Detalhe

Resultados e impressões sobre a Faubai 2018

20/04/2018 | Por: ABMES Blog | 241

Por: Lioudmila Batourina - consultora de parceria internacional da ABMES

Do dia 14 a 18 de maio, o Rio de Janeiro/RJ recebeu a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e a ABMES participou ativamente do evento. No auditório do teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), reuniram-se reitores, diplomatas, gestores, assessores, docentes e pesquisadores de mais de 29 países.

A Faubai começou há 30 anos com um pequeno grupo de reitores de universidades do Brasil, Estados Unidos e Portugal, que se uniram com a intenção de aumentar a cooperação na área de pesquisa. Aos poucos o trabalho evoluiu e tornou-se uma plataforma onde o mundo todo pode conhecer as instituições de educação brasileiras. A primeira conferência, em 1988, contou com menos de 50 participantes. Já em 2018, o evento pode ser facilmente chamado de simpósio, 749 pessoas, de 29 países diferentes, estiveram presentes. Um número impressionante.

Todos estavam lá para falar sobre a relação entre internacionalização e pesquisa, os desafios e estratégias para implementar políticas abrangentes de internacionalização e a atratividade da pesquisa brasileira e do Brasil como destino para estudantes internacionais.

A Faubai é a principal plataforma de promoção da educação superior brasileira em nível mundial, internacionalização e pesquisa. Sua importância e realizações são difíceis de superar. É claro que o programa de pesquisa da Capes “Ciência sem fronteiras” serviu como uma boa ferramenta para tornar as universidades e pesquisas brasileiras atraentes internacionalmente. Porém, ela foi encerrada e o programa de substituição não possui o mesmo orçamento.

Durante quatro dias de programação intensiva, que ia das 9h às 19h, os participantes puderam assistir sete sessões plenárias e 43 sessões paralelas, resumindo a 139 apresentações. Esta foi a segunda edição da Faubai que contou com a presença da ABMES. O nosso objetivo era claro: aumentar a conscientização internacional sobre as IES particulares brasileiras e mostrar as ações da Associação em nível nacional e internacional. Não é fácil entrar na lista de apresentações.

Foi interessante observar que diversos participantes já se conheciam há muito tempo, mas a cada ano eles vão em busca de novas oportunidades. Tradicionalmente, a Faubai promove cooperação entre universidades públicas, mas, desde que a ABMES entrou em cena, o número de universidades particulares que buscam a cooperação internacional duplicou. Com isso, a participação de outras associações estrangeiras semelhantes a ABMES tornou-se mais forte.

A ABMES alcança importantes resultados participando de eventos como a Faubai, sem dúvidas, nossa presença torna-se cada vez mais notável. Embora ainda com pouco espaço, conseguimos obter uma participação ativa e garantir que as pessoas ouçam sobre nossas conquistas e necessidades.

Principais resultados da conferência para a ABMES

O evento foi uma oportunidade essencial para conhecermos projetos do mundo todo que são inéditos no Brasil e possuem grande potencial para parceria. Foi a segunda vez da ABMES na Faubai e conseguimos fazer com que a nossa presença fosse visível e ouvida. Embora ainda tenhamos o papel de “genro”, com tempo e dia ruins para fazer apresentações, tornamos nossa participação muito ativa e garantimos que as pessoas prestassem atenção em nossas conquistas e necessidades. 

Temos um interesse muito grande no público da Universidade North Alabama. O vice-reitor sênior e professor de educação da instituição demonstrou enorme vontade de trabalhar com IES brasileiras particulares. A Associação Húngara de Reitores, que reúne universidades públicas e particulares, após a nossa apresentação sobre a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, nos convidou para organizar uma viagem para a Hungria. Interesse similar veio do Sr. Chunsheng Zhang, que nos convidou para conhecer as instituições da China. 

A Universidade Jesuíta Brasileira Unisinos fez uma grande apresentação sobre sua cooperação com a Coreia do Norte. Eles estavam muito entusiasmados com a ABMES e fizeram algumas perguntas sobre nossa Associação.

Durante o debate sobre cooperação com a Europa, uma apresentação muito interessante foi feita pelo Euroaccess. O Projeto ABMES internacional irá apresentá-lo separadamente e informar sobre quais possibilidades existem dentro deste Fundo. Além disso, algo interessante foi a possibilidade de convidar professores europeus para trabalhar em IES brasileiras, custeados pela Europa.

O Consulado Italiano em educação apresentou estatísticas que mostram um grande interesse de estudantes italianos no Brasil. Com isso, o governo italiano começou a trabalhar em métodos de equilibrar os diplomas entre a Itália e o Brasil. Embora ainda seja um longo processo, é importante saber que ele já foi iniciado.

Interesse similar veio da França, sobre estágios. Os franceses interessados em obter diploma têm que passar por dois períodos de estágio no próprio país ou no exterior. A organização francesa dentro do município de Toulouse, responsável pela educação e cooperação internacional, falou sobre as muitas vezes que foi convidado para ir ao Brasil. Em geral, os estágios são uma boa ferramenta para motivar o departamento de relações internacionais com novas ideias e habilidades estrangeiras, além de melhorar as habilidades linguísticas de seu pessoal. Essa oportunidade também será mais trabalhada e lapidada pela ABMES Internacional. 

Uma abordagem muito interessante e inovadora em relação à cooperação internacional foi apresentada pelo departamento de engenharia da Purdue University, uma das melhores universidades dos Estados Unidos da América (EUA). 

Outra oportunidade interessante de cooperação veio da Associação Europeia de Reitores Mulheres (EWORA). Já a organização QS, especializada em fornecimento de serviços de informação e marketing em cooperação internacional, ofereceu algumas excelentes ferramentas para aumentar a visibilidade de instituições que desejam recrutar estudantes internacionais.

Por fim, indicamos que os interessados em internacionalização de IES reserve a data: em setembro de 2019, haverá um congresso semelhante a Faubai, o Congresso das Américas sobre Educação Internacional.

O projeto ABMES Internacional, sem dúvidas, saiu do evento mais completo e com muito trabalho a ser feito. Importantes parcerias entre a ABMES e diversas instituições internacionais foram realizadas durante a conferência. Os associados que tiverem interesse em trabalhar com algumas delas, podem entrar em contato com a consultoria internacional da Associação pelo e-mail lioudmila@abmes.org.br ou telefone +55 (81) 9 9998-7258.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Education: When Everything That Has Been Done Is Still Not Enough

Artigo escrito pelo chanceler do Grupo Estácio, Ronaldo Mota, falando sobre a educação no Brasil e como o país apresenta instabilidade ao gerenciar formas diferentes para o desenvolvimento sustentável

ABMES participa de debate internacional sobre recrutamento de estudantes

O convite para participar do webinar foi resultado do artigo “Student Loans in Brazil: Investment or Expenditure?”. O evento acontecerá na terça-feira (12/6) às 15h (horário brasileiro)

Confira novas atualizações sobre chamadas públicas internacionais

Os detalhes, datas, informações e demais procedimentos sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente no documento "Chamadas Públicas" elaborado pela ABMES

ABMES participa de webinar internacional

A Associação falou sobre as IES brasileiras e o cenário da educação superior particular no Brasil

Student Loans in Brazil: Investment or Expenditure?

Artigo assinado pelo vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, juntamente com o diretor executivo, Sólon Caldas, e com a consulta internacional da Associação, Lioudmila Batourina, publicado em 13 de maio no site internacional "Inside Higher ED"

Pride and Prejudice. Five Myths About Brazilian Private Higher Education

Artigo assinado pelo vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, e pela consulta internacional da Associação, Lioudmila Batourina, publicado no site internacional "Brazil Monitor" em 14 de maio de 2018

Internacionalização em casa - experiência das ABMES no IV Congresso Internacional do Unis

Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes. A ABMES foi um dos palestrantes do evento

IAU convida associados ABMES para participar de pesquisa global

A ABMES incentiva seus associados a participarem e contribuírem com a pesquisa para, principalmente, tornar a educação particular brasileira cada vez mais visível no mundo

ABMES divulga oportunidades internacionais na área de educação

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

Capes divulga chamada do Programa de Apoio a Eventos no País

O edital atenderá os eventos do segundo semestre de 2018, que tenham data de início no período entre 1º de agosto e 31 de janeiro de 2019

Sobre a internacionalização das universidades

Artigo publicado no jornal Correio Braziliense no dia 5 de abril de 2018 fala sobre a importância das instituições de educação superior se moldarem ao novo cenário mundial para que o Brasil se equipare, num futuro próximo, aos países desenvolvidos

Confira as oportunidades internacionais que estão abertas para estudantes e docentes brasileiros

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

Internacionalização da educação nas faculdades de Direito

O processo de globalização da economia mundial aumentou a exigência da valorização do conhecimento

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017

Troca de experiências

Com foco na internacionalização, ABMES fecha acordos com instituições para o desenvolvimento da Educação Superior particular brasileira

Australian Technology Network (ATN) e Faubai realizam workshop em São Paulo

Encontro "Metodologia de Pesquisa Científica e Colaboração com a Indústria na Austrália" é voltado para pesquisadores, chanceleres e representantes de relações internacionais

UFRGS apresenta seu programa Diplomas Duplos na Faubai 2017

Na modalidade, estudante recebe dois diplomas, um de cada instituição, ou um diploma comum de duas instituições

ABMES apresenta 1ª Pesquisa Brasileira Sobre a Internacionalização da Educação na Faubai 2017

Levantamento constatou que, para 65% das instituições, o idioma é a principal barreira para a internacionalização da educação

Barreira do idioma limita internacionalização da educação, aponta ABMES

Levantamento será apresentado por representantes da Associação durante a Conferência Faubai 2017, em Porto Alegre/RS

ABMES participará da conferência internacional FAUBAI 2017

Evento será realizado entre os dias 8 e 12 de abril em Porto Alegre. Palestra da ABMES abordará primeira pesquisa brasileira sobre internacionalização da educação