Detalhe

Programa disponibiliza R$ 300 milhões para projetos de internacionalização

13/11/2017 | Por: Capes | 3296

Nesta quinta-feira, 9, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital do programa Capes/PrInt, que disponibilizará R$ 300 milhões anuais para apoio a Projetos Institucionais de Internacionalização. No total, serão selecionados até 40 projetos. As propostas devem ser apresentadas por instituições, que têm até o dia 18 de abril de 2018 para realizar as inscrições na página da Capes. O Projeto Institucional de Internacionalização deverá ser preenchido no formulário eletrônico em inglês e em português e, a ele, deverão ser anexados os documentos exigidos no Edital.

Para participar da seleção, as instituições devem ter no mínimo quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes nas duas últimas avaliações e, pelo menos, dois cursos de doutorado. Os projetos devem durar até 4 anos com início a partir de agosto de 2018.

Benefícios
Os projetos selecionados receberão recursos para missões de trabalho no exterior, bolsas no país e no exterior e outras ações de custeio devidamente aprovadas pela Capes. O resultado final deverá ser publicado em julho de 2018.

Capes/PrInt
Instituído pela portaria nº 220, de 3 de novembro de 2017, o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Institutos de Pesquisa do Brasil (Capes/PrInt) tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização de instituições, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com foco no aprimoramento da qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação, promover a mobilidade de docentes e de discentes, incentivar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional, além de integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

Para sua concepção, foram feitas pesquisas na Plataforma Sucupira e por meio de questionários encaminhados às IES e convocados renomados pesquisadores brasileiros, com inserção internacional, que compartilharam ideias com os principais atores da pós-graduação nacional para a elaboração de um programa que realmente atendesse à necessidade das IES e da pós-graduação brasileira. Segundo a diretora de Relações Internacionais da Capes, Concepta Mcmanus, uma das principais conclusões tiradas nesta discussão foi a de que os principais atores da área de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no Brasil devem assumir o protagonismo no processo de internacionalização da pesquisa brasileira. Sendo assim, a ideia é estimular as instituições a definir sua própria estratégia de internacionalização nas áreas temáticas nas quais a instituição se destaca e é vocacionada para atuar.

“O programa combina um novo formato e mantém o antigo formato balcão. As instituições não contempladas com esse novo programa poderão recorrer ao formato balcão, que continuará a ofertar financiamento para as suas atividades de mobilidade e cooperação internacional. A Capes pretende viabilizar, ainda, a atuação de consultores internacionais para as instituições não contempladas no programa Capes/PrInt com objetivo de ajudar na formatação dos seus planos de internacionalização e serem mais competitivos em oportunidades futuras”, explica a diretora.

Veja aqui o Edital completo.

Internacionalização
A internacionalização das universidades brasileiras, norte deste programa, é um processo necessário para que se permita que a educação superior se torne responsiva aos desafios de uma sociedade globalizada. “Mas ela deve ser entendida como um meio e não como um fim em si mesmo. A internacionalização constitui-se na integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global na finalidade, funções ou entrega de educação superior, com especial atenção à pós-graduação. Nesse contexto, Capes-PrInt aporta contribuição fundamental para que o Brasil realize plenamente as suas potencialidades no que se refere qualidade das pesquisas realizadas em âmbito nacional e a interface entre produção científica e inovação tecnológica com inserção internacional”, finaliza Concepta.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Internacionalização da educação nas faculdades de Direito

O processo de globalização da economia mundial aumentou a exigência da valorização do conhecimento

Programas internacionais da Capes ofertam mais de 400 bolsas

Aqueles que tiverem interesse em concorrer a bolsas de doutorado-pleno, pós-doutorado ou professor visitante, têm até o dia 19 de janeiro de 2018 para efetuar as inscrições nas páginas dos programas

Associações europeias criam rede de educação superior particular

Documento que deu início ao projeto foi assinado por instituições de quatros países

Internacionalização do ensino superior precisa avançar, sugere estudo da Capes

De acordo com o estudo, existe no Brasil uma tendência à internacionalização passiva (mobilidade de docentes e discentes para o exterior), com baixas taxas de atração de profissionais internacionais

Instituições de educação superior do Brasil assinam convênio com a Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN)

O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES

Capes encerra inscrições para dois programas internacionais

Encerram nesta sexta-feira, 15, as inscrições para dois programas internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior