Detalhe

Grupos temáticos da MetaRedX Brasil debatem temas urgentes para o empreendedorismo brasileiro

24/07/2023 | Por: ABMES | 1400

A MetaRedX Brasil – empreendedorismo, rede colaborativa que reúne instituições de educação superior (IES) da América Latina, bem como de Portugal e da Espanha, voltada para o desenvolvimento do espírito empreendedor universitário, no Brasil, é promovida pela Universia e Santander Universidades, com o apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

A rede é dividida em quatro grupos temáticos: Indicadores de Empreendedorismo Universitário; Ecossistemas de Empreendedorismo; Capacitação e Formação e Direção de Unidades de Empreendedorismo.

Os participantes de cada grupo se reúnem virtualmente, em média, a cada 15 dias para dar continuidade aos debates e encaminhamentos. Os participantes são gestores de IES brasileira de diferentes portes, interessados em fortalecer o empreendedorismo dentro das instituições.

Participação internacional
A última reunião do grupo “Capacitação e Formação e Direção de Unidades” contou com a participação de Deborah Estima, coordenadora de Incubadoras da Universidade dos Açores, em Portugal.

Na ocasião, a convidada apresentou o gabinete de empreendedorismo da Universidade dos Açores, comentando que a primeira ação foi a criação da marca “InUAc”. Ela explicou ao grupo que a marca precisa ser forte e compor a ideia principal do núcleo de empreendedorismo.

Depois, o gabinete de empreendedorismos elaborou os documentos legais e os regulamentos para dar base ao trabalho, ressaltando a importância de ter um apoio jurídico para regulamentação de todos os atos da criação. Mesmo em momentos posteriores, segundo a palestrante, “é necessário um acompanhamento do desenvolvimento por um advogado, devido à confidencialidade das ideias, questões de propriedade intelectual e elaboração de contratos. Então, é sempre bom ter contato com escritório da advogados especializados nesse assunto”.

Após um longo bate-papo sobre os desafios de um gabinete de empreendedorismo, Deborah citou a importância de se trabalhar em redes e parcerias, inclusive para obter financiamentos.

Soft Skills no empreendedorismo
Já no grupo com a temática “Direção de Unidades de Empreendedorismo” o assunto principal do momento são as soft skills. Segundo o coordenador do grupo, Wilson Rodrigues, o primeiro eixo de um bom projeto de empreendedorismo é a perspectiva da soft skills. Ele ilustrou com a situação atual do mercado, que impõe o desenvolvimento de uma visão comportamental, ressaltando que para empreender é necessário ter resiliência, entre outras virtudes.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Notícias

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio internacional da MetaRed X

As IES da MetaRed X Brasil – empreendedorismo, liderada pela ABMES, podem se inscrever no programa até o dia 31 de agosto de 2023

Reforma Tributária, Conselhão, FNE e outras articulações marcam a agenda política de julho na ABMES

O destaque político do mês de julho para o setor educacional foi a aprovação, em dois turnos, da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados

Educadores brasileiros recebem certificado internacional de empreendedorismo pela MetaRedX

Esta foi a primeira edição realizada em português do curso “Como criar um gabinete de empreendedorismo?”. A iniciativa contou com 29 participantes de Portugal e do Brasil

ABMES participa de seminário sobre Financiamento Estudantil promovido pelo MEC

Bruno Coimbra compôs a mesa “Experiências com a seleção de vagas no Fies I” e, em sua fala, fez um breve resumo do que tem sido discutido sobre o Fies nos últimos anos

Fórum Nacional de Educação coloca ensino médio e formação de professores em pauta

O Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a entidade na reunião do FNE, que contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana

ABMES participa de debate sobre pós-graduação no CNE

Na ocasião, a ABMES foi representada por seu Diretor Jurídico, Bruno Coimbra

Por dentro do que acontece no Fórum Nacional de Educação (FNE)

No último encontro do grupo, realizado no dia 26 de junho de 2023, entre outros temas, foi debatida a importância da participação social, do orçamento participativo e do Plano Plurianual (PPA)

Jovens querem empreender, mas faculdades não ensinam como, diz pesquisa

Estudo feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior revela distorção entre desejo dos universitários e curso superiores

MetaRed X chega ao Brasil para impulsionar o empreendedorismo universitário

Projeto colaborativo tem apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Editora

Inovação na Formação Inicial Docente

A ABMES, o Instituto Península e a ANEC, com apoio técnico do Movimento Profissão Docente, compartilham neste material seis experiências de Instituições de Ensino Superior que colocam em prática mudanças relacionadas aos Fatores de Qualidade e que podem contribuir para que mais organizações se inspirem e iniciem seu percurso de inovação na formação inicial.