Em 2017, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) inicia suas atividades na área internacional com a realização da “1ª Pesquisa Brasileira Sobre a Internacionalização da Educação” (First Brazilian Survey About Internationalization of Education).
A análise aponta que para 65% das instituições de educação superior (IES) e para 77% dos alunos entrevistados a barreira do idioma está entre os principais obstáculos para a internacionalização da Educação. Para 58% das IES, a dificuldade também está na limitação de financiamento público privado e, para 89% dos alunos, pesa consideravelmente a falta de apoio financeiro para estudos no exterior.
O levantamento completo será apresentado pelo vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, e pela consultora internacional da Associação, Lioudmila Batourina, no dia 11 de abril, durante a Conferência Faubai 2017, que será realizada em Porto Alegre/RS, entre os dias 8 e 12 de abril. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação Internacional e neste ano terá como tema “New Trends on Internationalization of High Education: Social Engagement and Innovation”. O objetivo é discutir os temas relacionados a engajamento social e à inovação na internacionalização da Educação Superior.
A iniciativa da ABMES Internacional consiste no desenvolvimento da cooperação com associações e universidades de outros países para a troca de experiências, organização de conferências internacionais e suporte aos associados na busca de parceiros. O projeto também vislumbra a promoção da Associação para outros continentes.
23/06/2017
Hora:9h às 17h00
Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ
Encontro "Metodologia de Pesquisa Científica e Colaboração com a Indústria na Austrália" é voltado para pesquisadores, chanceleres e representantes de relações internacionais
Na modalidade, estudante recebe dois diplomas, um de cada instituição, ou um diploma comum de duas instituições
Levantamento constatou que, para 65% das instituições, o idioma é a principal barreira para a internacionalização da educação
Evento será realizado entre os dias 8 e 12 de abril em Porto Alegre. Palestra da ABMES abordará primeira pesquisa brasileira sobre internacionalização da educação