Detalhe

ABMES lança 42ª edição da revista Estudos no XI CBESP

28/05/2018 | Por: ABMES | 3197

Com objetivo de fornecer subsídios a instituições de educação superior (IES) e pesquisadores da área a respeito da nova legislação e dos novos instrumentos de avaliação, publicados em outubro de 2017, a ABMES lançará, durante o XI CBESP, a 42ª edição da revista Estudos.

A revista, que traz uma análise aprofundada sobre o tema, considerando a evolução observada em vários pontos do novo marco regulatório, bem como aspectos contraditórios, será entregue aos participantes dos workshops: “Como adaptar sua instituição ao novo marco regulatório“ e “Como adaptar sua instituição aos novos instrumentos de avaliação“, que serão realizados na sexta-feira (8/6) e contarão com a participação dos autores da publicação.

A pesquisa
Durante seminário da ABMES realizado em 6 de fevereiro, com o tema “Os instrumentos de avaliação da educação superior no contexto da nova legislação”, especialistas fizeram considerações relevantes para todo o setor na fase de implementação dessa nova modelagem. As exposições e os debates realizados provocaram uma reflexão sobre os cenários da educação superior no Brasil à luz da nova legislação. Como resultado, os palestrantes presentes na ocasião – Iara de Xavier, Maximilano Damas e Paulo Chanan – produziram o estudo. 

A publicação traz um panorama da legislação da educação superior brasileira, análise dos instrumentos de avaliação para todos os atos institucionais e de curso e o conceito de inovação dentro desse contexto, na busca permanente das instituições de ensino superior por qualidade, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

Novos instrumentos
Publicadas pelo Ministério da Educação (MEC), as Portarias 1.382 e 1.383, abordam, respectivamente, aos indicadores dos instrumentos de avaliação institucional externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica e de avaliação de cursos de graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

ABMES Editora
Esta é uma publicação da ABMES Editora, que ao longo de mais de três décadas já publicou cerca de 300 volumes, um verdadeiro legado da educação brasileira, sendo referência na produção intelectual, disseminação do conhecimento e fonte de pesquisa no meio acadêmico.

XI CBESP
O Congresso, que será realizado nos dias 7, 8 a 9 de junho de 2018, na Ilha de Comandatuba/BA, reúne lideranças, especialistas e autoridades para debater desafios e soluções para o setor. O evento abordará o tema “Educação Superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”.

Interessados em participar do evento têm até 3 de junho para garantir os valores promocionais do 4º lote de inscrições. Para realizar inscrição, clique aqui.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

XI CBESP | Confira como foi o primeiro dia do evento

Na quinta-feira (6/6) teve início o maior congresso da educação superior brasileira. O evento foi aberto pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e a conferência de abertura contou com a presença de William Douglas, professor e juiz federal brasileiro. Confira como foi.

XI CBESP | Inclusão, inovação e educação darão o tom dos debates do congresso

Confira o tema da 11ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) e a importância dos debates que serão realizados no maior evento da educação superior do país

XI CBESP | Principal congresso de educação superior do Brasil desembarca na Bahia

O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) já é reconhecido como o maior evento do setor no país, especialmente em razão do conteúdo das palestras apresentadas e da presença de especialistas renomados, além das principais lideranças do setor e de autoridades governamentais e políticas. Na 11ª edição, a programação terá um diferencial com dois temas de grande relevância para as IES. Confira:

Legislação

RETIFICAÇÃO PORTARIA MEC Nº 1.382, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017

Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


RETIFICAÇÃO PORTARIA MEC Nº 1.383, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


Notícias

Congresso do ensino superior particular tem 450 participantes

Correio Braziliense: Na sessão de abertura, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, elogiou a decisão do ministro da Educação, Rossieli Soares, de ampliar de R$ 30 mil para R$ 42 mil o teto semestral do Fies, restabelecendo o valor que valia até o segundo semestre de 2016

Ministro da Educação abre Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular na Bahia

Também estarão presentes as principais autoridades, lideranças e especialistas da área para debater o futuro do setor, abordando os principais desafios e soluções

Livro "Falta de educação gera corrupção" será lançado no XI CBESP

A obra, assinada por Janguiê Diniz, presidente da ABMES, explica que a educação é um instrumento transformador e libertador dos indivíduos. Os interessados poderão adquirir o livro em primeira mão durante o Congresso

XI CBESP contará com atendimentos do Projeto Seres em Ação

O serviço será oferecido na sexta-feira, 8 de junho, mediante agendamento prévio. Quatro mesas estarão à disposição dos inscritos: sistema e-MEC; atos institucionais presenciais; atos de cursos presenciais; e atos institucionais e de cursos EAD. Vagas limitadas

Instituições de educação superior proporão ajustes nos novos instrumentos de avaliação

Anúncio foi feito durante seminário promovido pela ABMES, em Brasília, que reuniu representantes das instituições e especialistas em avaliação educacional

XI CBESP trará novidades com workshops sobre avaliação e regulação

Evento será realizado de 7 a 9 de junho de 2018 e primeiros inscritos participam gratuitamente das oficinas práticas

Novos horizontes para o ensino superior

CBESP 10 provoca mantenedores e gestores a construir no agora a educação do futuro

Editora

Revista Estudos nº 40

A revista Estudos 40 reúne os textos apresentados no seminário Erros e acertos da avaliação educacional no Brasil, acompanhados de documento conclusivo com propostas concretas capazes de oferecer subsídios às mudanças no modelo de avaliação atual e de orientar o setor privado na defesa de uma política para a educação superior.

Revista Estudos nº 41

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 41 traz um diagnóstico das pequenas e médias instituições de ensino superior.

Revista Estudos nº 42

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 42 aborda os cenários da Educação Superior no Brasil: reflexões sobre a nova legislação e os novos instrumentos de avaliação.