Detalhe

Brasil precisa dobrar crescimento anual de matrículas na educação superior para atingir meta do PNE

05/07/2018 | Por: ABMES | 5198

Entre 2010 e 2016, o crescimento médio anual de matrículas na educação superior de jovens com 18 a 24 anos foi de 4,1%. No período, o país saiu de 3,3 milhões de matrículas de pessoas nessa faixa etária para 4,2 milhões. Esse até poderia ser um crescimento a ser celebrado se o Brasil não tivesse assumido um compromisso bem maior: garantir o acesso à educação superior de 33% da população com idades entre 18 e 24 anos até 2024.

O crescimento médio e a projeção de quanto o país precisa avançar para atingir as metas estipuladas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 foram analisados pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Para isso, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também projeções de cenários para 2024.

Destrinchando a Meta 12

Desenvolvido com o objetivo de ser uma política de Estado para a educação, o PNE é composto por 20 metas que visam garantir o direito de crianças, jovens e adultos à educação de qualidade, reduzir as desigualdades, valorizar a diversidade e os profissionais da educação em todos os níveis educacionais.

No contexto da educação superior, a ABMES e a Educa Insights se dedicaram a analisar a evolução de uma das três metas que contemplam essa etapa educacional: a Meta 12. De acordo com ela, até 2024, o país precisa elevar a taxa bruta de matrículas para 50%, a taxa líquida para 33% e a participação das instituições públicas para 40% dos ingressantes.

Cenário preocupante

Embora de modo geral os números tenham apresentado evolução, alguns resultados chamam a atenção para a dificuldade que o país enfrentará para atingir as metas. Aparentemente, o panorama mais tranquilo é o que diz respeito à taxa bruta. Com um crescimento médio anual de 4% entre 2010 e 2016, a necessidade de aumento das matrículas a uma taxa de 4,8% entre 2017 e 2024 não seria algo complicado não fosse o crescimento verificado no último intervalo do levantamento: entre 2015 e 2016, o número de matrículas em instituições de educação superior cresceu apenas 0,1%.

Já com relação à meta para a taxa líquida (aquela que considera apenas as matrículas de pessoas com idades entre 18 e 24 anos), o quadro se mostra muito mais desafiador. Para que o objetivo seja atingido, o país precisa aumentar em 8,1% ao ano a taxa de crescimento no número de matrículas. E isso dentro de um contexto em que entre 2015 e 2016 o acréscimo verificado foi de apenas 1,3%.

Para o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, a redução verificada no crescimento da média anual entre 2015 e 2016 está diretamente relacionada com as mudanças promovidas pelo governo federal em políticas públicas de viabilização do acesso de estudantes à educação superior. “Em 2015 houve uma primeira grande redução do número de vagas ofertadas no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, cenário que se complicou ainda mais após a reformulação do programa no final de 2017. Considerando o atual quadro econômico e o fato de que as instituições públicas não têm capacidade de absorver a demanda do país por educação superior, a ausência de uma política pública forte e bem estruturada de financiamento estudantil compromete sobremaneira o atingimento das metas”.

Por fim, com relação à terceira e última etapa da Meta 12, o levantamento constatou que as instituições públicas precisam elevar em 240% o número de matrículas para que consigam, em 2024, possuir 40% dos ingressantes na educação superior.


Conteúdo Relacionado

Legislação

DECRETO S/N, DE 26 DE ABRIL DE 2017

Fica convocada a 3ª Conferência Nacional de Educação - Conae, a ser realizada na cidade de Brasília, Distrito Federal, com o tema "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE. 


LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014

Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.


Notícias

Edital do segundo semestre já está disponível, e inscrições terão início no dia 16 de julho

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, entre 16 e 22 de julho. O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única, com prazo para comprovação das informações até 31 de julho

Despencam contratações do Fies no Brasil

Estado de Minas: Propagandeado pelo MEC por contratos a juro zero, novo formato do fundo não 'pegou' e taxa de ociosidade no 1º semestre de 2018 supera 62%. Governo muda regras e tenta salvar sistema

Fies ofertará 50 mil vagas no segundo semestre de 2018

Informação foi divulgada pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC durante seminário da ABMES

Fies preenche 35 mil vagas financiadas pela União

Agência Tribuna União: O programa passou a ter uma modalidade financiada diretamente pela União, voltada para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos

Evasão de alunos do Fies é três vezes menor

Análise da ABMES mostra a relação direta entre financiamento estudantil e o abandono da graduação em instituições particulares de educação superior

MEC publica novas regras para o Fies do segundo semestre

O dispositivo legal define todas as etapas necessárias para que instituições de ensino superior participem do programa

O EAD nas graduações de saúde

Ensino Superior a distância tem crescido e pode ser um forte instrumento para o desenvolvimento do país

Presidente sanciona lei que cria Dia Nacional do Ensino a Distância

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 15

Coluna

Educação Superior Comentada | O Plano Nacional de Educação

Ano 2 • Nº 28 • De 21 a 27 de outubro de 2014

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana analisa o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei nº 13.005/2014