Detalhe

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

20/09/2017 | Por: ABMES | 3906

Após assinar em Moscou dois acordos que visam a cooperação e intenção de ampliar o processo de internacionalização entre as instituições de educação superior do Brasil e Rússia, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) também estabeleceu compromisso de estreitar relações com a Saint Petersburg University of Management Technologies and Economics (UMTE), de São Petersburgo. A assinatura encerrou a programação do dia 7 de setembro, o quarto de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience, formada por 36 reitores e diretores de universidades, centros universitários e faculdades brasileiras.

"Os russos compreenderam bem as semelhanças e diferenças nos processos de formação educacional dos dois países e querem nos ajudar nos aspectos que estão mais adiantados. Por outro lado, ficaram impressionados e pediram para conhecer melhor as ferramentas de gestão das instituições particulares brasileiras", constatou o vice-presidente da ABMES Celso Niskier. Como em todas as visitas, a internacionalização e o intercâmbio de alunos entre os dois países - com o objetivo de viabilizar uma dupla diplomação - foram os temas mais discutidos.

Apresentação - Antes do fechamento da parceria, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e o reitor da UMTE, Oleg Smeshko, lideraram os debates, que envolveram a apresentação de três professores russos, especializados em EAD e internacionalização, e outros três reitores brasileiros. A primeira a falar foi a reitora da Faculdade de Olinda (Focca), Antonieta Chiapetta, que apresentou sua instituição e a preocupação com os critérios de qualidade em todos os cursos. "Quero mostrar que a educação brasileira deve e merece ser conhecida pelos reitores russos que conhecemos e trocamos contatos. Nosso objetivo é abrir perspectivas e possibilidades, como educadores, para que os alunos possam ter contato com instituições de outros países. Esta foi apenas a primeira de uma série de iniciativas que estamos planejando com esta finalidade", concluiu.

A também vice-presidente da ABMES e reitora da UNA, Débora Guerra, explicou que "é possível estabelecer intercâmbio de professores e alunos, além da troca de experiências em pesquisas e estudos para desenvolvimento do conhecimento". Ela destacou que os convênios estabelecidos entre a ABMES e as instituições de ensino superior russas "facilitam esta aproximação e viabilizam que cada unidade, independente de sua localização no Brasil, possa fechar um acordo bilateral". 

A participação brasileira foi fechada pelo reitor da Unichristus de Fortaleza, José Rocha, que apresentou os cursos de pós-graduação e mestrado que podem vir a fazer parte de parceria com as instituições da Rússia. "Temos um setor específico para estabelecer os convênios internacionais, que já estão vigentes com alemães e espanhóis, por exemplo. Nosso coordenador está apto a trocar informações nas línguas inglesa, alemã, espanhola e francesa. Após esta visita, certamente vamos pedir que amplie e acrescente a russa".


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Entrevista da ABMES à emissora russa OTR

Durante a passagem da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience por Moscou, o diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, a consultora de parcerias internacionais, Lioudmila Batourina, e o reitor da Russian New University (RUDN), Vladimir Zernov, deram entrevista à emissora de televisão pública da Rússia, a OTR. Em pauta, o objetivo da visita e os desdobramentos e benefícios para os dois países.

 

RUDN - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela Peoples´ Friendship University of Russia (RUDN) sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience no período de 1º a 10 de setembro de 2017.

TV BRICS - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela TV BRICS sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience às cidades de Moscou e São Petersburgo no período de 1º a 10 de setembro de 2017.
 
 
 

Notícias

Troca de experiências

Com foco na internacionalização, ABMES fecha acordos com instituições para o desenvolvimento da Educação Superior particular brasileira

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro

Delegação da ABMES cumpre sua última visita na Rússia: Higher School of Economics

O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Universidades privadas na Rússia e no Brasil concordaram em cooperação

A assinatura do memorando aconteceu no âmbito da visita à Rússia da delegação brasileira conduzida pela ABMES, que incluiu chefes e funcionários de instituições de ensino superior privadas

Rússia-Brasil

A reunião contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil em Moscou e da National Training Foundation

Universidade assina Memorando de Entendimento com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Iniciativa envolve o estabelecimento de contatos diretos entre a instituição russa e universidades brasileiras

Primeira visita oficial de reitores de universidades privadas no Brasil na MUM

Em sua estrutura, juntamente com a liderança das instituições de ensino, também participaram representantes das autoridades educacionais, membros da Assembleia Federal do Brasil e jornalistas