Detalhe

Coronavírus: 94% dos alunos de instituições particulares querem continuar estudando, diz pesquisa

03/04/2020 | Por: ABMES | 7279

Estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostra que 94% dos alunos que cursam ensino superior presencial em instituições particulares de todo o país pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A pesquisa será repetida em outros dois momentos, de modo a acompanhar a evolução da situação.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (02/04) em coletiva que reuniu jornalistas dos principais veículos de imprensa nacionais e, logo em seguida, no Seminário Virtual ABMES “Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar?”. Instituições de todo o país puderam acompanhar a exposição do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, acerca da mudança de cenário provocada pela pandemia e esclarecer dúvidas para as tomadas de decisões das IES. 

Continuidade
Embora considerem de extrema relevância os impactos da pandemia para o país, 57% dos alunos entrevistados pretendem dar continuidade aos estudos seja qual for o cenário. Outros 37% temem que o vírus possa trazer riscos à continuidade do curso. Apenas 6% avaliam desistir dos estudos em função do cenário atual, conforme aponta o relatório.

“A pesquisa mostra que o valor da educação está muito assegurado, mesmo diante desta crise. Porém, nós, como instituições de educação superior, precisaremos agir no sentido de atender individualmente aos que querem continuar estudando, mas estão em situação de risco financeiro. Cada instituição deve fazer isso com as ferramentas disponíveis. O importante é não deixarmos nenhum estudante para trás”, afirmou Celso Niskier. 

Captação
O estudo ouviu também pessoas que planejam iniciar um curso superior, presencial ou EAD, nos próximos 12 meses. Igualmente preocupados com os impactos do COVID-19 no futuro do país, 44% dizem que o cenário provocado pela doença tem baixo impacto na decisão de começar uma graduação. Por outro lado, 39% acreditam que as consequências do novo coronavírus podem causar alto impacto na decisão de ingressar em um curso superior. Outros 18% avaliam que o cenário atual deverá causar impacto moderado.

Mesmo diante de um cenário instável em decorrência do avanço do vírus no país, 22% dos prospects planejam iniciar sua graduação no próximo semestre. Outros 30% esperam ingressar em um curso superior no início de 2021. Enquanto 43% disseram que preferem esperar a situação normalizar e só então decidir o momento ideal para ingressar na faculdade.

Daniel Infante, sócio fundador da Educa Insights, ressaltou a mensagem positiva encontrada nos resultados e acrescentou que “temos algumas responsabilidade e prioridades óbvias nesse primeiro momento, como ajustes acadêmicos e controle financeiro, mas as IES não devem deixar de planejar sua captação. Até o momento, os alunos não pretendem parar de estudar. Essa demanda existirá”.

Reposta imediata do aluno
Quando perguntados sobre quais fatores poderiam influenciar em uma possível desistência do curso, a maioria (58,4%) apontou preocupação com a manutenção do emprego. Outros 11,9% disseram temer que seus pais ou responsáveis não consigam arcar com as mensalidades. A dificuldade de adaptação ao modelo de aulas virtuais foi apontada por 15,3% dos entrevistados. Ainda 7,5% afirmaram que poderiam desistir do curso para usar o dinheiro para cobrir outras despesas e 6,9% deixariam o curso caso não fossem interrompidas as aulas presenciais diante do risco de contaminação ao novo coronavírus. 

União
O diretor presidente da ABMES explicou que apresentar e esclarecer esses dados para as IES de todo o país vai ao encontro do objetivo da Associação, especialmente em momentos mais delicados. “Nosso papel é ajudar para que as instituições tomem as melhores decisões em tempos conturbados. O que importa em primeiro momento é vencer a batalha do coronavírus, mas, ao mesmo tempo, precisamos colocar na pauta a educação, pois ela garantirá o futuro do país. Não podemos parar, temos que perseverar, nossos estudantes precisam da gente para conquistarem um futuro melhor”, conclui Niskier.

Levantamento
O estudo foi realizado virtualmente entre os dias 20 e 23 de março com homens e mulheres, de idades entre 17 e 50 anos, pertencentes às classes socias A, B, C e E. Foram ouvidos 485 alunos de graduação, matriculados em cursos presenciais ou EAD de instituições particulares, há pelo menos 6 meses.

Também foram entrevistados outros 512 potenciais alunos que tenham interesse de início em cursos de graduação presencial ou EAD em faculdades privadas nos próximos 12 meses. Estão previstas outras duas etapas da pesquisa, que deverão ser realizadas na segunda quinzena de abril e em meados de maio de 2020.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 2ª onda do estudo

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 5 de maio de 2020, que apresentou a segunda onda do do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Apoie o movimento #EducaçãoMaisForte

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, fala a importância da união de todos em prol da educação superior neste momento delicado causado pela pandemia do novo coronavírus. "Saindo da crise, é a educação que vai reconstruir o Brasil"

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Balanço Geral - 02/04/2020

Diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre pesquisa divulgada pela Associação, em parceria com a Educa Insights, mostrando que 94% dos alunos que cursam ensino superior presencial em instituições particulares de todo o país pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos da pandemia do novo coronavírus

Notícias

Do presencial ao online no susto: por que o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

Estadão: Em artigo elaborado por Francisco Sardo, ele comenta cobre o estudo realizado pela ABMES

Na pandemia, 22% das faculdades particulares pausaram atividades e não adotaram o ensino remoto, diz pesquisa

G1: Levantamento contratado por associação do setor aponta que 40% dos alunos disseram que conseguem pagar a mensalidade pelos próximos três meses

Mesmo diante da pandemia, pessoas planejam ingressar no ensino superior

Segunda fase do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior foi divulgada nesta terça-feira (5/5) durante seminário virtual da ABMES

Manifesto pela Educação Brasileira

Posicionamento do setor educacional diante da situação econômica causada pela pandemia do novo coronavírus

O remédio da educação

IstoÉ: instituições particulares adotam métodos digitais de aprendizado para evitar interrupção das aulas, cumprir carga horária e diminuir impactos da pandemia

Para 20% dos alunos, será difícil pagar curso

Valor Econômico: A ABMES negocia com o BNDES crédito para financiar estudantes ou conceder bolsas

Dificuldades financeiras são principal preocupação de estudantes ante Covid-19

Estadão | Broadcast: Diretor presidente da ABMES afirma que o setor deve estudar, caso a caso, como conceder bolsas e refinanciamentos para alunos que enfrentarem desemprego ou redução de renda durante a Covid-19

Quase metade dos estudantes não sabe por quanto tempo conseguirá pagar graduação diante da crise

CBN: matéria fala sobre a pesquisa apresentada pela ABMES sobre o impacto do coronavírus na educação superior

94% dos alunos de faculdades particulares querem continuar estudando

Correio Braziliense: Estudo da Educa Insights em parecia com a ABMES mostra a percepção de alunos do ensino superior sobre a crise provocada pela Covid-19

Universitários tem fim do sonho do diploma, com efeitos do coronavírus

Estado de Minas: matéria traz dados da pesquisa divulgada pela ABMES mostrando que 94% dos alunos que cursam ensino superior presencial em instituições particulares pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos da pandemia

Mesmo com coronavírus, 94% dos alunos vão seguir com estudos

R7: Pesquisa realizada pela ABMES aponta que o uso da tecnologia no ensino é um caminho sem volta

Coronavírus: confira o repositório legal

Listagem das solicitações feitas a órgãos oficiais em razão da pandemia do novo coronavírus

Posicionamento ABMES sobre aulas remotas

Esclarecimento sobre a atuação das IES diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater o novo coronavírus

#ABMESINFORMA

12/03/2020

Orientações ao setor particular de educação superior sobre prevenção ao Coronavírus

Embora a incidência da doença ainda seja baixa nacionalmente, recomendamos a implementação de um plano de contingenciamento para possíveis impactos nas atividades econômicas do país