a mudança. 

Já Leila, que trabalha na Imperial College Business School há 6 anos, contou que a instituição é bastante singular e a escola de negócios também. “Desde 2028, abraçamos uma nova estratégia, partindo de um uma reflexão sobre qual impacto queremos ter e quão longe queremos ir. Utilizamos quatro pilares como base: pesquisa e excelência, ensino e aprendizagem, pessoas e cultura e relações institucionais. Primeiro avaliamos se o que estamos fazendo combina com a identidade da instituição e se há impacto social, financeiro e de sustentabilidade”. 

Instituto de Aprendizagem Estendida
Também realizaram apresentações para o grupo de brasileiros, Betty Yue, diretora de Aprendizagem Estendida e Programas de Verão, Katie Quinn, gerente de Projetos do Instituto de Aprendizagem Estendida (IEL) e Leila Guerra, reitora associada da instituição. 

A Imperial está lançando um novo Instituto de Aprendizagem Estendida (IEL), que ajudará carreiras, empresas e comunidades a se prepararem para o futuro, fornecendo treinamento de habilidades avançadas e liderança orientada por valores necessários para prosperar em um mundo habilitado pela tecnologia. O IEL aproveitará a excelência disciplinar dos departamentos acadêmicos e a capacidade interdisciplinar incomparável da nova Escolas de Ciência da Convergência para fornecer treinamento de habilidades avançadas para a sociedades, empresas, governos e outras organizações de conhecimento. 

Saúde digital
O principal e maior programa do IEL é de saúde digital, com 100 alunos de pós-graduação. O Imperial College Business School possui sete instituições com foco nos desafios globais, criadas para lidarem com as grandes questões do futuro, uma delas é saúde e equidade na área da saúde. 

UUKI - Universities UK International 
A segunda visita acadêmica do dia foi na UUKI - Universities UK International, a Associação Internacional das instituições de educação superior (IES) do Reino Unido, que representa 141 nas quatro nações que compõem o Reino Unido. A Associação tem como objetivo desenhar e apoiar políticas públicas que permitam que as universidades tenham um maior impacto na vida dos alunos e na comunidade em que estão inseridas.

Entre as principais atividades desenvolvidas pela UUKI estão: realizar ações de impacto nas políticas nacionais e internacionais; oferecer orientações aos membros; advocacy em prol das universidades; partilhar informações sobre políticas e criar oportunidades para que as universidades se estabeleçam internacionalmente, aumentando e permitindo que as universidades do Reino Unido cresçam e alcancem seus objetivos globais. 

A recepção e a apresentação sobre a entidade foram feitas por Yusuf Ali Hassan, diretor de Políticas - Leste Asiático e Américas, e Suzanna Tomassi, líder de Relações com Partes Interessadas da Educação Transnacional. 

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, aproveitou a oportunidade para apresentar o cenário da educação brasileira, os principais números e desafios do setor, bem como falar sobre a ABMES e seu papel para a sociedade. 

6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience 
A 6ª Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience, que ocorre entre os dias 11 a 21 de outubro, foi iniciada em Londres, passará em Oxford e Liverpool. Durante os dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais – estão vivenciando uma verdadeira imersão acadêmica no que de melhor acontece na educação superior em uma região que reúne algumas das melhores e mais antigas universidades do mundo.

 


Conteúdo Relacionado

Notícias

6ª Delegação ABMES Internacional encerra programação acadêmica com visita à principal universidade de pesquisa em Medicina do Reino Unido

6ª Delegação ABMES Internacional visita UCL e Pearson, destacando inovações e parcerias no Reino Unido

Reitores brasileiros visitam quatro das 10 melhores universidades do mundo no Reino Unido

Missão tratou do interesse dos britânicos em parcerias nas áreas de saúde e IA, além dos grandes eventos no Brasil, como COP30 e G20

Educadores brasileiros debatem comunicação, saúde, financiamento e regulamentação em uma das universidades mais prestigiadas do mundo

A Delegação Internacional da ABMES foi recebida em Oxford, na Inglaterra, e os participantes passaram o dia visitando a instituição e debatendo temas importantes para a educação global

Demanda por profissionais de saúde abre caminho para parceria entre Brunel University e ABMES

A diminuição da população economicamente ativa no Reino Unido cria oportunidades para que brasileiros possam estudar e se candidatar as vagas em hospitais britânicos

Universidade de Cambridge convida ABMES para se juntar a grupo de empresas orientadas para a COP30

O presidente da ABMES, Celso Niskier, foi convidado pela pesquisadora Marina Avena Maia para incluir as IES do Brasil no grupo, para que possam contribuir para os projetos de descarbonização que serão propostos

Castelo histórico inglês é cenário do evento de abertura da 6ª Delegação ABMES internacional

O grupo comandado pela ABMES conta com 40 representantes do setor de ensino superior particular do Brasil, incluindo líderes institucionais, reitores e representantes acadêmicos