Detalhe

ABMES dá início à Semana da Responsabilidade Social

15/09/2017 | Por: ABMES | 2628

Inicia hoje, 18 de setembro, a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Mais de 800 instituições de todo o país estão mobilizadas na ampliação do envolvimento com a comunidade e a troca de conhecimentos e vivências.

Até o dia 23 (sábado), serão realizadas milhares de atividades em mais de 580 municípios de todos os estados brasileiros. São atendimentos nas mais distintas áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão digital, consultoria jurídica, esporte e lazer.

A cada edição, o envolvimento das IES aumenta e as estatísticas crescem. Como resultado, o que se vê são números expressivos (mais de 70 mil atividades, mais de 12 milhões de atendimentos e mais de 2,7 milhões de alunos envolvidos, por exemplo). Para 2017, mais uma vez, a expectativa é de quebra de recordes. No entanto, mais importante do que essas cifras são os impactos diretos, os benefícios gerados tanto para as pessoas atendidas quanto para alunos, professores, técnicos e voluntários que se engajam no projeto.

Hoje, graças ao empenho, esforço e dedicação de cada instituição de educação superior participante, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular consiste em um marco da mobilização social do setor. De forma democrática e acessível, a iniciativa engloba não apenas instituições particulares – associadas ou não à ABMES –, como as públicas e também as que integram o Sistema “S”.

Atenção para a divulgação e para o registro

Tão importante quanto realizar as ações, é garantir que elas cheguem ao conhecimento do público-alvo, estimulando a participação da comunidade em cada atividade promovida. Para isso, certifique-se de ter elaborado uma boa estratégia de comunicação de modo a garantir que a população que vive na região onde a sua IES está inserida tenha ciência do que acontecerá nos próximos dias, bem como a hora e o local exato onde cada atividade será realizada.

Para facilitar nesse processo, inclusive, a ABMES disponibiliza diversos materiais de apoio que podem ser impressos e utilizados por sua IES, como cartazes, banners, placas de sinalização e camisetas.

Vale registrar, ainda, a importância de serem feitos registros fotográfico e em vídeo das atividades. Além desse material ser necessário para a finalização do cadastro no Sistema da ABMES, sua instituição ainda pode concorrer em uma das quatro categorias do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES: Institucional, Documentário, Cobertura Jornalística e Videoclipe.

Após a conclusão das atividades e a inserção de todas as informações no Sistema, a instituição recebe o Selo IES Responsável, uma marca que atesta o comprometimento da organização com a responsabilidade social.

A Semana da Responsabilidade Social é o momento de dar ainda mais visibilidade às ações realizadas pelas IES ao longo de todo o ano. Participe dessa grande mobilização nacional e contribua para a melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas e para uma formação mais ampla, consciente e engajada da comunidade acadêmica.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

A ABMES promove em 2017 a 13ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Notícias

Vencedores do Concurso Silvio Tendler serão premiados em 5 de dezembro

O ganhador de cada uma das quatro categorias receberá prêmio de R$ 2,5 mil

Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular bate recorde de participação em todo o Brasil

A iniciativa recebeu adesão de mais de 900 instituições que ofereceram aproximadamente 2 milhões de atividades e atendimentos gratuitos à população em diferentes áreas, como saúde, educação, cultura e lazer

Responsabilidade Social: Campanha 2017 bate recorde de adesões

Foram realizados mais de um milhão de atendimentos em todo o país em áreas como educação, saúde, cultura e meio ambiente

Universidades privadas oferecem serviços gratuitos à população nesta semana

Desde a sua criação, em 2005, o projeto já proporcionou mais de 13 milhões de atendimentos à população

Comissão permite que trabalho voluntário valha como atividade curricular em curso superior

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada, Josi Nunes (PMDB-TO), ao Projeto de Lei 3963/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Educação Cidadã

ABMES incentiva instituições de ensino superior (IES) a desenvolverem seu papel social

Instituições de ensino superior de todo o Brasil já podem se inscrever na Semana da Responsabilidade Social

Objetivo é oferecer programação social gratuita para a comunidade, de 18 a 23 de setembro, em mais de 250 municípios