Detalhe

Governo publica exoneração de sete ministros; saída de Meirelles ainda é incerta

06/04/2018 | Por: Folha de S. Paulo | 3137
Folha de S. Paulo

O governo publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (6), a exoneração de sete ministros que pretendem concorrer as eleições de outubro.

Deixaram as pastas que ocupavam os seguintes ministros: Mendonça Filho (Educação), Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Leonardo Picciani (Esportes), José Sarney Filho (Meio Ambiente), Dyogo Oliveira (Planejamento) e Marx Beltrão (Turismo).

Esta sexta é o prazo máximo para que ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem para se candidatarem a cargos eletivos.

O Palácio do Planalto aguarda ainda o pedido de exoneração de Helder Barbalho (Integração Nacional), o que deve acontecer à tarde, e sua exoneração sairá em edição extra no Diário Oficial.

Segundo a Folha apurou, os ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), decidiram não disputar eleições e permanecer o no governo. O mesmo gesto foi anunciado por Gilberto Kassab (Comunicações) esta semana, que não será mais candidato a vice na chapa de João Doria ao governo de São Paulo.

 

MEIRELLES

O governo aguarda ainda a decisão de Henrique Meirelles sobre se sairá da Fazenda para disputar as eleições. Ele se reúne na manhã desta sexta com o presidente Michel Temer para definir seu futuro.

O chefe da equipe econômica se filiou ao MDB na última terça (3), sem garantias de que seria candidato, mas dizendo que sairia da pasta na sexta (6).

Como a Folha mostrou na quinta (5), ele mudou o tom após o tratamento recebido na cerimônia em que se filiou ao MDB.

Recebido em clima de campanha, ele se sentiu em segundo plano. A ausência de consultas do partido a ele para uso de usa imagem do evento e o jingle que dizia "M de Michel, M de Meirelles, M de MDB" o incomodaram. Para o ministro, a legenda e o próprio presidente não cumpriram o combinado de que os dois teriam o mesmo tratamento até que fosse definida a candidatura para o Palácio do Planalto.

Com apenas 2% das intenções de voto, segundo Datafolha, Meirelles sabia que Temer tem preferência para disputar a Presidência da República, mas ele havia combinado com o partido que tentaria se viabilizar


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Abertura)

Data:11/04/2018

Descrição:

Abertura da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Henrique Sartori)

Data:11/04/2018

Descrição:

Henrique Sartori, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e secretário da Seres/MEC, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Mendonça Filho)

Data:11/04/2018

Descrição:

Mendonça Filho, Comendador da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e deputado federal, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Gilberto Garcia)

Data:11/04/2018

Descrição:

Gilberto Garcia, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Janguiê Diniz)

Data:11/04/2018

Descrição:

Janguiê Diniz, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Considerações Finais)

Data:11/04/2018

Descrição:

Considerações finais da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Vídeos

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Abertura

Discurso de Janguiê Diniz, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, durante a abertura da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Gilberto Garcia

Discurso de Gilberto Garcia, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Henrique Sartori

Discurso de Henrique Sartori, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e secretário da Seres/MEC, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Mendonça Filho

Discurso de Mendonça Filho, Comendador da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e deputado federal, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Matéria | Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Confira como foi a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior realizada em 10 de abril de 2018 na sede da Associação, em Brasília/DF.

Na ocasião, o grão-mestre da Ordem, Janguiê Diniz, condecorou Mendonça filho como comendador; e Gilberto Garcia e Henrique Sartori como oficiais. 

Eventos

Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

10/04/2018

Hora:9h (abertura com coquetel de boas-vindas) a 12h

Legislação

DECRETO S/N, DE 09 DE ABRIL DE 2018

Nomeia Rossieli Soares da Silva, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Educação, ficando exonerado do que atualmente ocupa.


DECRETO S/N, DE 05 DE ABRIL DE 2018

Exonera, a pedido, José Mendonça Bezerra Filho do cargo de Ministro de Estado da Educação.


Notícias

Mendonça Filho, Gilberto Garcia e Henrique Sartori são condecorados com o Mérito ABMES da Educação Superior

Cerimônia aconteceu em Brasília/DF e marcou o início das atividades da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior

Personalidades da educação serão condecoradas com o Mérito ABMES da Educação Superior

Sessão solene, que galardoará Mendonça Filho, Gilberto Garcia e Henrique Sartori, acontecerá em 10 de abril, em Brasília/DF

Ministro da Educação participa de lançamento do projeto 100 Anos de Educação Judaica no Brasil

Na ocasião, ele comentou sobre uma das visitas que fez a Israel, quando pôde conhecer experiências de ensino bem-sucedidas

MEC divulga resultados do Enem 2017 e anuncia calendário do exame em 2018

O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada

Governo exonera temporariamente ministros para que votem reforma da Previdência

Exonerações de ministros da Educação, Cidades e Minas e Energia foram publicadas no Diário Oficial desta quarta. Eles têm mandato de deputado e vão atuar na Câmara em favor de reformas propostas pelo governo

Mendonça Filho será ouvido na quarta sobre prioridades do Ministério da Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte agendou para quarta-feira (6), às 9h30min, a primeira audiência pública com o novo ministro da Educação, Mendonça Filho

Mendonça Filho (DEM), ministro da Educação e Cultura do governo Temer

Ministério da Educação e da Cultura vão se fundir em único ministério, comandado pelo deputado federal

#ABMESINFORMA

06/01/2017

Balanço da Seres/MEC das ações realizadas ao longo da gestão do Ministro Mendonça Filho

Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) faz balanço das ações realizadas ao longo da gestão do Ministro Mendonça Filho e agradece a parceria estabelecida nesse período com outras unidades do MEC e entidades externas