Detalhe

Delegação da ABMES cumpre sua última visita na Rússia: Higher School of Economics

08/09/2017 | Por: ABMES | 3487

O último compromisso da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience ocorreu no dia 8 de setembro, em São Petersburgo, na Higher School of Economics (HSE). O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) para um debate sobre a importância da educação para o desenvolvimento do bloco BRICS.

Pelo lado do Brasil, liderados pelo diretor presidente Janguiê Diniz, participaram da mesa de trabalhos o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Caio Narcio; os vice-presidentes Celso Niskier e Débora Guerra; o diretor Paulo Lima; o diretor-executivo Sólon Caldas; a consultora internacional Lioudmila Batourina; e o presidente do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz. Durante cerca de duas horas, trataram sobre os números e perspectivas de atuação dos dois países na educação superior e depois uma rodada de negociações para tentar ajustar um acordo, semelhante ao estabelecido com outras instituições russas ao longo da viagem.

A proposta dos brasileiros envolvia um protocolo de intenções que deveria ser cumprido, tanto pela ABMES quanto pela Higher School of Economics, para que suas associadas pudessem estabelecer convênios de intercâmbio e dupla diplomação diretamente com os russos, conforme a viabilidade. Seria um estímulo para os primeiros passos rumo à internacionalização de algumas instituições do Brasil e de expansão de outras, que já enxergaram o nicho como uma excelente oportunidade para seus alunos expandirem horizontes, aprenderem uma nova língua e conhecerem outras culturas. Sem falar no benefício final de ter um diploma reconhecido pelo MEC e em outros países.

"Fomos muito bem recebidos e pudemos conhecer o moderno campus da HSE em São Petersburgo. Alguns esclarecimentos sobre os detalhes do formato do convênio impediram que as negociações fossem concluídas ainda na Rússia. Temos o maior interesse em voltar a discutir alternativas e selar mais este acordo, ampliando as opções de parceria internacional das associadas da ABMES", explicou Janguiê.

O vice-presidente Celso Niskier fez um balanço final das visitas técnicas às instituições de educação superior da Rússia, exaltando os resultados obtidos na primeira missão internacional da ABMES. "Fechamos com chave de ouro uma visita histórica às universidades russas, com muitas parcerias em andamento e boas perspectivas de fechamento de convênios com as IES brasileiras. Agora é preparar a delegação de 2018, que estará em Israel, de 5 a 15 de outubro", completou.

Danças típicas – À noite, os brasileiros puderam conhecer parte da vasta cultura russa ao assistir ao espetáculo “Feel Yourself Russian”, apresentado no teatro Nikolaevsky Palace. Bailarinos formados pela tradicional escola Kirov, de São Petersburgo, demonstraram danças típicas das diversas regiões da Rússia. O show também teve a participação de cantores líricos e músicos tradicionais.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Documentário: 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience

A 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017, visitou as cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país. A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e incluiu visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios aos principais pontos turísticos das duas cidades.

Entrevista da ABMES à emissora russa OTR

Durante a passagem da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience por Moscou, o diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, a consultora de parcerias internacionais, Lioudmila Batourina, e o reitor da Russian New University (RUDN), Vladimir Zernov, deram entrevista à emissora de televisão pública da Rússia, a OTR. Em pauta, o objetivo da visita e os desdobramentos e benefícios para os dois países.

 

RUDN - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela Peoples´ Friendship University of Russia (RUDN) sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience no período de 1º a 10 de setembro de 2017.

TV BRICS - 1ª Delegação ABMES Internacional

Matéria produzida pela TV BRICS sobre a visita da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience às cidades de Moscou e São Petersburgo no período de 1º a 10 de setembro de 2017.
 
 
 

Notícias

Troca de experiências

Com foco na internacionalização, ABMES fecha acordos com instituições para o desenvolvimento da Educação Superior particular brasileira

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro

Em São Petersburgo, UMTE assina convênio com a ABMES

A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience

Universidades privadas na Rússia e no Brasil concordaram em cooperação

A assinatura do memorando aconteceu no âmbito da visita à Rússia da delegação brasileira conduzida pela ABMES, que incluiu chefes e funcionários de instituições de ensino superior privadas

Rússia-Brasil

A reunião contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil em Moscou e da National Training Foundation

Universidade assina Memorando de Entendimento com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Iniciativa envolve o estabelecimento de contatos diretos entre a instituição russa e universidades brasileiras