Detalhe

MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016

31/08/2017 | Por: Inep | 8333

Em 2016, 34.366 cursos de graduação foram ofertados em 2.407 instituições de educação superior (IES) no Brasil para um total de 8.052.254 estudantes matriculados. Os dados são do Censo da Educação Superior e foram divulgados nesta quinta feira (31) em coletiva de imprensa com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, da secretária executiva do Ministério da Educação (Mec), Maria Helena Guimarães de Castro, e da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Segundo as estatísticas apresentadas, as 197 universidades existentes no país equivalem a 8,2% do total de IES, mas concentram 53,7% das matrículas em cursos de graduação.

No ano passado, o número de matrículas na educação superior (graduação e sequencial) continuou crescendo, mas essa tendência desacelerou quando se comparado aos últimos anos. Entre 2006 e 2016, houve aumento de 62,8%, com uma média anual de 5% de crescimento. Porém, em relação a 2015, a variação positiva foi de apenas 0,2%.

Cursos

Os cursos de bacharelado mantêm sua predominância na educação superior brasileira com uma participação de 69% das matrículas. Os cursos de licenciatura tiveram o maior crescimento (3,3%) entre os graus acadêmicos em 2016, quando comparado a 2015.

Vagas

Em 2016, foram oferecidas mais de 10,6 milhões de vagas em cursos de graduação, sendo 73,8% vagas novas e 26,0%, vagas remanescentes. Das novas vagas oferecidas no ano passado, 33,5% foram preenchidas, enquanto apenas 12,0% das vagas remanescentes foram ocupadas no mesmo período.

Ingressantes

Em 2016, quase 3 milhões de alunos ingressaram em cursos de educação superior de graduação. Desse total, 82,3% em instituições privadas.
Após uma queda observada em 2015, o número de ingressantes teve um crescimento de 2,2% em 2016. Isso ocorreu porque a modalidade a distância aumentou mais de 20% entre os dois anos, enquanto nos cursos presenciais houve um decréscimo no número de ingressantes de 3,7%.

Concluintes
No ano passado, mais de um 1,1 milhão de estudantes concluíram a educação superior. O número de concluintes em cursos de graduação presencial teve aumento de 2,4% em relação a 2015. A modalidade a distância diminuiu -1,3% no mesmo período.

Entre 2015 e 2016, o número de concluintes na rede pública aumentou 2,9%. Já na rede privada a variação positiva foi de 1,4%.
No período de 2006 a 2016, a variação percentual do número de concluintes em cursos de graduação foi maior na rede privada, com 62,6%, enquanto na pública esse crescimento foi de 26,5% no mesmo período.

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.

Os resultados coletados subsidiam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), seja no cálculo dos indicadores de Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), seja no fornecimento de informações, como número de matrículas, de ingressos, de concluintes, entre outras. As estatísticas possibilitam ainda, através da justaposição de informações de diferentes edições da pesquisa, a análise da trajetória dos estudantes a partir de seu ingresso em determinado curso de graduação, e, consequentemente, a geração de indicadores de acompanhamento e de fluxo na educação superior.

Clique aqui para acessar a apresentação da coletiva de imprensa.

Clique aqui para acessar as Notas Estatísticas do Censo da Educação Superior.

Clique aqui para acessar as tabelas com o resumo das estatísticas do Censo da Educação Superior.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Matrículas no ensino superior ficam estagnadas no Brasil

Data:31/08/2017

Descrição:

Em entrevista ao programa Em Movimento da Rádio 94 FM, o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas,  afirmou que "o Brasil precisa investir na educação para desenvolver-se".

Download

Notícias

Inep promoverá treinamento para preenchimento do Censo da Educação Superior 2017

A ferramenta está disponível desde dezembro de 2017 e pode ser acessada até a data de fechamento do Censo, em 24 de abril

Dados do Censo da Educação Superior 2017 serão coletados até 24 de abril

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep

Inep divulga Conceito Preliminar de Curso e Índice Geral de Curso de 2016

Atualmente, o Inep calcula quatro indicadores: Conceito Enade, IDD, CPC e IGC

Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior deste ano

Todas as instituições de educação superior brasileiras, públicas e particulares, deverão preencher os dados no sistema

Divulgados os Microdados e a Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior 2016

A Sinopse Estatística é composta por tabelas divididas em modalidades de ensino e redes de ensino

Aberto período de análise e manifestação sobre os insumos do CPC e IGC

Os insumos são referentes a 2016. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informará, oportunamente, a data de divulgação dos resultados finais

Inep disponibiliza Indicadores de Fluxo da Educação Superior

Os dados, inéditos, contemplam o acompanhamento dos ingressantes de cursos de graduação de 2010 e são referentes ao período de 2010 a 2014

Número de novos alunos fica estagnado em instituições de ensino superior

O Globo: A gente percebe o reflexo da diminuição do Fies nesse processo de matrículas de 2015 para 2016, disse Sólon Caldas

Entidades ligadas ao ensino superior privado culpam Fies por desaceleração nas matrículas

O Globo: "A gente percebe o reflexo da diminuição do Fies nesse processo de matrículas de 2015 para 2016", disse Sólon Caldas

Com crise, cai número de alunos na rede particular de ensino superior no País

Estadão: Pela primeira vez, desde 2006, as instituições particulares não tiveram aumento de matrículas

Prazo para coleta de dados do Censo da Educação Superior termina nesta quinta, 20

As informações devem ser enviadas ao Inep por meio de questionários eletrônicos

Inep treina pesquisadores do censo da educação superior

O objetivo foi instruir sobre o preenchimento de cada módulo do levantamento estatístico que abrange a coleta de informações das instituições, dos docentes, dos cursos e dos estudantes

Coluna

Educação Superior Comentada | As normas editadas recentemente em relação ao Censo da Educação Superior

Ano 1 • Nº 26 • De 27 de agosto a 2 de setembro de 2013

A Coluna do Gustavo desta semana analisa as normas editadas recentemente em relação ao Censo da Educação Superior

Educação Superior Comentada | Políticas, diretrizes, legislação e normas do ensino superior

Ano 2 • Nº 3 • De 18 a 24 de fevereiro de 2014

A Coluna do Gustavo analisa as oportunidades perdidas para o ensino superior privado se firmar, efetivamente, como parceiro do poder público.