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Quadrienal 2017 inicia quarta semana de trabalhos

24/07/2017 | Por: Capes | 1423

A quarta semana da Avaliação Quadrienal 2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi iniciada nesta segunda-feira, 24, em Brasília. Neste período, serão analisados 12 programas de pós-graduação: Biodiversidade, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas I, Ciências Biológicas III, Ensino Interdisciplinar, Materiais, Medicina Veterinária, Psicologia, Teologia.

Na reunião de abertura, a diretora de Avaliação da Capes, Rita Barradas Barata, informou aos consultores orientações básicas sobre os procedimentos de trabalho e ressaltou a especificidade da função de avaliador. “Cada um de vocês está aqui devido à competência em avaliar. Portanto, devemos atuar pensando no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) como um todo”, destacou a diretora.

Na Avaliação Quadrienal, que teve início em 3 de julho e segue até 4 de agosto, a performance acadêmica dos programas é analisada por comissões dedicadas a cada uma das 49 áreas de avaliação. Cada semana é dedicada a um conjunto de áreas, de modo a otimizar o trabalho. Na próxima semana, a Capes receberá avaliadores das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Educação, Ensino, Interdisciplinar, Saúde Coletiva e Sociologia.

Sobre a Avaliação
Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um processo periódico de avaliação de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O instrumento é fundamental para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), e seus resultados têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos, e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Os estudos e indicadores produzidos pela avaliação são utilizados ainda para induzir políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação e estabelecer uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.


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