Detalhe

IES recebem atendimento individual da Seres/MEC durante ABMES Regional

26/02/2019 | Por: ABMES | 6142
Foto: ABMES

Mais de 70 processos de instituições de educação superior de Santa Catarina/SC e região foram analisados pela equipe de servidores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), por meio do projeto Seres em Ação, nesta terça-feira (26/02), durante o primeiro evento ABMES Regional de 2019, realizado em Florianópolis/SC.

O coordenador geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior da Seres/MEC, Éder Santos, afirmou que a parceria entre a secretaria e a ABMES tem sido bastante profícua e terá continuidade. “Estamos realmente comprometidos em ajudar as instituições e aproximar o ministério da educação com o setor particular”.

Santos ressaltou que o projeto Seres em Ação é apenas umas das iniciativas que a secretaria promoverá para ouvir as instituições. “Precisamos construir pontes. Nossa gestão está bastante empenhada em fazer isso com bases sólidas para que tenhamos um relacionamento profundo”.

O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, falou sobre a importância de representantes da Seres/MEC irem ao encontro dos mantenedores regionais para trocar ideias e tentar esclarecer e agilizar processos. “Esse é um trabalho essencial e vem sendo muito bem feito”, ponderou Diniz.

Instituições atendidas
Mediante agendamento prévio, 24 instituições foram atendidas individualmente ao longo de todo o dia. Elas puderam esclarecer dúvidas e acompanhar suas solicitações sobre o sistema e-MEC, atos institucionais de cursos presenciais e a distância, entre outros temas.

Para a secretária geral de ensino da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Solange Antunes de Souza, conhecer pessoalmente as pessoas que tratam dos processos na Seres e falar diretamente com eles traz mais segurança e confiança na solução de demandas.

Já para Rainer Marinho, representante da Faculdade modelo de Curitiba no evento, receber atendimento in loco da secretaria foi uma oportunidade única. “Além de ter nos poupado uma ida à Brasília, conseguimos resolver diversos problemas que tínhamos relacionados a processos da Seres de forma prática e rápida”, afirmou.

A Secretaria já confirmou presença no próximo ABMES Regional, que será realizado no dia 21 de maio, no Rio de Janeiro/RJ, e em outros eventos da Associação.

Clique aqui e confira o calendário ABMES para 2019.

Sobre o ABMES Regional
Iniciado em outubro de 2017, quando passou por Porto Alegre/RS, o projeto ABMES Regional visitou em 2018 as cidades de Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE e Belém/PA. Em 2019, a primeira edição foi realizada em Florianópolis/SC e passará ainda pelo Rio de Janeiro/RJ e Cuiabá/MT.

Todas as edições contaram com a parceria dos sindicatos locais e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC).


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES Regional SC aproxima ainda mais setor de educação superior e MEC

Confira como foi o primeiro evento ABMES Regional de 2019. Realizado no dia 26 de fevereiro, em parceria com a Ampesc, o encontro reuniu em Florianópolis mais de 100 instituições de Santa Catarina e região parar falar sobre temas de extrema relevância. Além de representantes do setor particular, a Seres/MEC e a Finep marcaram presença

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.095, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018

Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.


PORTARIA MEC Nº 330, DE 05 DE ABRIL DE 2018

Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino.


Notícias

ABMES Regional em Santa Catarina aproxima ainda mais setor de educação superior e Ministério da Educação

Realizado em Florianópolis no dia 26 de fevereiro de 2019, o evento contou com atendimentos individuais da iniciativa Seres em Ação/MEC

SC: matrículas na educação superior crescem acima da média nacional

Constatação faz parte de análise da ABMES com a Educa Insights que também mapeou o desempenho do setor particular e o perfil do estudante no estado