Detalhe

Roberto Lobo lança livro sobre sua vida profissional

10/12/2018 | Por: ABMES | 3161
Foto: Jornal da USP

As experiências, opiniões, alegrias e decepções vividas como pesquisador e reitor de duas importantes universidades: uma pública, a Universidade de São Paulo (USP), e outra uma instituição tradicional particular com planos de se tornar uma referência nacional, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), são contadas por Roberto Lobo em seu novo livro “Desafios e escolhas de uma liderança: A vida profissional do ex-reitor da USP e da UMC”.

Escrita ao lado de sua esposa, Maria Beatriz Lobo, a obra descreve o percurso trilhado por Lobo para construir sua carreira de experiências profissionais no Brasil e no exterior.

Na primeira parte, o pesquisador dá suas opiniões e descreve com detalhes alguns dos projetos ambiciosos que liderou como a criação e instalação do Laboratório Síncrotron, o primeiro laboratório nacional do Brasil e o primeiro acelerador de elétrons do Hemisfério Sul, o curso de Ciências Moleculares na USP para estimular novos cientistas e o programa Disque-Tecnologia de apoio ao pequeno empresário.

Já na segunda parte, Maria Beatriz Lobo traz a outra fase da sua vida, quando Lobo assumiu a Reitoria da UMC, o que gerou capa de revista e manchetes de jornal, além de uma imensa curiosidade de como ele conseguiria desenvolver bons projetos com o orçamento reduzido.

Com apresentação de diversos cases, a narrativa prossegue contando como o casal, a partir de suas experiências, tornou-se empreendedor, criando uma reconhecida consultoria em educação superior.

Sobre o autor
Roberto Leal Lobo e Silva Filho é engenheiro elétrico formado pela PUC/RJ, mestre e doutor pela Purdue University, e pesquisador visitante da Boston University desde 2016. Ocupou cargos importantes nas instituições governamentais Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ele criou o Laboratório Nacional Síncrotron e ocupou o cargo de primeiro diretor desta instituição, além de ter sido reitor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Presidiu o Programa Alfa da União Europeia e foi consultor da Columbur, associação da Unesco. Fundou o Instituto Lobo e a Lobo & Associados Consultoria.

Os interessados podem comprar o livro pelo site da Editora Labrador, clique aqui.

Os que quiserem comprar em maior quantidade, devem entrar em contato com a editora por meio de Rosangela pelo e-mail adm@editoralabrador.com.br ou telefone (11) 3641 7446.


Conteúdo Relacionado

Legislação

REPUBLICADA RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. 


PARECER CNE-CES Nº 635, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2018

Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Direito.


Notícias

MEC mantém curso de Direito em 5 anos e aprova novas disciplinas obrigatórias

Os estudantes que ingressarem no curso de Direito a partir de agora contarão com as disciplinas de Direito Previdenciário, Mediação Conciliação e Arbitragem

Finep atende solicitação da ABMES e lança financiamento para inovação nas IES

Instituições particulares contarão com condições especiais para desenvolverem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Direito da infância e da juventude deve ser ensino obrigatório na graduação de Direito

Cabe ao Conselho Nacional de Educação (CNE) traçar as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Direito