Detalhe

Sólon Caldas: MP 785 - o fim do Fies e do sonho da educação superior

22/11/2017 | Por: Folha de S.Paulo | 3184
Avener Prado/Folhapress Em foto de 2015, alunos da FMU que se inscreveram no Fies passam a madrugada em frente à faculdade para validar suas matrículas

Nos últimos três anos, temos visto a principal política pública de inclusão e acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior minguar. A cada nova medida ou alteração sofrida, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi deixando ainda mais distante o sonho de milhões de jovens brasileiros de obterem uma graduação.

A última "pá de cal" pode ter sido jogada pelo governo federal ao editar a medida provisória 785/2017, que altera as regras do programa.

Para bom entendedor, o recado foi dado: sem querer assumir o ônus político de extinguir uma das iniciativas mais exitosas das últimas décadas, o governo optou por redesenhá-la de modo que sua execução seja praticamente inviabilizada nas duas pontas do processo. Tanto para os alunos quanto para as instituições de educação superior, a MP 785 praticamente decreta o fim do Fies.

Para os estudantes, os problemas são diversos. A atual taxa de juros de 6,5% é substituída por três patamares, sendo que, no último, onde será ofertado o maior número de vagas, ela passará a ser regulada pelo mercado, já que os bancos privados serão os responsáveis pela operação do financiamento.

Outro entrave passa a ser a extinção do prazo de carência de 18 meses para início da amortização da dívida após a conclusão do curso superior.

E isso sem mencionar diversos outros pontos, além da manutenção das dificuldades criadas desde 2015, quando o programa deixou de financiar 100% das mensalidades e passou a exigir desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) incompatível com a qualidade da educação básica pública ofertada em boa parte das escolas do país —exatamente onde está concentrada a maior parcela do público-alvo do Fies.

Essa precarização também é verificada na relação do programa com as instituições de educação superior. O pagamento direto para os bancos da diferença entre o valor financiado e valor da mensalidade —a ser repassado posteriormente para as IES; a indexação do reajuste das mensalidades dos beneficiados pelo Fies com base em taxa fixada pelo governo; e a elevação da contribuição para o Fundo Garantidor do Fies (FGEDUC) pelas IES de 6,5% para até 25% são alguns itens indigestos do cardápio oferecido às instituições e que inviabilizam a oferta do programa por elas.

Como justificativa para tamanha transformação, o governo alia o discurso de austeridade fiscal à falácia da alta inadimplência do Fies. Para chegar ao índice de 50% de descumprimento dos contratos, como insiste em alardear, o Executivo federal adicionou à conta os estudantes que ainda estão no prazo de amortização.

Vale registrar, contudo, que apenas 5% dos contratos vigentes encontram-se nesta etapa, com cerca de 30% de inadimplência. Portanto, estamos falando em 30% de 5% dos contratos, e não de 100%.

Ao converter uma política pública social em política econômica, o governo dá as costas para a relevância da iniciativa para a transformação de indivíduos e da nação como um todo.

Tratar investimento em educação como gasto não foi o caminho percorrido por quem já atingiu patamares de qualidade que ainda vislumbramos em um horizonte distante. Tão distante que nem nossas metas internas conseguiremos alcançar caso a política educacional siga este fluxo.

Afinal, atingir 33% de taxa líquida de jovens com idades entre 18 e 24 anos inseridos na educação superior é algo praticamente inviável sem um pacto social que viabilize o acesso desses meninos e meninas às instituições particulares, responsáveis por mais de 75% dos alunos de graduação no país.

As audiências públicas realizadas na Comissão Mista que analisou a MP 785/2017 no Congresso Nacional mostraram que alternativas existem e que tanto as instituições de educação superior quanto a sociedade civil estão dispostas a dialogar no sentido de construir um programa de financiamento da educação superior que atenda às necessidades de todas as partes envolvidas.

O que não se pode permitir é que o país continue mantendo longe dos bancos das faculdades aqueles estudantes de famílias menos favorecidas que sonham com uma profissão e com uma vida melhor.

Sem o Fies, caminharemos com passos firmes rumo ao retrocesso da educação superior e, em curto intervalo de tempo, teremos ameaçado tanto o desenvolvimento social quanto o desenvolvimento econômico do país. É esse o futuro que desejamos?

*Sólon Caldas é diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Reforma do Fies é aprovada pelo Senado Federal

O Senado aprovou a medida provisória (MP) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Sem alterações em relação ao texto que já havia recebido aval na Câmara dos Deputados, o texto segue para sanção presidencial.

Câmara aprova MP que muda regras do Fies

A MP 785 foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguiu para tramitação no Senado Federal, onde precisa ser votada até 17 de novembro.

Durante a votação, foram feitas alterações no texto original, como a retirada da possibilidade de instituições participantes do Proies oferecerem bolsas para educação na modalidade a distância e a exclusão da possibilidade de o estudante trabalhador usar recursos do FGTS para amortizar ou quitar empréstimos do Fies.

Comissão especial da MP da reforma do Fies aprova relatório em votação simbólica

A Comissão Mista da Medida Provisória 785 – da reforma do Fies – aprovou o relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) sobre as mudanças propostas pelo governo no programa de financiamento estudantil. Todos os destaques apresentados na comissão foram rejeitados.

Legislação

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 785, DE 06 DE JULHO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e dá outras providências. 


Notícias

Sólon Caldas: Público x particular - embate desnecessário e retrógrado

Le Monde Diplomatique Brasil | Em artigo, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, fala sobre a importância das instituições de ensino particulares para a democratização do conhecimento e o desenvolvimento acadêmico da população brasileira

Temer sanciona nova lei do Fies com dois vetos

A sanção, agora publicada no Diário Oficial da União (DOU), havia sido anunciada nesta quinta-feira, 7, em cerimônia no Palácio do Planalto

Governo lança Novo Fies, com 310 mil vagas

O Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi sancionado pelo presidente Michel Temer

ABMES debate mudanças no Fies com setor da educação superior cearense

Evento promovido pelo Sinepe-CE contou com a presença de representantes das IES da capital e municípios circunvizinhos

Prazo para renovação dos contratos do Fies acaba na quinta-feira (30)

Bom Dia Brasil: O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, questiona os dados em relação à inadimplência dos alunos

Mais de 85% já renovaram contratos do Fies; prazo termina quinta-feira

O prazo para renovação do Fies já foi estendido duas vezes e, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), não haverá mais prorrogação

Editorial: O novo Fies

Estadão: Desde que foi editado, em julho deste ano, o texto original da MP recebeu 278 emendas, das quais mais de 40 foram apresentadas por deputados vinculados a entidades como a ABMES

Uso de FGTS para pagar Fies pode liberar R$ 70 bilhões

MP com novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil deve ser votada esta semana; várias áreas do governo cobiçam recursos do FGTS

As polêmicas do novo Fies

Exame.com: Os bancos farão exigências muito maiores para conceder financiamento. Na prática, isso restringe o acesso, porque o aluno que realmente precisa não vai conseguir entrar no programa por conta dessas exigências, afirma Sólon Caldas