Detalhe

Quadrienal 2017 inicia quarta semana de trabalhos

24/07/2017 | Por: Capes | 2447

A quarta semana da Avaliação Quadrienal 2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi iniciada nesta segunda-feira, 24, em Brasília. Neste período, serão analisados 12 programas de pós-graduação: Biodiversidade, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas I, Ciências Biológicas III, Ensino Interdisciplinar, Materiais, Medicina Veterinária, Psicologia, Teologia.

Na reunião de abertura, a diretora de Avaliação da Capes, Rita Barradas Barata, informou aos consultores orientações básicas sobre os procedimentos de trabalho e ressaltou a especificidade da função de avaliador. “Cada um de vocês está aqui devido à competência em avaliar. Portanto, devemos atuar pensando no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) como um todo”, destacou a diretora.

Na Avaliação Quadrienal, que teve início em 3 de julho e segue até 4 de agosto, a performance acadêmica dos programas é analisada por comissões dedicadas a cada uma das 49 áreas de avaliação. Cada semana é dedicada a um conjunto de áreas, de modo a otimizar o trabalho. Na próxima semana, a Capes receberá avaliadores das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Educação, Ensino, Interdisciplinar, Saúde Coletiva e Sociologia.

Sobre a Avaliação
Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um processo periódico de avaliação de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O instrumento é fundamental para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), e seus resultados têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos, e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Os estudos e indicadores produzidos pela avaliação são utilizados ainda para induzir políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação e estabelecer uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Última semana da Avaliação Quadrienal analisa mestrados profissionais em rede

Ao longo do período, serão avaliados os mestrados profissionais em rede voltados à formação de professores da educação básica (PROFs)

Capes completa 66 anos

Criada em 1951 pelo Governo Federal do Brasil, a Capes é vinculada ao Ministério da Educação (MEC)

Quadrienal 2017 apresenta mudanças na avaliação da pós-graduação

O período de avaliação, que passa a abranger quatro anos (2013 a 2016), e não mais três, é a principal alteração introduzida nesta edição

Avaliação quadrienal de pós-graduação começa nesta segunda, 3

Esta é a primeira vez em que o período avaliado abrange quatro anos (2013 a 2016). Até a última avaliação, realizada em 2013, o intervalo era de um triênio