Detalhe

MEC anuncia o Dia D para a Base Nacional Comum Curricular

25/07/2018 | Por: Correio Braziliense | 3532

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (24), o Ministério da Educação (MEC, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) anunciaram que, em 2 de agosto, mais de 28 mil escolas públicas e particulares e 509 mil professores debaterão a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio.

A data é o Dia D de debate sobre a formulação dos novos currículos. A base foi aprovada no ano passado e a expectativa do governo é de que o documento seja finalizado ainda neste ano para poder ser implementado no ano que vem.

No Dia D, cada unidade deverá reunir o corpo docente do ensino médio para a realização de cinco atividades. A principal delas é o preenchimento do formulário de avaliação da BNCC, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Durante a programação, os educadores serão ainda divididos por áreas de conhecimento, para analisar as competências e habilidades do campo de estudo e atuação deles.

Muitas mãos
“A iniciativa visa dar voz ao professor que está na sala de aula, a todos que trabalham diariamente para implementar um novo ensino médio. Para que a BNCC alcance seu objetivo, é importante que muitas mãos se envolvam na construção do material”, afirmou o ministro.

Para a mobilização das escolas estaduais, as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal farão reuniões prévias com suas equipes e orientarão as unidades de ensino por meio das diretorias regionais.

“Vamos perguntar aos professores se as competências e habilidades presentes na proposta têm clareza e pertinência. Também queremos saber se enxergam a presença de todos os componentes nessas habilidades”, explicou Cecília Motta, presidente do Consed.

Clique aqui para acessar o material de apoio para as discussões do Dia D da BNCC do ensino médio.

Para assistir entrevista coletiva completa do ministro, clique aqui.


Conteúdo Relacionado

Legislação

LEI Nº 13.666, DE 16 DE MAIO DE 2018

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.


RETIFICAÇÃO SÚMULA DO PARECER Nº 10, DE 24 DE MAIO DE 2017

Onde se lê:"Câmara de Educação Superior ", leia-se: "Conselho Pleno ".


PARECER CES-CNE Nº 355, DE 08 DE JUNHO DE 2016

Revisão do Parecer CNE/CES nº 224/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacional para os cursos de graduação em Oceanografia, bacharelado.


RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 01 DE JULHO DE 2015

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.


LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional


Notícias

Presidente e novos conselheiros do CNE tomam posse em Brasília

Luiz Roberto Liza Curi assume a presidência do órgão em solenidade que contou com a presença da ABMES

Coluna

Educação Superior Comentada | Ampliação dos debates acerca da proposta de alteração do ensino médio

Ano 4 - Nº 41 - 23 de novembro de 2016

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana traz algumas considerações a respeito da proposta de alteração do ensino médio veiculada pela Medida Provisória n° 764/2016 no intuito de estimular o debate das alterações propostas