#ABMES39 | Seminário "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem" + bate-papo com o ministro da Educação

9h30 | Categoria: ABMES

O modelo híbrido de educação apresenta vários cenários possíveis para as instituições de educação superior (IES). Considerando os eixos de dimensão do espaço (presencial ou virtual) e de dimensão do tempo (síncrono ou assíncrono), existem quatro quadrantes de possibilidades didático-pedagógicas: atividades presenciais e síncronas (PS), atividades virtuais e síncronas (VS), atividades presenciais e assíncronas (PA) e atividades virtuais e assíncronas (VA).

Para ensinar, de forma prática, como as IES podem aproveitar esses quadrantes em seu modelo pedagógico, especialmente no delicado momento pós-pandemia, a ABMES realizará um seminário on-line, em parceria com a Hoper Educação, no dia 17 de agosto de 2021.

Sob a coordenação de Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o tema será debatido por Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação; Luiz Roberto Liza Curi, conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE e João Vianney, consultor de Educação a Distância da Hoper Educação.

Participação

  • Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
  • Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente do Conselho Nacional de Educação
  • Luiz Roberto Liza Curi – Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação
  • João Vianney – Consultor de Educação a Distância da Hoper Educação

ATENÇÃO: os inscritos neste seminário ganharão de brinde o curso "Planejamento da Graduação EAD: Design Educacional, Estratégias Pedagógicas e TICs para Graduação", oferecido pela Hoper Educação!

Inscrições pelo link*: https://bit.ly/3hKDryA

Bate-papo com ministro da Educação
O evento contará ainda com a  participação especial do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que falará sobre os reflexos da pandemia da Covid-19 na educação e dos desafios futuros. Assim, a ABMES segue a tradição e dá continuidade ao seu papel histórico de fomentar o diálogo construtivo em prol da educação brasileira.

Participação

  • Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
  • Milton Ribeiro - Ministro da Educação

Concurso de Vídeos
Por fim, a programação contará ainda com a cerimônia de premiação da Edição Especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES – clique aqui e conheça os vencedores.

Data: 17 de agosto de 2021, terça-feira
Hora: 9h30
Via YouTube [gratuito]

--

*Os inscritos receberão um e-mail com as orientações para inscrição no curso e emissão do certificado, que será liberado após o evento.






Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Documentos

Vídeos

Seminário ABMES | Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira

Confira a íntegra do seminário "Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira", realizado em 09 de novembro de 2021, e transmitido pelo canal da Associação no YouTube.

Coordenação
Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES

Participação
Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente do Conselho Nacional de Educação
João Vianney – Consultor de Educação a Distância da Hoper Educação
Max Damas – Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA

 

#ABMES39 | Seminário "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem"

Confira a íntegra do Seminário virtual "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem", precedido por um bate papo com o Ministro da Educação Milton Ribeiro. Conheça ainda os vencedores da Edição Especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES.

 

Live musical com Erasmo Carlos e entrega do Prêmio ABMES de Jornalismo

Em virtude da impossibilidade de realização de eventos presenciais, imposta pela pandemia da Covid-19, os 39 anos da ABMES foram celebrados com uma live musical do cantor Erasmo Carlos. Além disso, na ocasião, também foram premiados os vencedores da 4ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo

Responsabilidade Social das instituições de educação superior

As IES de todo o país estão fazendo a diferença na vida das pessoas durante a pandemia da Covid-19. Confira neste vídeo um pouco das ações que estão sendo realizadas pelo país

39 anos da ABMES!

A ABMES comemora seus 39 anos de existência ressaltando sua representatividade e presença em todo o país. Um longa trajetória de luta em prol da educação superior brasileira

Notícias

CNE elabora documento para manutenção do ensino híbrido após pandemia na educação básica e superior

Conselho prepara um documento favorável à permanência do ensino híbrido para a educação básica e superior brasileira

Especialistas debatem quadrantes híbridos e a educação brasileira pós-pandemia

Seminário virtual promovido pela ABMES prepara IES para o ensino do século 21. E-book é lançado para download gratuito

Governo e empresas discutem novos modelos de ensino superior

Conselho Nacional prepara resolução que mescla aulas presenciais e on-line

ABMES orienta instituições sobre educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem pós-pandemia

Seminário on-line teve a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e a cerimônia de premiação do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES

Educação não tem partido e universidades não podem ser comitês políticos, diz Milton Ribeiro

Sem máscara, ministro voltou a colocar em xeque o papel das instituições em audiência na Câmara

Ensino Superior: estudantes optam por retorno gradual e híbrido, afirma pesquisa da ABMES

Estado de Minas: Maioria dos estudantes pretende fazer a renovação da matrícula em 2021.2, mostra a pesquisa realizada pela ABMES

Jovens querem manter o sonho do ensino superior e preferem retorno gradual e híbrido das atividades presenciais

Pesquisa da ABMES/Educa Insights aponta que a volta deve priorizar as aulas práticas e que impacto na renda é uma preocupação maior que o risco de contaminação

Não sairemos da pandemia da mesma forma que entramos, diz diretor da ABMES

Correio Braziliense: Pesquisa realizada pela ABMES revela que 55% dos universitários pretendem retornar aos estudos presenciais de forma parcial

No 2º semestre, alunos querem parte das aulas presenciais e parte à distância, diz pesquisa de universidades privadas

Jornal Extra: Os dados são do “Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 4ª edição”, uma série de levantamentos realizados pela Educa Insights e a ABMES desde o começo da pandemia, mostra que a maioria dos estudantes deseja manter os benefícios das aulas remotas

Ensino híbrido agrada a estudantes de universidades privadas

Agência Brasil: Pesquisa realizada pela ABMES aponta que a maioria de seus alunos prefere o retorno parcial das aulas presenciais

No 2º semestre, alunos querem parte das aulas presenciais e parte à distância, diz pesquisa de universidades privadas

O Globo: Levantando da ABMES e da Educa Insights aponta que só 1% dos alunos não vai renovar a matrícula

Editora

Os Quadrantes Híbridos da educação superior brasileira: uma proposta ABMES

Por Celso Niskier

Nesta publicação é apresentado, de forma detalhada, o modelo dos quadrantes híbridos, bem como o contexto das transformações que nos conduziram para a sua construção e o que temos feito para que a transição da educação do século 20 para o século 21 se torne realidade.

Comentários