Detalhe

Nomeação para o Conselhão, CBESP, seminários e evento regional marcam o mês de junho na ABMES

03/07/2024 | Por: ABMES | 282

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) encerrou o primeiro semestre do ano com uma série de seminários e encontros importantes para o setor educacional. 

Além disso, do dia 5 a 7 de junho, a Associação marcou presença no XVI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, em Mogi das Cruzes/SP.

No dia 18 de junho, a ABMES juntamente com o Brasil Educação, promoveu um seminário híbrido para receber a secretária da Seres/MEC, Marta Abramo. Durante o evento foi esclarecida a Nota Informativa n° 22/2024, a respeito dos processos de abertura de cursos e expansão de vagas de Medicina que estão em tramitação na pasta. O seminário contou com a participação do assessor especial do gabinete, Vítor Monteiro, da coordenadora-geral de Regulação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Maísa Gamba, da assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier, e da presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Lúcia Teixeira. 

Ainda no dia 18, Celso Niskier esteve presente com a senadora Janaina Faria e com o secretário executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, para a entrega da agenda programática de 2024 do Brasil Educação. 

Já no dia 19, a ABMES realizou um workshop sobre Inteligência Artificial (IA) nas instituições de educação superior (IES). O evento teve como finalidade capacitar profissionais sobre as aplicações da IA no contexto acadêmico e gerencial, explorando suas habilidades, desafios e oportunidades. A programação do workshop contou com expositores como o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier; o assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha e assessor da presidência da ABMES, Max Damas; o diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação, Ronaldo Mota; o coordenador executivo da área de educação do Governo de Transição, Luiz Cláudio Costa e do atuante na Universidade de Waterloo e na Conestoga College School of Creative Industries, Beto Lucena.

Encerrando o mês de junho, no dia 26, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a nomeação do diretor presidente da ABMES e secretário executivo do Brasil Educação, Celso Niskier, para o Conselhão da República, juntando-se assim com a vice-presidente da ABMES, Débora Guerra, que já compõe o grupo. O setor educacional terá como foco questões como empreendedorismo na educação, educação verde, IA na educação, inclusão e qualidade. No mesmo dia, foi realizado o ABMES Regional Sudeste, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento foi debatida a educação superior privada, destacando os temas emergentes na agenda do Governo, da ABMES e das instituições de educação superior (IES), como as licenciaturas, a educação a distância, abertura de cursos de medicina, Fies, ProUni, captação e outros.