Em 06 de setembro de 2017, em Moscou, Rússia, a Associação das Universidades Privadas da Rússia (ANVUZ) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) assinaram um Memorando de Entendimento.
Do lado russo o memorando foi assinado pelo presidente do conselheiro da ANVUZ e reitor da Russian New University (RosNOU), Vladimir Zernov. Do lado brasileiro, pelo presidente da ABMES, José Janguiê Bezerra Diniz.
A Associação manifestou sua disponibilidade para participar de projetos conjuntos de pesquisa, realizar pesquisas, informação e intercâmbio acadêmico, cooperar em bolsas de pesquisa, na organização de conferências, seminários e cursos de formação, além de participar conjuntamente em outras atividades.
A assinatura do memorando aconteceu no âmbito da visita à Rússia da delegação brasileira conduzida pela ABMES, que incluiu chefes e funcionários de instituições de ensino superior privadas, incluindo 13 proprietários de 80 universidades brasileiras que totalizam cerca de 300.000 alunos.
Os delegados brasileiros se reuniram com os chefes e reitores de instituições de ensino superior russas, membros da ANVUZ, e visitaram a Universidade Internacional em Moscou (MUM), a RosNOU, a SkolTech, a Universidade da Amizade dos Povos, a Biblioteca Lenin e a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia (SPBUME).
Também foram realizadas reuniões com o chefe do Serviço Federal de Supervisão em Educação e Ciência (Rosobrnadzor), Sergey Kravtsov, e o presidente do Comitê de Estado de Educação e Ciência da Duma, Vyacheslavom Nikonovym.
"Nossos países têm muito a aprender uns com os outros", disse Oleg Smolin, primeiro vice-presidente do Comitê de Educação e Ciência da Duma. “Entre as coisas que nos unem: a verdadeira qualidade da educação em nossas universidades é muito maior do que a mostrada por várias classificações internacionais. Observamos cuidadosamente a experiência do Brasil e espero que encontremos os pontos de contato com nossos colegas brasileiros. Temos um interesse comum que é o interesse em uma boa educação e, parafraseando um ditado bem conhecido, não há muita educação boa”.
Também durante a visita, José Diniz e Vladimir Zernov assinaram um memorando de entendimento entre a Russian New University (RosNOU) e o grupo educacional Ser Educacional, existente em 12 estados brasileiros e reunindo 151.000 alunos.