Detalhe

Primeira visita oficial de reitores de universidades privadas no Brasil na MUM

06/09/2017 | Por: Interun | 3622

De 4 a 6 de setembro, uma delegação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou uma visita oficial à Rússia. Em sua estrutura, juntamente com a liderança das instituições de ensino, também participaram representantes das autoridades educacionais, membros da Assembleia Federal do Brasil e jornalistas. Em 4 de setembro, a Universidade Internacional de Moscou tornou-se o local para o 1º Fórum Russo-Brasileiro de Organizações de Ensino Superior.

Participaram da reunião o Primeiro Vice-Presidente da Educação e Ciência do Comitê Duma Estatal, Oleg Nikolaevich Smolin, o Departamento de Conselheiro de Política de Estado para o Ensino Superior, o Ministro da Educação e Ciência da Federação Russa, Anatoliy Nikolaevich Shvindt, representantes do Serviço Federal de Supervisão em Educação e Ciência (Rosobrnadzor ), reitores de universidades - membros da Associação, representantes da Embaixada do Brasil em Moscou, e o Fundo Nacional de Formação. O reitor da Universidade Internacional de Moscou, Lenar Albertovich Yunusov, abriu a reunião. Em seguida, foi a vez do embaixador do Brasil na Rússia, Antonio Luis Espinola Salgado, discursar.

O presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz, falou sobre o ensino superior brasileiro e as atividades da Associação, que apenas na delegação à Rússia reúne os proprietários de 80 universidades privadas brasileiras com cerca de 300 mil estudantes. Os participantes da reunião discutiram questões relacionadas ao ensino superior e à cooperação entre os dois países, programas educacionais internacionais, tecnologias educacionais modernas, bem como o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores.

Atualmente o Brasil tem uma grande rede de universidades privadas, onde estudam mais de 70% dos alunos. De muitas maneiras, esses indicadores foram alcançados através de um programa de apoio a organizações educacionais particulares, que foi adotado em 1996.

O vice-reitor de informatização da Universidade Internacional de Moscou, o professor associado Mikhail Ivanov, apresentou aos colegas estrangeiros o sistema de educação a distância implementado com sucesso na MUM. O presidente da ANVUZ, Vladimir Zernov, expressou a esperança de que as reuniões realizadas durante a visita contribuam para o desenvolvimento das relações de parceria no nível estadual, uma vez que a Rússia e o Brasil são membros dos BRICS. O presidente da MUM, Gennady Leonidovich Kostrov, resumindo a reunião, observou que a universidade é a principal estrutura que ajuda uma pessoa a se adaptar às mudanças das condições da vida moderna e a interação das universidades a nível internacional desempenha um papel importante neste processo.

Em 5 de setembro, a delegação brasileira e os reitores das universidades russas se reuniram com Sergey Sergeevich Kravtsov, chefe do Serviço Federal de Supervisão em Educação e Ciência. O tema da reunião foi a questão de um sistema unificado para avaliar a qualidade da educação na Rússia e as tarefas que o estado está estabelecendo para as universidades. "A tarefa da nossa organização é incentivar os especialistas individuais e todo o sistema de educação russa a mudar, ouvir as demandas do tempo e corrigir as deficiências", afirmou Sergei Sergeyevich.

O resultado da visita foi um acordo de maior cooperação. O presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz, e o presidente da ANVUZ, Vladimir Zernov, assinaram um memorando sobre a ampliação da cooperação no campo da educação, o que implica projetos conjuntos de pesquisa, intercâmbio acadêmico e científico, realização de conferências e fóruns internacionais.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience

Diretor presidente da ABMES é condecorado durante visita universidade russa

O gesto ocorreu no dia 7 de setembro, o quarto da agenda de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

MSPI em reunião de reitores de universidades privadas do Brasil (ABMES) e Rússia (ANVUZ)

O primeiro dia do encontro com reitores de universidades privadas dos dois países foi realizado na Universidade Internacional de Moscou

ABMES e Universidade Russa da Amizade entre os Povos, com o mais avançado programa de internacionalização do país, assinarão convênio no Brasil

Intenção é viabilizar a dupla diplomação em mestrados feitos em instituições associadas à Associação

ABMES é recebida em Moscou pelo diretor nacional de Controle de Qualidade da Educação e Ciência da Rússia

O debate se deu no fim da tarde de terça-feira (5/9), na sede da entidade do Governo Federal Russo, em Moscou