O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, irá propor um estudo de viabilidade para que as instituições de ensino superior privadas do Brasil possam oferecer dupla certificação aos seus alunos em cursos de saúde e a oportunidade de estudar na Brunel University, em Londres, além de, após graduados, escolherem se candidatar a hospitais brasileiros ou britânicos.
Nesta quarta-feira (16), durante uma visita ao Departamento de Ciências da Saúde da Brunel University, a 6ª Delegação da ABMES Internacional foi recebida pelo vice-reitor internacional da Faculdade de Saúde, Medicina e Ciências da Vida, John Cossar. Ele destacou a falta de profissionais qualificados para atuar nos hospitais do Reino Unido como um dos maiores desafios enfrentados pelo setor. “Temos equipamentos de última geração nos hospitais, mas não temos profissionais capacitados para operá-los. Com a diminuição da população economicamente ativa, é natural que essas vagas sejam preenchidas por imigrantes”, explicou John Cossar.
O cenário é visto como uma grande oportunidade para o intercâmbio entre os dois países, segundo Niskier. “A empregabilidade é um aspecto fundamental em todos os cursos, e a Brunel University se orgulha de ter alguns dos índices mais altos do mundo. Nessa parceria, poderíamos oferecer aos alunos brasileiros a chance de voltar ao Brasil com o certificado de Brunel e os requisitos técnicos necessários para também atuarem no Reino Unido”, afirmou o presidente da ABMES.
Com a parceria, os alunos de cursos de saúde nas faculdades, centros universitários e universidades particulares brasileiros poderão complementar a grade de disciplinas com o intercâmbio internacional e, com a dupla certificação, estarem aptos ao mercado de trabalho nos dois países.
Laboratórios e tecnologia de Ponta
A delegação, composta por 40 reitores e gestores educacionais brasileiros, tem como objetivo fortalecer os laços educacionais e promover a troca de experiências entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas.
Durante a visita, o grupo conheceu laboratórios de última geração na área de Medicina. Um dos destaques foi o simulador virtual que recria diferentes ambientes profissionais, como unidades de terapia intensiva (UTIs) hospitalares. Frente a um paciente virtual, os estudantes devem seguir todos os passos que fariam em uma situação real de atendimento médico.
Além disso, o simulador permite explorar todos os sistemas do corpo humano com detalhes de cada órgão e suas interações, oferecendo a possibilidade de ampliar ou reduzir imagens, simular doenças e analisar outros aspectos de interesse médico. A tecnologia oferece uma experiência educacional avançada, aproximando os estudantes das condições que enfrentarão em suas futuras carreiras.
Essa visita destaca o potencial de uma parceria promissora entre Brasil e Reino Unido, focada na capacitação de profissionais da saúde e no desenvolvimento de soluções educacionais que atendam às demandas globais.